Cada indivíduo é único em suas vontades e características. Mas, quando falamos de negócios, é possível segmentar as pessoas dentro de uma infinidade de grupos, com o objetivo de conquistar novos consumidores.
Quando nossa mente está muito focada no dia a dia do negócio, é difícil ter um olhar que se comunique bem com o público. É nesse cenário que entram as campanhas segmentadas.
Neste post, veja o que são e como elas funcionam, assim como quais são os principais benefícios que oferecem. Continue a leitura e confira!
As campanhas segmentadas podem ser definidas como qualquer tipo de ação voltada para um determinado público, de acordo com uma série de características socio-demográficas. Você também pode segmentar seus clientes por meio dos interesses em comum e de conceitos mais subjetivos.
A lista dessas características é quase infinita, mas algumas muito comuns são:
Independentemente do tamanho da sua empresa, ela poderá se beneficiar de campanhas segmentadas. Definir qual é o seu público vai orientar todas as ações da sua marca em busca de mais vendas, desde os canais de comunicação, identidade visual e estrutura logística, até a publicidade.
Com esse tipo de ação, você consegue direcionar os esforços e investimentos com a certeza do retorno. Afinal, gastar tempo e dinheiro elaborando peças de marketing para um público muito amplo — ou para os clientes errados — é um prejuízo certo.
De início, é preciso definir se seu negócio é voltado para pessoas ou empresas — ou seja, B2C ou B2B. Depois, deve iniciar uma pesquisa para ver quais são os marcadores mais relevantes e, assim, segmentar o público. Com isso, você poderá iniciar a elaboração da sua campanha, realizando novas pesquisas.
Nesse momento, é necessário se aprofundar no segmento que representa o seu cliente ideal — ou persona —, identificado padrões em comum. Essa base de dados deve ser constantemente atualizada para acompanhar as evoluções do seu público e se manter relevante.
Se você ainda não se convenceu do motivo pelo qual deve apostar nesse tipo de campanha, confira alguns dos principais benefícios que o seu negócio pode obter com elas!
Um dos problemas mais recorrentes das empresas envolve falhas na compreensão do consumidor-alvo. Muitas vezes, uma marca já tem dados demográficos do segmento que quer conquistar, mas não investiu em mais detalhes subjetivos e acaba trabalhando com os canais de comunicação errados.
O resultado é um engajamento pequeno em uma campanha cara — um problema facilmente evitável. Empresas acostumadas com campanhas segmentadas costumam atualizar constantemente seus dados de consumidores, acompanhando qualquer flutuação sem ficar para trás.
Conhecer bem o seu público permite entender suas dores e demandas. Isso possibilita ao negócio encontrar as melhores oportunidades e solucionar problemas de um determinado nicho do mercado.
Por meio de uma estratégia de campanhas segmentadas, você mantém o olhar da sua empresa sensibilizado e antenado no que os seus clientes querem.
Em geral, um negócio tem que investir seu caixa com muito cuidado e com a maior garantia de retorno, para manter a saúde financeira a longo prazo. Por isso, pensar em campanhas segmentadas é a garantia de que o custo será revertido em lucro.
Quando você entende quem é o seu cliente ideal e sabe a melhor forma de impactar esse grupo, deixa de lado as escolhas de campanha menos interessantes e direciona todo o esforço para as corretas.
Uma tendência forte no mercado global é a transição para o digital — e isso não poderia ser diferente no caso das campanhas segmentadas. Para quem quer investir nessa estratégia, mas ainda tem receio, uma boa saída é escolher a comunicação nas redes sociais, devido ao público diverso e ao baixo custo relativo.
Quer entender melhor como essa ideia pode servir para o seu negócio? Então, entre em contato conosco!