O consumidor dos dias de hoje quer informação o mais rápido possível. Logo, as marcas que desejam obter visibilidade e posicionamento devem ter isso em mente, do contrário, terão dificuldades na hora de reter e fidelizar os clientes. O marketing conversacional visa resolver esse problema.
Quais são as formas de uma empresa estabelecer um bom relacionamento com os consumidores? Por que é tão importante levar a sério o marketing conversacional dentro de uma estratégia digital? Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo deste guia completo que preparamos para você.
Ficou interessado em saber mais sobre o marketing conversacional? Continue a leitura do nosso guia e fique por dentro!
Dentro do marketing de relacionamento, existe uma abordagem voltada para estabelecer uma comunicação com os clientes de forma rápida, eficiente, personalizada e humanizada: essa é justamente a ideia por trás do marketing conversacional.
Ele tem por objetivo promover a atração e a retenção das pessoas por meio de diálogos. Nesse sentido, é praticamente impossível não citar aqui o uso de chatbots. Ao entrar em um site ou blog, por exemplo, você já deve ter visto aquelas caixas de diálogo dando boas-vindas, não é mesmo?
Os chatbots funcionam com base em algoritmos de Inteligência Artificial, que aprendem com o passar do tempo a desenvolver um diálogo mais humanizado com os visitantes e futuros clientes de uma empresa. Além disso, eles podem se comunicar com várias pessoas ao mesmo tempo, estando disponíveis 24 horas por dia e sete dias por semana.
Para ser efetivo, o marketing conversacional também precisa coletar, processar e interpretar dados. O intuito disso é gerar insights sobre os consumidores, de modo a dialogar e atender às suas dúvidas e necessidades da melhor forma possível. Essa preocupação é fundamental para que um visitante continue a sua jornada de compra, tornando-se um lead qualificado e, ao final, um cliente que compra de forma recorrente.
Agora que você já sabe o que é e como funciona o marketing conversacional, acompanhe os subtópicos a seguir e descubra os principais benefícios dessa estratégia!
Como foi falado no início do texto, o consumidor da atualidade quer informações o mais rápido possível. Para ele é frustrante ter que esperar, por exemplo, para receber no e-mail um e-book após preencher um formulário de landing page.
Nesse sentido, é mais desejável oferecer um canal de marketing automatizado, que será capaz de atender ao consumidor de forma mais personalizada e rápida. Essa personalização será feita com base em dados como gênero e localização geográfica do interlocutor.
Em um funil de vendas, o marketing conversacional é extremamente necessário, uma vez que é responsável pela nutrição e qualificação dos leads. Esse processo ocorre com o auxílio de algoritmos inseridos nos chatbots, que coletam diversos dados referentes às necessidades dos consumidores.
O uso de Inteligência Artificial faz toda a diferença em uma estratégia de marketing conversacional. É muito comum que as pessoas tenham dúvidas sobre um produto ou serviço, e resolvê-las sem o uso de uma comunicação automatizada é algo que demanda tempo, o que pode frustrar os potenciais clientes de uma marca.
As pessoas costumam passar boa parte do tempo em blogs, sites e redes sociais. Os fins são diversos: desde entretenimento e informação, até a resolução de algum problema. Nesse sentido, o marketing conversacional funciona como uma ferramenta capaz de criar o engajamento de uma audiência, o que refletirá no futuro em boas avaliações e indicações de uma marca para familiares e amigos.
Uma consequência do uso de diálogos automatizados é a escalabilidade. Em outras palavras, mesmo que várias pessoas sejam atendidas ao mesmo tempo por um chatbot ou outra ferramenta, a qualidade da conexão não será afetada.
Os algoritmos inteligentes embutidos nessas caixas de diálogo contribuem para uma experiência personalizada dos clientes, mesmo em momentos sazonais, por exemplo, em que a demanda por atendimento e tira-dúvidas costuma ser maior.
Oferecer o marketing conversacional na resolução de dúvidas do público-alvo contribui consideravelmente para agilizar um processo de compra. Vale lembrar que estreitar o relacionamento com os consumidores não é o mesmo que contar com uma abordagem direta de venda.
Portanto, o objetivo dessa comunicação deve ser unicamente solucionar dúvidas e dar mais esclarecimentos acerca de um produto ou serviço. Procedendo dessa maneira, a pessoa tomará a sua decisão de compra naturalmente.
Unindo conhecimento e informações relevantes para os consumidores, a empresa tende a construir uma sólida autoridade e reputação. Esses dois elementos são essenciais dentro dos objetivos de longo prazo do negócio, o que impacta diretamente na consolidação de diferenciais competitivos, tornando a marca uma líder dentro do seu segmento.
Além da possibilidade de atender muitas pessoas ao mesmo tempo, os chatbots também são responsáveis por eliminar custos referentes à folha de pagamento. Na prática, será preciso direcionar uma quantidade menor de atendentes para se comunicarem com os consumidores.
Dessa forma, eles podem ser realocados para atividades de cunho mais estratégico, o que também influenciará diretamente no aumento da eficiência e da produtividade dos colaboradores da empresa como um todo.
À essa altura do texto, você já deve estar se perguntando como aplicar o marketing conversacional, não é mesmo? Diante de todos os benefícios que foram citados, a correta implementação desse tipo de estratégia fará o seu negócio obter excelentes resultados.
Por isso, acompanhe nos subtópicos a seguir as dicas que separamos para você!
