A utilização de mídia paga já se tornou uma das maneiras mais comuns de aumentar o alcance de uma marca na internet. Afinal, com a constante diminuição do alcance orgânico, os anúncios e links patrocinados fazem parte para obter melhores resultados. Por isso, o mapa de calor de site é essencial para saber quais os melhores locais para adicionar banners.
Quando olhamos para uma página, nossos olhos fazem um movimento ocular natural para observar rapidamente as informações ali contidas. Nesse sentido, existem alguns pontos que são mais favoráveis. Dessa maneira, compreender quais são locais pode fazer uma grande diferença para saber onde adicionar os anúncios.
Entenda o que é o mapa de calor, como funciona e de que maneira você pode saber quais são os pontos no site que são mais indicados para melhorar a performance de seus anúncios!
Durante a navegação em sites ou blogs o usuário costuma realizar algumas ações. Podem ser áreas em que há maior quantidade de cliques, locais em que passam o cursor do mouse, seções que geram maior interesse ou que tem um alto índice de abandono da página. Além disso, até mesmo o tempo de permanência nas páginas pode mostrar em que pontos há maior ou menor interesse por parte dos visitantes.
Diante disso, é possível criar o mapa de calor de site (heatmap, em inglês). Por meio dele existe a possibilidade de analisar como o usuário navega dentro da página, o que gera insights valiosos. Portanto, ao entender o comportamento dos visitantes isso gera informações que são usadas para aprimorar e otimizar as páginas, de modo que melhorem a experiência e aumente o número de conversões.
De acordo com as informações colhidas ao utilizar o mapa de calor de site, novos CTAs podem ser adicionados em diferentes locais. Às vezes pode ser preciso realizar um “redesign” das páginas para atender melhor às áreas em que há mais atividade dos usuários, ou seja, as regiões em que os visitantes costumam dar mais atenção.
Nesse contexto, a utilização do mapa de calor se torna ainda mais importante, já que ele é necessário para páginas em que se deseja que o usuário tome algum tipo de ação. Pode ser uma área do site específica para que o visitante se torne um lead ou realize uma compra, por exemplo.
Considerando a experiência do usuário dentro da página, o mapa de calor é uma excelente ferramenta para indicar quais são os pontos estratégicos para adicionar anúncios, uma vez que aumentam as chances de cliques. Dessa maneira, pode-se saber:
O mapa de calor funciona a partir de indicações de calor, em que determinadas áreas da página apresentam uma coloração diferente. Dessa maneira, por meio de ferramentas adequadas é possível notar os pontos com maior intensidade de navegação e permanência.
Assim como outros tipos de termômetro, há uma escala que vai do azul ou verde até o vermelho. As regiões em tom azul ou verde mostram áreas de menor movimentação, e as de cor vermelha apontam onde há maior presença de movimento. Para auxiliar nessa identificação existem categorias para detectar. Confira a seguir!
Como o próprio nome sugere, a categoria Click maps mostra em quais partes os usuários costumam clicar. Esse é um indicativo interessante para melhorar a experiência, pois pode mostrar possibilidades de reformular as seções ou até mesmo incluir links em determinados pontos que mostram ter mais cliques.
O movimento do cursor do mouse dos visitantes também pode ser detectado para apontar em quais regiões há maior movimentação. Por isso, esse tipo de mapa é útil para entender em quais locais os CTAs podem ser colocados no site. Além disso, também dá insights sobre como os visitantes estão consumindo conteúdos.
Esse tipo de mapa é importante para páginas de vendas, como em e-commerces. O nome já sugere para que serve: os Recording Maps fazem uma gravação da tela, e nele se consegue analisar como ocorre a navegação de cada usuário dentro do site.
Se alguma das suas páginas está com um alto nível de abandono, o Scroll Map é uma solução interessante. Por meio dele se nota quais são as páginas que estão com maior taxa de rejeição e, além disso, mostra o percentual em cada pixel da página. Portanto, é importante para avaliar seus conteúdos e tomar medidas para otimizá-los.
A utilização de ferramentas de automação e outros softwares nas estratégias de marketing digital são fundamentais para aperfeiçoar as ações. Dessa forma, a criação de conteúdos mais relevantes e de qualidade, o direcionamento correto das campanhas e outras atividades são melhoradas.
Se o intuito é melhorar a taxa de conversão e produzir anúncios otimizados, os mapas de calor se tornam primordiais. No entanto, é preciso encontrar as ferramentas adequadas. Por isso, veja quais são as mais usadas para entender o movimento dos usuários e suas funcionalidades.
Se o seu objetivo é criar mapa de calor de site de grande porte, essa é a ferramenta ideal. O ClickTale capta e disponibiliza informações completas e bastante detalhadas sobre como os usuários se comportam no seu site. Desse modo, essa é uma solução se você deseja análises mais aprofundadas.
Os testes A/B são velhos conhecidos no marketing digital, e esse é um dos maiores diferenciais do Crazzy Egg. Além disso, a ferramenta também permite fazer segmentação por métricas e regras e ainda é possível fazer os diferentes tipos de mapas de calor, como Click Map, Recording Map e outros.
O mapa de calor de site é uma estratégia para entender onde anunciar em uma página, permitindo um investimento mais certeiro. Nesse sentido, a SimpleAds pode ajudar onde anunciar de maneira mais prática e que gere resultados melhores.
Se restarem dúvidas sobre o assunto, entre em contato com a gente que podemos ajudar!