A influência digital na gestão de negócios pode ser observada em diversas frentes. Para começar, cada vez mais empresas investem em lojas digitais para comercializar seus produtos. Isso acontece graças à eficiência, à agilidade e à segurança proporcionadas por esse canal. Sabemos, contudo, que não é possível vender sem contar com uma estratégia de marketing bem executada.
O marketing digital é uma ferramenta poderosa para aumentar o alcance de uma marca e atrair um número maior de clientes. A criação de conteúdos pertinentes ao público, o impulsionamento de campanhas e a digitalização de processos de atendimento são práticas relevantes nesse sentido. A competição, porém, é intensa e, para não cair na mesmice, é preciso personalizar a experiência do consumidor.
Neste artigo, apresentaremos o conceito de marketing por dados e explicaremos como ele pode ser empregado para otimizar a comunicação da sua empresa com o público. Vamos falar sobre seus benefícios, as formas de aplicação e, ainda, explicar como ele se difere do marketing digital convencional. Acompanhe!
Nos primórdios do marketing, as companhias usufruíam de um ambiente com pouquíssima competição. Por isso, a comunicação publicitária se resumia à produção de materiais, como panfletos, que apresentavam o produto, indicavam suas funcionalidades e fixavam seu preço. Nesse cenário, as marcas pouco se preocupavam com as características da audiência, que não tinha muitas alternativas.
Com a entrada de outros agentes no mercado e o crescimento da competição, o consumidor ganhou poder. Gradativamente, o público passou a receber mais atenção das companhias, que perceberam que, para se destacarem, precisavam oferecer mais do que a simples utilidade de seus produtos e serviços. Com isso, a busca por excelência na comunicação externa se intensificou.
Esse processo de desenvolvimento do marketing entrou em sua fase mais moderna com o advento da internet. Hoje, os empreendimentos seguem buscando otimizar o relacionamento com o público, mas contam com uma vantagem importante: a grande capacidade tecnológica de armazenar e analisar dados.
As informações deixadas pelos usuários da internet geram insights valiosos para entender as necessidades, as motivações, as dores e as características gerais do público. Com isso em mãos, os profissionais de marketing podem tomar decisões mais embasadas sobre as campanhas e ações que serão levadas à frente para impactar positivamente o consumidor. Isso é o que chamamos de marketing por dados.
O marketing por dados é, de certa forma, uma resposta para uma das demandas mais intensas vindas do consumidor moderno: a personalização. Portanto, é natural notar que essa modalidade é caracterizada pela extrema importância dada ao tratamento personalizado, independentemente do canal em questão.
Se estivermos falando de uma campanha de e-mail marketing, por exemplo, será básico que cada mensagem seja enviada com o nome próprio do destinatário. Esse simples gesto reafirma o compromisso da empresa de criar experiências autênticas, algo tão prezado atualmente. Para gerar efeitos reais, porém, é preciso ter mais que o nome.
Entender as preferências do consumidor permite a elaboração de uma estratégia com maior taxa de conversão. Se você souber detalhes, como os horários de maior atividade nas redes sociais, os canais de comunicação preferidos e os gatilhos mentais que incentivam a decisão de compra, a abordagem será muito mais eficaz.
Por isso, podemos dizer que um dos elementos que marcam o marketing por dados é a constante busca por informações relevantes. Seja por meio de formulários de atendimento, seja por meio de pesquisas de opinião, coletar dados que possam otimizar o entendimento sobre a audiência é peça central na estratégia.
Banners, vídeos, pop-ups, links patrocinados etc. — são vários os tipos de publicidade na internet. Cada um desses formatos conta com características próprias, que devem ser levadas em consideração na montagem de uma estratégia de marketing digital. É preciso saber, por exemplo, qual modelo é mais adequado para impactar o seu público-alvo.
Como descobrir isso? A partir de dados, é claro. Mais do que intuir sobre as características do seu consumidor ideal, é preciso utilizar informações reais que indiquem o seu comportamento. Se você tem familiaridade com plataformas de mídia programática, sabe que tais insights podem ser encontrados por meio de um acompanhamento contínuo dos resultados.
