A autenticidade de marca significa construir uma personalidade forte para a organização, além de um propósito pelo qual a empresa vive. Da mesma forma como uma pessoa autêntica, em todos os momentos e em todas as interações com os clientes, esse propósito surge.
Cada vez mais o público busca se conectar com as empresas e as pessoas que fazem parte dela. Ou seja, ter um bom produto não é mais suficiente. O público quer marcas autênticas que compartilham seus valores.
Neste post, você vai entender tudo sobre como construir uma marca autêntica, do ponto de vista da comunicação com o público. Continue lendo para conhecer 5 dicas para aumentar a autenticidade da sua marca.
Não adianta produzir conteúdo que não seja de qualidade. É claro que é preciso se manter ativo nas redes, produzir conteúdo no blog e muito mais para não ser esquecido pela audiência, mas não adianta sacrificar qualidade pelo volume. Vale muito a pena dispender tempo para cada conteúdo, de modo que ele tenha qualidade e valor.
Com o cuidado a cada publicação você consegue destacar a sua personalidade mais facilmente. Nesse caso, é crucial trabalhar bem a brand persona. Essa é semelhante a persona mais tradicional, que é a buyer persona, apenas funcionando no sentido oposto. Ou seja, você cria uma pessoa para representar a sua marca. Assim, sempre que produzir um conteúdo pode transmitir essa personalidade mais facilmente e ter um posicionamento mais claro.
Ter a brand persona ajuda muito a criar uma linguagem única. Por exemplo, um médico não terá o mesmo linguajar de uma agência de marketing digital, pelo menos no contexto profissional. Nesse caso, para desenvolver sua própria linguagem, você precisa pensar em como o público fala e o que ele espera.
Ter um propósito significa responder perguntas muito simples: por que a marca existe no mundo? O que ela defende? Como ela torna a sociedade ou a comunidade melhor? Todas as marcas deveriam começar com o por quê, antes de qualquer outra coisa. Com isso, não somente a comunicação é facilitada, mas todas as ações da empresa caminham para esse objetivo.
Por fim, a marca precisa considerar os próprios colaboradores, sendo que eles devem ser os primeiros a conhecer sua autenticidade. Afinal, cada interação com o público é feita por meio deles. Por isso, é importante que haja um fit entre a cultura e os valores da empresa com aqueles que fazem parte dela.
O maior erro que qualquer marca pode cometer na busca por autenticidade da marca é copiar o que outras empresas fazem. Por definição, essa prática vai totalmente contra o propósito de ser autêntico. Outro grande erro é não pensar no por quê ou não colocar na prática aquilo que é pregado nos valores da empresa.
Gostou do post? Quer saber mais sobre o assunto? Então, entenda o que é brand equity e como reconhecer o valor da sua marca!