Ao pensar no serviço de streaming, você pode lembrar de plataformas de filmes e séries como uma das principais referências, não é mesmo? Elas foram as grandes precursoras do formato para o consumidor final e facilitaram a distribuição de conteúdos em vídeos.
Porém, o streaming não está presente apenas nessas plataformas. O formato também pode ser aplicado para anúncios e estratégias de campanhas digitais. Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Neste post, conheça o conceito, a sua relevância e os seus benefícios. Continue a leitura e confira!
Para entender o que é streaming, é preciso saber que o conteúdo acessado na internet aparece na tela por meio de download. Imagens, vídeos, textos e todas as exibições precisam ser baixadas para que os dispositivos consigam reproduzir as informações.
Esse processo de download foi se aprimorando de acordo com a velocidade de transmissão da internet. Quem se lembra de quando a internet era “discada”? Para carregar uma única página, o tempo de espera era infinitamente maior que hoje e, muitas vezes, levava-se mais tempo para baixar do que para consumir a mídia ou o conteúdo.
Ainda, era preciso finalizar o download para assistir a um vídeo, por exemplo. Alguns formatos mais extensos demoravam horas para serem baixados, o que interferia negativamente na experiência do usuário.
Com o avanço da velocidade de conexão de internet, muitas melhorias foram sendo implementadas, e uma delas é o streaming. O serviço permite assistir a um vídeo e escutar uma música ou podcast no mesmo momento em que o conteúdo é baixado. Isso significa que a transmissão é praticamente instantânea: ao dar o play, sua música favorita começa a tocar, ao mesmo tempo em que os dados para a sua reprodução são enviados para o seu smartphone.
Assim, o streaming acrescentou dinamismo, otimização de tempo e praticidade para que usuários acessem diferentes conteúdos com qualidade.
O termo, em inglês, faz referência a uma correnteza, como um rio ou córrego no qual a água nunca para de correr. Essa referência se dá pelo fato de que os dados são enviados para os dispositivos em um fluxo capaz de reproduzir os conteúdos ao mesmo tempo em que recebe as informações.
Para descrever os impactos e como o serviço de streaming é relevante, basta recuperar dados de mercado. Alguns deles apontam que a tecnologia impactou o cenário da música, por exemplo.
Mídias como CDs e DVDs tiveram uma queda considerável nas vendas quando os usuários passaram a consumir arquivos em plataformas de streaming. Já as emissoras de TV sentiram o impacto de serviços disponibilizados por empresas como Netflix e Amazon Prime Vídeo, fazendo com que muitas delas passassem a publicar seus conteúdos no formato assistido pela internet.
O streaming movimentou o mercado do entretenimento, mas também da publicidade. Com usuários sedentos por informações rápidas, interativas e de fácil consumo, o serviço passou a ser utilizado por marcas nos mais diferentes canais.
Além de melhorar a experiência do usuário na internet, o streaming traz benefícios que precisam ser lembrados pelas marcas que apostam na solução como uma das estratégias para divulgar seus conteúdos. Confira alguns deles, a seguir.
O serviço de streaming gera iteratividade com o público. Por estar em diferentes canais e propostas de comunicação, as empresas que usam o formato para entregar conteúdo aos seus consumidores acabam incentivando a devolutiva do público.
Se gostou do vídeo, dá um like. Se achou a informação relevante, compartilha com os amigos. As chamadas para que o usuário interaja são as mais variadas, e ajudam a criar conexões de empresas com o público-alvo.
Com o apoio das redes sociais, essa interatividade pode ser ampliada. Além de divulgar o conteúdo, é nas redes que o público tem espaço para dar opinião, participar de discussões, compartilhar informação e interagir com o material.
Instantaneidade — é praticamente dessa forma que os conteúdos são reproduzidos. Ao acionar o play em um vídeo, a reprodução é iniciada ao mesmo tempo em que o conteúdo é baixado.
De forma simples e sem muito tempo de espera, o usuário consegue assistir à sua séria favorita ou a um anúncio que chamou a sua atenção, no momento que desejar.
A velocidade da internet é um dos grandes fatores que sustentam esse benefício. Por isso, é essencial que a conexão tenha qualidade e seja rápida o suficiente para que a reprodução aconteça com agilidade.
Ao lembrar dos tempos em que músicas e vídeos tinham um mercado paralelo e irregular no meio online, fica mais fácil pensar na questão da pirataria e ver como o streaming ajuda a proteger tais mídias.
O formato dificulta a transferência de arquivos que não possam ser utilizados, seja por restrições de direitos autorais, seja exclusividade ou outro impeditivo legal.
Muitas empresas estão invadindo os sites que prestam serviços de streaming, como o Spotify e o Youtube. Com o objetivo de entregar informações e conteúdos aos seus consumidores, elas investem na produção de programas, entrevistas, tutoriais e inúmeros formatos.
Porém, engana-se quem pensa que o investimento para ter um canal em plataformas como essa é alto. É possível adequá-lo de acordo com as possibilidades e objetivos da marca.
Ainda assim, o custo de produção dos conteúdos varia — e muito. Você pode ter um custo alto com equipamentos, design e edição do material. Mas nada impede de gravar um vídeo de forma bem simples, com o próprio smartphone, e postar na plataforma.
Esses foram apenas alguns dos inúmeros benefícios que o serviço de streaming pode gerar para marcas que estão antenadas nas tendências de comunicação, com o foco em conteúdo relevante. É um formato que valoriza a entrega da informação e facilita a experiência do usuário.
Por isso, lembre-se de que a receita perfeita para produzir um conteúdo em streaming é misturar tecnologia com criatividade — e disso, a SimpleAds entende como ninguém!
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