Os números não enganam: os dispositivos móveis estão cada vez mais presentes na vida do brasileiro. Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que o Brasil já possui mais smartphones ativos do que habitantes.
Dados da Ebit, por exemplo, apontam que mais de 25% das compras online em 2017 foram feitas através de smartphones. Portanto, é inegável a importância de se pensar em como oferecer conteúdo personalizado para o seu consumidor por meio da forma de acesso que ele mais utiliza.
Esse é o conceito de mobile first: pensar o seu site para a utilização em dispositivos móveis. Neste artigo, abordaremos como é e o seu funcionamento, além da diferença em relação às outras estratégias e da importância de mobile data. Confira!
Até pouco tempo atrás, era muito comum não conseguir realizar uma compra pelo celular porque a loja não tinha um site adaptado, por exemplo. Ou então, não conseguir ler uma notícia por conta de um erro de formatação do portal na versão para dispositivos móveis.
Esse problema, porém, vem se tornando cada vez mais raro. Com o uso crescente e constante de smartphones em nossas rotinas, muitas empresas passaram a priorizar a produção de conteúdo no formato desses aparelhos, ou seja, mobile first.
O foco no ambiente digital deixou de ser a versão para desktop. Com um bom trabalho de UX e UI design, o acesso por meio do smartphone passa a ser tão ou mais completo do que a versão pensada para computadores, por exemplo, se tornando prioridade na hora de planejar quais funções estão disponibilizadas ou como será a visualização da página.
O conceito de mobile first, porém, já começou a ser ofuscado pela chegada do mobile only. Ainda em 2015, o Google divulgou um relatório em que apontava que as pesquisas em seu buscador eram mais realizadas em dispositivos móveis do que em desktops.
Dados do Facebook e do YouTube também apontam uma utilização maior por meio de tablets ou smartphones do que pelo computador, por exemplo. Dessa forma, as empresas começaram a pensar em ferramentas que aceleram o carregamento de páginas apenas em dispositivos móveis.
A tendência é, com o mobile only, que novas tecnologias sejam desenvolvidas para dar cada vez mais atenção aos smartphones e tablets e que versões para desktop fiquem em segundo plano.
As empresas possuem cada vez mais informações sobre seus clientes. Com mobile data, a quantidade é ainda maior. Através da análise de dados dos dispositivos móveis, é possível identificar quais locais a pessoa frequenta, a rotina e, por exemplo, quais aplicativos mais utiliza.
Através de mobile data, você consegue extrair dados comportamentais dos seus consumidores. Ao conhecer melhor o seu público-alvo, você oferta produtos que fazem maior sentido para ele e, consequentemente, realiza campanhas mais eficientes, otimizando os resultados no marketing.
Apresentamos qual o conceito de mobile first, a sua importância e o seu funcionamento, além de novas tendências e suas diferenças, como mobile only. Também destacamos o que é mobile data e qual a sua importância para conseguir melhores resultados quando se fala em marketing digital.
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