Talvez você não tenha percebido ainda, mas o marketing conta com estratégias bem eficientes para segmentar a audiência e apresentar campanhas que façam sentido quanto aos nichos escolhidos. Uma delas é clusterização. Já ouviu falar?
Esse é um termo aportuguesado de “clustering”, algo que, originalmente, tinha a ver com a integração de vários computadores em um mesmo sistema, formando algo homogêneo. Hoje em dia, esse conceito, aliado ao marketing, busca compreender alguns aspectos interessantes que podem influenciar na publicidade online.
Por isso, preparamos um miniguia com algumas das informações primordiais que você precisa saber em torno do assunto e que farão a diferença nas estratégias para definição de produto ou serviço. Acompanhe a leitura e confira!
Quando se analisa dados para criar campanhas digitais, é preciso identificar algumas particularidades que podem auxiliar no engajamento do público-alvo e, consequentemente, no aumento das vendas. A clusterização é uma das ferramentas fundamentais para uma empresa, visto que permite um conhecimento específico.
Na hora de fazer o planejamento estratégico do seu negócio, torna-se imprescindível levar em consideração não apenas a segmentação tradicional, mas sim uma divisão baseada na questão comportamental. Basicamente, trata-se de um agrupamento de dados similares que facilitam a tomada de decisão dos gestores.
Esse aglomerado de informações pode ser classificado de maneira que se formem grupos, chamados de “clusters”. São espécies de fatias de consumidores e que permitem o entendimento do mercado e a otimização dos processos para ganhar em produtividade.
No momento que as empresas tomam ciência de como funciona o comportamento do seu público, isso torna um diferencial para se anteciparem às ações exercidas pelos prováveis clientes ao longo da jornada de compra. Inclusive, a clusterização via DMP é uma das mais efetivas, visto que busca os usuários e seus interesses.
Antes de mais nada, é necessário que a empresa tenha de forma clara qual o perfil de consumidor que quer, descubra a sua área de influência sobre essas pessoas, reúna informações de mercado e entenda os padrões que o público apresenta.
Ao desenvolver uma segmentação certeira do público por meio da clusterização, lembre-se de que alguns critérios devem ser obedecidos. A seguir, veja 4 deles:
São informações que dizem respeito à localidade das pessoas — seja onde moram ou lugares onde frequentam. Como parâmetros, pode-se colocar certos dados — como cidades, bairros etc.
Esse critério tem mais a ver com os hábitos de consumo das pessoas e é realizado tendo como princípio o estilo de vida que cada um leva, ou seja, são analisadas as personalidades, as atitudes diante de uma situação, os valores e, naturalmente, seus interesses por algo.
Talvez uma das mais relevantes para qualquer negócio, visto que a análise precisa levar em consideração os hábitos e as intenções de compra dos clientes. Identificar onde as pessoas estão buscando informações novas, quais os meios de comunicação favoritos e quanto eles podem ser fiéis a uma marca ou não.
A segmentação geográfica pode inferir em uma excelente estratégia de Ad Network, por exemplo. Nesse critério são identificadas características como gênero, idade, classe social, interesses, grau de instrução, entre outros pontos relevantes para o planejamento.
Para finalizar, com relação às estratégias para delimitação dos conteúdos, é fundamental salientarmos que as empresas devem conhecer e se posicionar frente ao público-alvo, de forma a realizar pesquisas de mercado, criar uma personalidade da marca e compreender outras variáveis que possam surgir pelo caminho.
Se você gostou deste texto sobre clusterização e quer ter acesso as nossas atualizações, aproveite e siga as nossas páginas nas redes sociais: estamos no Facebook e também no LinkedIn!