A taxa de conversão de marketing digital pode ser vista sob várias óticas. Enquanto alguns a enxergam como uma métrica fundamental para entender o desempenho de um site, outros fazem o uso dessa métrica como fonte de dados para criar metas específicas da área comercial, por exemplo.
Mesmo com essa visão distinta, chegamos a um mesmo caminho: conversão significa mais resultados, e resultados dentro desse cenário significam mais vendas. Considerando também todo o esforço que é feito na era digital para atrair a tão concorrida atenção dos consumidores, a conversão se apresenta como elemento fundamental para medir a eficiência dessas ações.
E para mostrar como otimizar a taxa de conversão de marketing digital, reunimos algumas dicas sobre esse importante assunto. Acompanhe a leitura e conheça quais são!
Definir uma persona é fundamental para qualquer negócio. Por meio dela, se consegue criar ações de marketing mais eficientes, e que possam realmente trazer pessoas interessadas no seu negócio.
Abrir mão dessa estratégia, significa perder tempo e dinheiro, colocando em risco o orçamento e o planejamento de marketing de um ano inteiro. Em termos de conversão, criar ações focadas no público-alvo certo é um caminho sólido para otimizá-la e, assim, obter resultados melhores.
A era digital se caracterizou pela facilidade em obter informações. Porém, as pessoas estão cada vez mais exigentes quanto à qualidade dessas informações, além de estarem cansadas de conteúdos que são “mais do mesmo”.
Dessa maneira, é fundamental criar conteúdos que agreguem valor e possam de fato atender a demanda desses potenciais clientes. A relação conteúdo de valor x conversão é essencial, especialmente quando se usa ferramentas como as landing pages para entregar esses materiais.
Uma métrica importante a ser citada é o CTR (Click Through Rate), pois ela é muito eficiente na hora de avaliar o desempenho dos anúncios. A equação para medi-la é simples: número de cliques x número de visualizações.
Quanto maior for o número de cliques das visualizações, maior será a qualidade, já que isso mostra que o anúncio está despertando o interesse do público.
É importante salientar que a qualidade do produto oferecido, a linguagem utilizada, a forma de comunicação e os passos seguintes são muitos importantes, mas somente isso não vai gerar a conversão sozinha. A produção de conteúdo de qualidade deve ser vista como uma etapa essencial nessa jornada, mas não como uma solução completa.
Para que um CTR vire conversão é preciso ver como os outros recursos do site trabalham em prol disso, incluindo fatores técnicos, como velocidade de carregamento e jornada de compra facilitada, e também fatores informativos como a descrição do produto, tanto em textos como em imagens.
Toda ação publicitária gera riscos, correto? Mas, e se houver uma forma de minimizá-los? Usar a taxa de conversão de marketing digital acaba sendo uma maneira de fazer isso.
Claro que não é um “passe de mágica”, e sim uma forma de análise, que permite criar peças publicitárias mais assertivas e com menores riscos. Afinal, os elementos que favorecem a conversão estarão embutidos nelas.
Uma ação bem-feita nesse sentido se apresenta como um grande recurso para gerar mais tráfego para o seu site, especialmente tráfego de qualidade, o que é fundamental para melhorar a conversão.
Compreender a importância da conversão de marketing digital, é essencial para qualquer estratégia, já que, seja qual for a sua escolha, a busca será a mesma: aumentar essa taxa.
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