O avanço das tecnologias propiciou às empresas a criação de inúmeras estratégias de aproximação com o seu público, resultando em melhora nos seus resultados.
Nesse sentido, o Google Web Stories se configura como uma alternativa muito eficaz, que aprimora a experiência dos usuários com os conteúdos disponibilizados na internet. Isso ocorre, principalmente, pelo fato de que o smartphone é o dispositivo mais utilizado atualmente para realizar pesquisas na internet.
Levando em consideração essas informações, neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre essa ferramenta, assim como a sua importância e as suas funcionalidades. Explicaremos, também, como você pode aplicar essa estratégia no seu negócio, visando a ampliação do seu público e a conquista dos seus objetivos.
Continue a leitura e confira!
O Web Stories — ou AMP Stories — é uma ferramenta desenvolvida pela Google com o objetivo de melhorar a experiência do público com os conteúdos da web, com foco naqueles acessados pelo smartphone.
Sabemos que o formato de conteúdo por Stories é muito popular atualmente, sobretudo pela massificação do uso das redes sociais — como é o caso do Instagram, pioneiro desse recurso; posteriormente, outras plataformas, como Facebook, LinkedIn e Twitter, perceberam a sua utilidade e se beneficiaram dela.
Nesse contexto, a Google oferece essa funcionalidade às empresas e aos produtores de conteúdos, como mais uma estratégia de disseminação de informação. Apesar de o seu acesso ser mais comum em celulares, esse recurso também é compatível com a versão desktop.
Como já mencionamos, o desenvolvimento dessa ferramenta foi pensado para o acesso em dispositivos móveis, o que a torna mais atraentes para os usuários — cada vez mais conectados.
Porém, existem outras vantagens de seu uso, às quais veremos a seguir!
O Web Stories traz layouts padronizados, esteticamente bem produzidos e flexíveis, que podem ser adaptados para qualquer marca.
Esse recurso pode ser acessado diretamente nos computadores, estando disponível para todo o ambienta da web. Assim, é possível incorporar e compartilhar esses stories em sites e aplicativos.
O Web Stories permite que o seu site apareça nos primeiros resultados de uma pesquisa nos variados buscadores da Google.
Esse formato de Stories também tem a capacidade de exibição de anúncio, quando são usadas as funcionalidades Display e Video 360.
O Google Web Stories é gratuito. Dessa forma, seu uso é democrático, podendo ser utilizado por usuários que não detenham um alto poder aquisitivo.
Agora que entendemos o conceito por trás do Google Web Stories e os benefícios que ele oferece, é importante conhecer em quais locais da web eles são exibidos.
O Google Discover se equipara ao feed de notícias do Google, quando acessado por tablets e smartphones. Nesse caso, as histórias surgem como um card único ou em um carrossel.
Quando um usuário realiza uma pesquisa, tem a possibilidade de visualizar os stories via mobile, seja em formato de grade, seja como resultado na SERP (Search Engine Results Page, ou página de resultados dos motores de busca).
Na aba Imagens do Google, os Web Stories são exibidos junto às imagens da busca. Entretanto, são sinalizados por um ícone no canto inferior direito da imagem.
Existem algumas formas de usar os Web Stories na sua estratégia de Marketing Digital, como por meio de programação. Contudo, há ferramentas que podem tornar o processo ainda mais simples.
Uma delas é o plugin de Web Stories para o WordPress. Ao utilizá-lo, quando você fizer o login no painel de administrador, verá disponível a opção “Plugins”. Clique nela e selecione “Adicionar novo”. Depois, digite “Web Stories” no campo de busca, instale e ative o plugin, e acesse o Web Stories por meio da barra lateral.
Essa ferramenta é bastante intuitiva. Dessa forma, mesmo quem não conta com grandes habilidades em tecnologia, não terá grandes problemas. Porém, para uma melhora na experiência do usuário, lembre-se sempre de usar a câmera na posição vertical.
Para que essa estratégia possa ser realmente eficaz, é preciso que se crie histórias interessantes, que prendam a atenção do público e aumentem as suas chances de conversão e venda.
Confira, a seguir, algumas dicas que podem ajudar no processo de produção desse conteúdo.
Os vídeos são, comprovadamente, o meio mais assertivo de se comunicar com o público. Isso acontece porque ele tem mais apelo visual, é mais dinâmico e a mensagem pode ser passada de forma rápida, clara e objetiva. Por essa razão, eles geram mais engajamento que as imagens e os textos.
Quando estamos online, temos acesso a um grande número de informações e estímulos. Então, quando estamos lidando com a comunicação com o público, o ideal é que sejamos objetivos e enfáticos, escrevendo apenas o essencial e produzindo imagens que chamem a atenção do usuário.
Quando você optar por conteúdos em texto, preze pela legibilidade. Isso significa pensar em contrastes harmoniosos quando for combinar cores de fundos, ou cores e tamanhos de fontes. Essa dica é importante para não prejudicar a experiência do usuário.
Quando criamos narrativas interessantes, podemos gerar no público uma maior identificação com a sua marca. Para isso, é importante conhecer a sua persona e oferecer a ela um conteúdo que esteja de acordo com as suas preferências.
As novas tecnologias vêm desenvolvendo ferramentas que permitem às empresas aprimorarem a sua relação com o público. Nesse cenário, o Google Web Stories nos mostra que é uma alternativa muito eficaz dentro desse processo.
No entanto, é fundamental conhecer essa ferramenta e traçar táticas que melhorem a sua comunicação com as pessoas, aumentando, assim, as chances de conversão.
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