Com a migração do marketing para o digital, e todas as mudanças pelas quais o mundo publicitário passou durante os últimos anos, a forma como o conteúdo é entregue nesses meios está cada vez mais aperfeiçoada.
Plataformas e redes sociais trouxeram novos modelos de entrega, e o formato blog post também sofreu mudanças e melhorias significativas. Nesse caso específico, precisamos dar destaque ao SEO para site.
Pensando nisso, neste post, vamos explicar o que é SEO e quais são as suas boas práticas para websites. Continue a leitura e confira!
Quando fazemos uma pesquisa em sites de busca, o resultado nos mostra uma série de links e referências de acordo com a palavra-chave que digitamos.
Já parou para pensar no motivo de algumas páginas aparecerem no topo da pesquisa? Existe um mecanismo que envolve algoritmos por trás disso, e a forma de lidar com ele é usando práticas de SEO.
O SEO — do inglês Search Engine Optimization — é um conjunto de técnicas com o objetivo de otimizar a busca e dar visibilidade à página.
Ele permite aos buscadores classificar o conteúdo postado como relevante, e posicionar o site ou blog no topo das buscas, o que gera um aumento no tráfego orgânico — algo extremamente positivo para uma marca.
Para uma boa prática de SEO para site, é preciso conhecer alguns recursos importantes. A análise da persona, a pesquisa de palavras-chave, os títulos, a aplicação de técnicas de escaneabilidade e a linkagem interna, entre outros fatores, são formas de agregar o processo.
Planejar o conteúdo, considerando as estratégias mencionadas, faz com que o site seja mais atraente para os leitores. Ao permanecer mais tempo na página, eles melhoram o seu índice de relevância, contribuindo em um melhor rankeamento.
Confira, a seguir, as melhores práticas de SEO e seus benefícios!
Quando estamos procurando por informações, não tem nada pior do que um site lento, certo? Isso faz com que o leitor desista daquela página e continue a busca em outros locais. Por isso, é preciso entender que a rapidez de um site influencia diretamente o algoritmo, afetando o posicionamento da página no resultado da pesquisa.
O peso desnecessário de um site acarreta na lentidão de processamento, e um dos maiores responsáveis por isso é o ajuste de imagens. Uma dica é fazer o recorte no formato e tamanho exatos para a publicação.
Também é importante limitar o tamanho do arquivo. Afinal, o uso de imagens de alta resolução para conteúdo web é irrelevante na qualidade da entrega.
A qualidade do conteúdo entregue é imprescindível não só para conquistar mais pessoas e melhorar o rankeamento nos mecanismos de buscas, como também para atrair melhores anunciantes.
Por meio dos anúncios, a página pode oferecer uma experiência melhor e mais rica para o usuário, influenciando na sua indexação e, consequentemente, na monetização.
Como mencionamos, a experiência do usuário conta muito para o rankeamento de uma página. Não só o conteúdo deve ter qualidade na hora da entrega, mas também deve trazer uma apresentação atraente para encantar o leitor.
Estratégias como o uso de intertítulos, escaneabilidade e linkagem interna fazem com que o texto apresente informações relevantes e de qualidade para o usuário, além da facilitar a leitura.
Quanto mais tempo um visitante passa na página, mais o algoritmo interpreta o site como autoridade e o posiciona no topo das buscas. Ou seja, se o usuário não tiver uma boa experiência no site, dificilmente ele será posicionado nos primeiros lugares.
Já sabemos que o conteúdo é uma parcela extremamente importante para estratégias de marketing digital. Quanto mais autêntica, completa e original for uma publicação, mais destaque a página terá.
Para o planejamento do conteúdo, é necessário entender o que o mercado oferece e o que está sendo falado sobre determinado assunto. Por isso, é normal usar outras referências e fontes na hora de redigir o material. Entretanto, na etapa de produção, é preciso ficar muito atento ao copiar conteúdo de outros sites.
A duplicidade é entendida como plágio e é duramente penalizada pelo algoritmo, causando a perda de relevância e de posições de topo nos sites de busca. A melhor forma de evitar esse problema é produzindo uma entrega mais original, parafraseando trechos já existentes e adicionando informações relevantes.
A linkagem interna é uma estratégia muito efetiva para o rankeamento de uma página em sites de busca. Ela consiste em introduzir links no meio do texto, direcionando o leitor para outros posts e divisões do site.
Além de complementar o conteúdo apresentado, garantindo uma boa experiência para o leitor, a linkagem interna faz com que ele passe mais tempo no site, aumentando a chance de rankeamento — já que o algoritmo interpreta o website como relevante e melhora a sua indexação.
Entretanto, é importante conferir se o endereço está funcionando corretamente na hora da marcação. Links quebrados, direcionando para páginas inexistentes, são penalizados pelo algoritmo, provocando a queda de posição nas buscas orgânicas.
Como vimos, investir em produção de conteúdo sem seguir as estratégias de SEO para site é jogar tempo e dinheiro fora. Isso porque, no meio de tantas páginas entregando conteúdo de qualidade e seguindo as técnicas para contribuir no rankeamento, conseguir se destacar em um segmento competitivo se torna cada dia mais difícil.
A aplicação das práticas apresentadas ajuda — e muito — a trazer relevância e visibilidade ao site. Mas, para isso, elas devem ser seguidas de forma minuciosa para obter os melhores resultados. Além disso, é preciso estar atento às mudanças constantes nos algoritmos, que são aperfeiçoados para refinar ainda mais o processo de triagem de sites.
Gostou das dicas deste texto e quer aplicar essas práticas de SEO no seu site? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar a sua página a ficar no topo das pesquisas!