Quando você cruza essas informações com seu conhecimento sobre o mercado e, a partir disso, toma suas decisões estratégicas, você adota uma abordagem completamente orientada por dados. Dessa forma, em vez de se limitar ao marketing digital, pode usufruir dos benefícios do marketing por dados.
O papel principal do departamento publicitário de qualquer empresa é encontrar a forma mais eficiente de se relacionar com o público. Isso envolve diversas tomadas de decisão que, se acertadas, podem impactar permanentemente a imagem e a reputação da marca. Uma missão e tanto, não é? A seguir, mostramos as vantagens que fazem do marketing por dados um aliado importante nesse processo!
Para que sequer seja considerada válida, toda decisão deve vir acompanhada de justificativas que a suportem. Por que investir em campanhas no Instagram, e não no LinkedIn? Por que investir em um anúncio em vídeo, e não em imagens? Por que focar determinada faixa etária, e não um público mais abrangente?
Para passar confiança e credibilidade à decisão, as respostas para questionamentos como esses precisam ser diretas e claras. Se você adota uma abordagem de marketing por dados, consegue, a partir da análise de informações coletadas, embasar qualquer uma dessas decisões.
A mineração de dados permite que você crie um perfil muito preciso com as principais características do seu consumidor ideal. Assim, se você sabe qual rede social é preferida por ele e qual tipo de mídia gera maior impacto sobre sua jornada de compra, encontra facilidade para decidir pela estratégia mais vantajosa para o negócio.
Diversos fatores influenciam a jornada de compra do consumidor e, por isso, existem variações constantes. Datas comemorativas, flutuações na economia e o surgimento de tendências são fatores que podem alterar bruscamente o comportamento do público, tanto no que diz respeito ao volume de compras quanto no que é relacionado às preferências das pessoas.
Um exemplo simples é o estabelecimento do mês de outubro como o mês de conscientização sobre o câncer de mama. A campanha é considerada de extrema importância social e, por isso, gera grande engajamento por parte do público. Se você identifica esse tipo de comportamento com antecedência, pode trabalhar em um posicionamento de marca eficiente.
A partir do marketing por dados, é possível ficar por dentro dos assuntos mais comentados pela audiência em um determinado período. Isso gera insights que ajudam sua empresa a adotar uma comunicação autêntica e bem-vista pelo público.
Conforme facilita o seu entendimento sobre o consumidor, o marketing por dados ajuda na fidelização do cliente. Isso porque, como você já sabe, o consumidor 4.0 tende a se apegar às marcas que oferecem um tratamento personalizado. Se você realiza uma análise eficiente por dados, enxerga, com maior clareza, o caminho para criar uma experiência satisfatória para o público.
Para embasar essa ideia, nada melhor do que apresentar alguns dados. Uma pesquisa realizada pela Forbes, em parceria com a Turn, indicou que 74% das empresas que utilizam dados na montagem de suas estratégias causam maior engajamento no público que suas concorrentes.
A mesma pesquisa citada no último tópico traz um insight interessante sobre a otimização de resultados proporcionada pelo marketing por dados. De acordo com o resultado do estudo, 55% dos profissionais de publicidade que conduzem campanhas embasadas por dados observam um aumento na receita. Por outro lado, entre os que ignoram esse detalhe, apenas 20% obtêm resultados positivos.
Entender o motivo para esse fenômeno é simples. Imagine, por exemplo, o lançamento de uma campanha de mídia programática. Se você tem um conhecimento profundo sobre o público-alvo, consegue, com facilidade, segmentá-lo de acordo com as suas características mais relevantes. Sabe o resultado disso?
A segmentação bem-feita permite que você especifique, com bastante precisão, quem visualizará seu anúncio. Assim, as chances de alguém se interessar pela campanha, acessar seu conteúdo e realizar uma compra são muito maiores. Se você não segmenta seu público com base em dados, por outro lado, seu anúncio provavelmente será visualizado por pessoas que não têm a menor chance de serem convertidas.
