Os dados mais recentes de 2021 mostram que são publicados 7,5 milhões de posts por dia. Ou seja, tem muita gente tentando criar conteúdo de valor no marketing digital. Mas, será que todo mundo consegue? Afinal, o que é conteúdo de valor?
Apenas respondendo essa pergunta é possível entregar algo relevante para quem está lendo, de modo a se destacar no meio dos milhões de competidores. Cada vez mais, é importante agregar valor, de modo a criar uma audiência, destacar-se no meio da competição e alcançar as metas finais de gerar mais leads e vendas.
Se esses são seus objetivos, continue lendo o post. Confira dicas simples de como criar conteúdo de valor no marketing digital.
A dica primordial é entender bem quem é a sua persona. Conhecer suas dores e problemas, como falam, onde e como consomem conteúdo são algumas das perguntas primordiais. Conversas bem direcionadas são mais eficientes, o que significa uma melhor experiência do público. Apenas assim você consegue entregar um conteúdo de valor.
Por exemplo, se você tem como cliente pequenas empresas, o seu conteúdo não pode ser voltado para grandes negócios. Portanto, o ideal é trabalhar o material com base na persona. Lembre-se, é o público-alvo que define os tópicos que você vai abordar.
A partir de agora, você vai encontrar dicas mais práticas para a criação de conteúdo de valor no marketing digital. Veja.
Além disso, se você quer ser realmente valioso, é preciso criar conexões com as pessoas. No meio de tantos posts publicados, a conexão humana ainda é uma das maiores formas de se destacar. Em cada conteúdo que você produz, deve sempre lembrar que ele é feito para outra pessoa. Portanto, não hesite em trazer um toque mais pessoal aos seus conteúdos.
As palavras-chave são os termos usados pelas pessoas para procurar conteúdo. Portanto, são uma ótima forma de identificar dúvidas e assuntos mais procurados dentro de determinado tema. Existem ferramentas eficientes para isso, como o Ubersuggests, Google Trends e outras.
Também é natural que você tenha várias ideias próprias de conteúdo. Antes de começar a produzir, é importante pensar se realmente valem a pena. Normalmente, uma boa pesquisa de palavras-chave precisa cumprir quatro objetivos:
Uma palavra-chave que cumpre esses quatro quesitos é extremamente valiosa e são essas que você sempre deve priorizar.
Conteúdo não precisa ser apenas blogpost. Na prática, ele pode variar bastante, dependendo do público ou do assunto. Se as pessoas gostam de ver vídeos mais do que ler, vale a pena investir nessa opção.
Além disso, se você está procurando sobre como dar nó em gravata, por exemplo, um gif ou um vídeo pode ser muito valioso. Lembrando de considerar formatos multi-device.
Se você quer conhecer o conteúdo ideal, procure no Google e observe as primeiras respostas. Caso os primeiros resultados sejam vídeos, é provável que esse seja o formato preferido do público.
Uma opção extremamente interessante são as ferramentas. Dependendo do seu negócio, você pode encontrar algumas que façam sentido para a persona e que sejam baratas e simples de fazer.
No momento de definir formatos e palavras-chave, responder as dúvidas é um ótimo lugar para começar. O usuário tem muitas perguntas, das mais simples às mais complicadas. Não importa qual seja o nicho em que você atue, sempre existem questionamentos que o cliente tem. Logo, oferecer a resposta é uma forma bem direta de ser valioso.
Existem duas maneiras de conhecer as dúvidas do público. A primeira é usar as ferramentas acima, especialmente, a Answer The Public, que reúne as principais perguntas feitas online sobre determinado tema. Porém, mais interessante do que isso é ir diretamente ao público.
Você pode perguntar para os seus clientes mais fiéis quais são as dúvidas que eles têm sobre o assunto. Também pode observar conversas nas redes sociais, comentários nos seus posts e muito mais. Por fim, pode frequentar comunidades e grupos de discussão sobre o assunto, para encontrar ideias de conteúdos valiosos.
Observar os concorrentes é sempre importante. Primeiramente, vale a pena mencionar que você jamais deve copiar. Não somente o Google pune quem faz isso, mas a experiência do cliente também é muito negativa quando ele percebe, fazendo com que perca confiança na sua marca. Então, por que observar os concorrentes?
Pesquise no Google pela palavra-chave e observe os primeiros resultados. Seu objetivo é usá-los como benchmark, mas fazer algo melhor. Você pode ter um conteúdo mais completo, mais bem escrito, com um formato mais interessante ou mais focado na sua persona, por exemplo.
Complementando o valor, você também precisa pensar em SEO, a otimização para motores de busca. Isso fará com que você ranqueie melhor. Afinal, não adianta muito ter um conteúdo espetacular, se ele estiver enterrado na segunda página do Google.
Além disso, ao pesquisar melhor sobre SEO, você vai perceber que grande parte das técnicas são voltadas para a experiência do usuário, como o tempo de permanência na página, o que aumenta naturalmente o valor do conteúdo. Por exemplo, você vai aprender a dividir o seu texto em pedaços menores, para facilitar a leitura.
O conteúdo único não é apenas evitar cópias, apesar de isso ser óbvio e algo que você deve sempre fazer. Para ter conteúdo realmente exclusivo, é preciso ir além disso.
Por exemplo, usar imagens próprias, em vez de fotos de bibliotecas de imagens. Ter dicas únicas voltadas para a experiência da sua persona, seja por meio do seu conhecimento próprio, seja por ações que você fez com os seus clientes. Trazer estudos de casos e estatísticas que apenas você pode fornecer.
Uma vez que você produza conteúdo de valor no marketing digital, precisa divulgá-lo. Dessa forma, você cria uma audiência ativamente, não apenas esperando que ela encontre a sua marca nas pesquisas. Nesse sentido, uma empresa como a SimpleAds pode ajudar, atuando na estratégia e distribuição de campanhas e conteúdo, para apontar seus diferenciais e agregar ainda mais valor para a sua audiência.
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