Antes de explicar o que é uma Ad network, vale dizer que, de acordo com o site Internet Live Stats – http://www.internetlivestats.com -, que fornece estatísticas em tempo real sobre o uso da internet, há mais de 1,2 trilhão de websites na rede. Quem entrar no Internet Live Stats, vai ver que a contagem não para de crescer. Imagine a dificuldade que vive um anunciante ou o profissional de mídia de agência, na hora de mapear os sites com o perfil da campanha que ele precisa divulgar?
A primeira solução que vem à mente é escolher o maior ou mais relevante site do segmento para distribuir o anúncio. Esse caminho pode ser o mais óbvio e o mais fácil, já que a negociação se daria, neste caso, com um único canal. Mas não é, necessariamente, o melhor, em termos de custo e rentabilidade. É muito provável que o CPM (custo por mil impressões) do tal site considerado o maior ou mais relevante seja significativamente mais caro que o de outros sites com alto poder de alcance do público-alvo do anúncio.
Há inúmeros canais de comunicação para públicos segmentados na internet. E o papel da Ad network é, justamente, encontrá-los. A Ad network reúne diversos websites para oferecer a anunciantes e agências um inventário qualificado para veiculação de publicidade. Ela conecta anunciante e publisher, utilizando uma DMP (Data Management Plataform).
A DMP adotada pela SimpleAds é a Navegg. A empresa, líder e referência do mercado latinoamericano em dados de audiência online, detém informações de mais de 400 milhões de internautas e conhece seus interesses, intenção de compra, perfil comportamental e sócio-demográfico. A Navegg infere o perfil destes usuários da rede e classifica-os a partir de critérios como gênero, faixa etária, assuntos de interesse, motivações de compra, entre outros.
Com os dados gerados pela DMP a Ad network garante uma distribuição assertiva da campanha, atingindo o público certo e, consequentemente, otimizando os resultados para o cliente. “Mais importante do que buscar o meio (o canal), é buscar o público. A regra é chegar na audiência desejada e nos resultados que comprovam o alcance do objetivo da campanha. Onde e como os anúncios serão veiculados passam a ser critérios menos relevantes, quando a marca tem o apoio de uma Ad network”, explica Anderson Bitolo, Chief Sales Officer da SimpleAds.
Ele explica que a garantia de impacto no público-alvo fica por conta da auditoria da comScore, que mede com precisão a audiência dos sites que compõem a Ad network da SimpleAds. A comScore mede não só o tamanho da audiência, mas também sua composição demográfica, engajamento, performance dos segmentos-chave dos usuários e tendências comportamentais. Ou seja, trata-se de um trabalho certeiro e com resultados comprovados.