Qualquer estratégia só pode ser levada à frente se for apoiada em colaboradores capacitados. Por isso, se você quer implantar o marketing por dados em sua empresa, o primeiro passo é desenvolver uma cultura organizacional que valorize essa abordagem. A partir disso, você pode avaliar os profissionais que estão à disposição e decidir se estão prontos para lidar com essa tecnologia.
Se a equipe não estiver preparada, é essencial buscar workshops, palestras ou cursos de capacitação que ajudem os integrantes da empresa a desenvolver as habilidades necessárias. Naturalmente, é preciso, também, que os gestores compreendam a importância dessa investida e direcionem a empresa no sentido certo.
É importante, ainda, definir com antecedência o objetivo principal do marketing por dados em sua empresa. A partir desse entendimento, você pode começar a coletar informações.
Para começar a colocar o plano em prática, é fundamental desenvolver um plano concreto para estruturar uma base de dados rica. Isso inclui não apenas os dados de seus clientes consolidados, mas também das pessoas que, de alguma forma, demonstram interesse em fazer negócios com a sua empresa.
Nesse ponto, é importante lembrar a importância de respeitar a legislação designada para o trato de dados de terceiros. Em 2020, entra em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados, que regulará a forma como as informações de clientes são administradas por empresas. Então, é preciso tomar cuidado para que tudo seja feito de forma transparente e com autorização da pessoa em questão.
Dito isso, existem diversas formas de coletar dados na internet. Uma delas é com o uso de landing pages. Essas páginas oferecem algum tipo de material que interessa ao visitante, como um e-book. Em troca, o interessado deixa suas informações de contato, como nome, e-mail e telefone.
Com os dados em mãos, é hora de realizar uma espécie de peneira e decidir quais são pertinentes à estratégia e quais não mostram serventia no momento. Nesse processo, é importante envolver suas equipes de marketing e vendas, que podem trazer insigths valiosos sobre as características mais importantes a serem identificadas.
Uma prática interessante é utilizar os dados para elaborar uma persona, ou seja, uma representação do seu consumidor ideal. Ao garantir que esse personagem reflete as características mais relevantes do público que você quer atingir, fica mais fácil identificar quais insights podem ser utilizados em sua abordagem.
Todos os dados relevantes que forem coletados podem servir para otimizar sua estratégia em algum sentido. Determinados detalhes, como as cores e as fontes preferidas da sua persona, podem facilitar a criação de um design para conversão.
Para preservar a eficiência do projeto e para encontrar pontos de melhoria, mantenha um monitoramento frequente dos resultados. Afinal, mesmo que uma abordagem seja considerada excelente hoje, a constante variação das tendências do público pode exigir que ela seja atualizada amanhã.
O Big Data já é uma realidade. A exorbitante quantidade de dados gerada diariamente na internet é utilizada por empresas de todos os ramos para entender o consumidor e desenvolver estratégias para satisfazê-lo. A consequência é um público cada vez mais exigente, que sabe que pode optar por outra companhia ao menor sinal de insatisfação.
Sendo assim, o uso de dados para personalizar e otimizar a experiência dos clientes não é mais uma mera vantagem competitiva, mas, sim, um requisito básico para a sobrevivência do negócio. Ignorar esse fato significa deixar a concorrência sair na sua frente e, daqui a algum tempo, pode ser tarde demais para alcançá-la.
O desenvolvimento tecnológico, que não dá sinais de desaceleração, é um aliado importante na implementação do marketing por dados. Ao mesmo tempo em que se torna cada vez mais importante, o processo de analisar dados conta com ferramentas que facilitam sua implantação.Trata-se de uma prática que pode aumentar o engajamento do seu público, identificar tendências de mercado e potencializar os resultados alcançados pelo seu negócio.
E aí, sua empresa já utiliza o marketing por dados? Ficou com alguma dúvida sobre a implantação dessa estratégia? Deixe seu comentário e conte para a gente!