Existem vários canais que possibilitam o marketing conversacional. Dentre eles, é possível citar:
Em um canal de marketing, é importante pensar em conteúdos e conversações que encantam e engajam a audiência. Em um call center, por exemplo, o uso de tecnologia automatizada pode ser decisiva para um consumidor prosseguir ou não na jornada de compra.
Não é novidade que, na forma de abordagem tradicional, as pessoas têm uma maior propensão a desistir de serem atendidas, em virtude de fatores como a demora no atendimento e os muitos redirecionamentos de ligação.
O uso da tecnologia deixou de ser um diferencial e tornou-se obrigatório para as empresas, principalmente no tocante às estratégias de marketing digital. Dentre as tecnologias mais utilizadas na atualidade, a Inteligência Artificial é uma das que mais se relacionam com o marketing conversacional.
O poder de coletar, analisar e interpretar dados fornece não só insights estratégicos, como também a possibilidade de mensuração dos resultados. Em outras palavras, investir em tecnologia significa acompanhar e ajustar uma estratégia, caso ela esteja com resultados aquém do esperado.
Toda estratégia deve ter como foco o cliente. De nada adianta um produto inovador e que sane as suas dores, mas que peca no atendimento. Nesse sentido, vale ressaltar mais uma vez a importância de acompanhar constantemente o nível de satisfação do grande público com relação à toda a sua experiência e comunicação com uma marca.
Nas compras em um e-commerce, por exemplo, é preciso estar atento a vários aspectos, como o acompanhamento de um pedido por parte de um cliente e o atendimento de pós-venda. Como é possível observar, a excelência na experiência do usuário vai muito além de um bom produto — é algo que envolve logística, boa comunicação e personalização no atendimento.
A primeira coisa a se fazer para gerar engajamento com o público é saber previamente qual grupo de pessoas deve ser impactado. Isso é feito por meio de pesquisas e coleta de dados, como localização geográfica, idade, classe social e sexo. Com esses e outros dados em mãos, será muito mais fácil produzir conteúdos e diálogos que verdadeiramente causam engajamento.
Uma coisa que pode gerar aborrecimento nas pessoas é o preenchimento de formulários em landing pages. Além de não ser uma forma tão efetiva de solicitar informações, existe ainda a questão de ela ter de esperar para que um e-mail de confirmação do download de algum material chegue em sua caixa de entrada.
Além disso, nesse procedimento, há um risco considerável de aquele lead não se tornar mais qualificado posteriormente.
Como resolver esse problema? Sempre que alguém demonstrar interesse por algum conteúdo adicional oferecido pela sua empresa, o uso de chatbots nesse momento pode ser bem mais eficiente do que um formulário. Isso também é válido para quando o cliente solicitar contato e aguardar retorno em um site corporativo.
Assim, ele não precisa esperar tanto, o que pode fazer toda a diferença em sua decisão de compra. Vale salientar, no entanto, que você não deve abdicar por completo dos formulários. Caso alguma ferramenta de comunicação venha a apresentar falhas, é sempre importante contar com uma alternativa que funcione como um backup.
Uma vez que a sua empresa está inserida no contexto do marketing digital, tenha em mente que essa é uma área que passa por constantes atualizações. Uma tendência que era utilizada há um ou dois anos pode já estar obsoleta hoje. Por isso, estar por dentro das tendências mais atuais é indispensável.
Confira as subseções a seguir e conheça as principais delas!
Mesmo que uma estratégia de marketing conversacional não tenha tanto foco na venda de um produto, é importante levar em consideração o seguinte: na hora de pensar nos conteúdos dos diálogos, é fundamental apresentar elementos que tornem explícita a identidade da empresa.
Dado o contexto, procure sempre entregar aquilo que o seu público deseja receber. Apesar de parecer óbvio, é sempre importante ter esse cuidado e oferecer cada vez mais experiências únicas e memoráveis para a audiência. O uso de emoticons e GIFs, por exemplo, ajudam bastante na aproximação do consumidor com uma marca.
Dando continuidade ao que foi dito há pouco, ao navegar em sites, blogs e redes sociais, as pessoas desejam, de forma consciente ou não, ter as melhores experiências. Um fator que contribui decisivamente para isso é a personalização. Por meio dos dados, hoje é possível estabelecer uma comunicação de forma a ir direto aos desejos e necessidades de uma pessoa.
Em outras palavras, o marketing conversacional vai além da segmentação, e adentra nas dores mais peculiares de um cliente. A Inteligência Artificial que funciona nos chatbots tende a se aperfeiçoar bastante, melhorando ainda mais o diálogo e aproximando o consumidor de uma marca.
Além da personalização, a rapidez no atendimento também faz toda a diferença no marketing conversacional. Isso é possível com o uso de chatbots, uma vez que eles contam com algoritmos inteligentes e bancos de dados que são responsáveis por agilizar a comunicação com os consumidores.
Toda a comunicação deve ocorrer em um ambiente amigável e com fácil navegação. Investir em interfaces enxutas pode contribuir bastante para elevar a satisfação dos consumidores. Um passo importante é saber em quais redes sociais a sua audiência está mais presente. Dessa forma, ela terá uma maior familiaridade na hora de dialogar com os bots automatizados.
O marketing conversacional é algo que, se for bem aplicado, permitirá alcançar resultados incríveis. Essa estratégia tem por objetivo prover excelência e personalização no atendimento aos consumidores, de modo a direcioná-lo dentro da jornada de compra para tomar a sua decisão de forma natural.
Porém, aplicar o marketing conversacional é algo que exige preparo e expertise, de modo que sejam escolhidas as melhores tecnologias para a sua execução.
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