Você sabe o que é remarketing? Diante de uma concorrência acirrada, será cada vez mais difícil manter a atenção do consumidor concentrada em apenas um ambiente. Por isso, é cada vez mais essencial contar com parceiros para ajudar na divulgação do negócio.
As estratégias de marketing exigem manobras diferentes — como o remarketing no Google Ads — para conservar a marca na memória de clientes, consumidores e visitantes, pois, diante de uma infinidade de ofertas, não será difícil perder a vantagem competitiva.
O objetivo deste post é conceituar o remarketing e analisar como ele pode ser usado nas estratégias de marketing. Além disso, você vai conhecer os seus principais formatos e as boas práticas para torná-lo eficiente. Confira!
Vamos imaginar um consumidor que já tenha visitado a página da sua empresa e demonstrado interesse por algum produto — deixando, inclusive, os seus dados para contato —, mas que ainda não tomou uma decisão de compra.
Ao enviar um e-mail relembrando a visita e o interesse por esse mesmo produto, sugerindo a continuidade de uma ação — que pode ser voltar a uma pesquisar dentro do site ou à conclusão de uma compra iniciada com os itens selecionados —, você estará executando o remarketing.
Um visitante que chega ao site pode estar em busca de algo específico ou ter sido conduzido por uma pesquisa aleatória, indicação ou propaganda. Nem todos os consumidores que fazem pesquisas estão dispostos a efetivar a compra logo no primeiro acesso.
Provavelmente, ele fará diversas pesquisas em sites de produtos similares, até que se decida pelo e-commerce que ofereça as melhores vantagens. Assim, é preciso avaliar o comportamento desse consumidor, observando as suas preferências e principais cliques para compreender a sua necessidade.
Com os dados e as informações em mãos, será mais fácil criar campanhas de remarketing para esse consumidor, de uma forma estratégica, destacando o que o produto tem de mais valioso e salientando os bons motivos pelos quais ele deve optar pela sua empresa.
As formas de remarketing devem ser aplicadas de acordo com o seu negócio e com as estratégias de marketing e vendas adotadas. Você deve saber como funciona cada uma delas para implementar ações certeiras, que possibilitem bons resultados para a sua empresa, tomando como base o perfil do consumidor que visitou a sua página.
Utilizando a Rede de Displays e a Rede de Pesquisa do Google Ads, essa é uma forma eficiente de fazer remarketing em anúncios sugestivos e aplicados em outras páginas.
Quem esteve e navegou na página da sua empresa, e demonstrou interesse por um produto específico, terá uma campanha personalizada e direcionada a clientes que parecem bem próximos da decisão de compra.
Desenvolver um site para a versão mobile possibilita a inclusão de anúncios durante a navegação no smartphone ou tablet, aumentando a visibilidade da empresa e oferecendo estímulo à decisão de compra do consumidor.
Para consumidores que gostam desse tipo de abordagem, os vídeos são excelentes e dinâmicos para apresentar o produto sem cansar o consumidor. Os anúncios estarão disponíveis no YouTube, na Rede de Display e em sites parceiros.
A lista de e-mails permite que os usuários cadastrados recebam anúncios todas as vezes que acessarem o Gmail ou decidirem assistir a um vídeo do YouTube. Quanto mais segmentado, mais fácil de alcançar o público-alvo.
Agora que você já sabe o que é remarketing e como ele pode ser utilizado, veja algumas dicas de como aplicá-lo de forma saudável na sua estratégia:
Como vimos, o remarketing é uma estratégia que pode ser realizada mais de uma vez para um mesmo cliente em potencial, para tentar convencê-lo a avançar até o fundo do funil de vendas e realizar a compra.
Se você gostou deste post e quer saber como utilizar o remarketing no Google Ads como um diferencial de vendas, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!