Com o aumento da disponibilidade de uma internet de alta velocidade, mesmo nos dispositivos mobile, o acesso a conteúdo em vídeo apenas cresceu. Hoje, boa parte dos usuários das redes sociais afirmam assistir e compartilhar conteúdo desse tipo. Assim, o vídeo marketing se tornou uma ferramenta essencial do marketing digital.
Mas não é apenas a sua popularidade que faz do vídeo um conteúdo tão relevante. Por integrar informações visuais e auditivas, a mensagem é transmitida e assimilada de maneira muito mais fácil, aumentando o envolvimento do público.
Além disso, ainda é possível compartilhar sua experiência e o dia a dia da empresa, gerando empatia com o usuário e aumentando a credibilidade do seu negócio. Assim, as estratégias de vídeo marketing agregam valor à sua marca de uma maneira natural.
Mesmo com tantas vantagens, ainda há empresas que não investem nesses conteúdos por acharem que não há o que falar ou que trabalhar com vídeo envolve muita tecnologia. Para desmistificar essa noção, preparamos esta lista com 6 tipos de conteúdo para serem usados em sua estratégia de marketing de vídeo. Boa leitura!
Quando se pensa em vídeo marketing, um dos primeiros formatos que vem à mente é o vídeo institucional. Não é para menos, já que esse tipo de vídeo já existia antes do boom do marketing digital e assim continuará enquanto o marketing existir.
O institucional é um formato que discorre sobre os valores e ideais da sua marca, apresentando-os aos espectadores. Normalmente, é o formato do vídeo de destaque da página do Youtube da sua empresa e aquele que aparece na home page.
É possível também mesclar o institucional com conteúdo sobre causas que a empresa defende, ganhando credibilidade junto aos seus consumidores. Ao ver que a marca defende as mesmas causas que ele, o cliente pode tornar-se um defensor dela e ajudar a compartilhar o conteúdo.
Sua empresa tem vários cases de sucesso que podem tornar-se um grande argumento de venda. Mas, para isso, é preciso que o seu público-alvo fique ciente deles. Você poderia escrever um blogpost com todos os destaques do projeto, mas por que não mostrar em um vídeo?
Além de ser mais fácil comunicar os seus pontos de forma visual, é possível convidar os clientes para darem seu depoimento de como o seu produto ou serviço resolveu um de seus problemas.
Um bom exemplo seria uma firma de arquitetura ou decoração. Eles poderiam descrever em um texto o que foi modificado no ambiente, usando fotos para mostrar as diferenças. Um formato de vídeo, entretanto, será muito mais engajador e persuasivo, mostrando o antes, o processo e a entrevista com o cliente no próprio espaço, demonstrando os diferencias do projeto conforme são falados.
Um dos formatos de vídeo marketing que tem crescido muito recentemente é a transmissão ao vivo — ou a live. O ao vivo deixou de ser monopólio das redes de televisão, e hoje qualquer um com um celular tem a possibilidade de transmitir um conteúdo ao vivo.
Os modos mais tradicionais de uso seriam fazer a cobertura de eventos, como o lançamento de um novo produto ou uma cerimônia de premiação que a empresa está patrocinando. Embora, como toda transmissão ao vivo, a cobertura tenha interação com o público, há um grau de separação maior entre o que está sendo exibido e os espectadores.
Outra opção é usar as lives como forma de criar uma interação maior e mais fluída com o público, transmitindo o dia a dia da empresa ou fazendo uma sessão de perguntas e respostas ao vivo. Para empresas, as lives podem servir funções diferentes, mas é preciso não se esquecer de preservar um nível de profissionalismo em todos eles.
O webinar é um tipo específico de transmissão ao vivo. Sua proposta é ser um seminário online, ou seja, um momento para o compartilhamento de conhecimentos da sua empresa para os seus clientes. Por isso, essa transmissão exige mais preparação que outros tipos, mas gera um maior engajamento com o público, assim como demonstra sua autoridade no assunto.
Mesmo que não seja um assunto diretamente relacionado à expertise de sua empresa, um tópico análogo pode ser um bom tema para um webinar. Ao invés de falar sobre o modo de produção de um dos seus itens, trate das habilidades necessárias para usá-lo, por exemplo.
Quem sabe a melhor maneira de usar o seu produto do que você? O tutorial pode ser uma excelente ferramenta de fidelização de clientes, além de prevenir chamadas de atendimento ao cliente por mau uso do produto.
Ninguém mais lê os manuais, mas procura no Youtube um tutorial caso não consiga usar. Ao fazer os próprios tutoriais, além de aumentar o tráfego orgânico de sua página, há a garantia de que quem assista tenha todas as informações necessárias sobre o seu produto.
Outra ferramenta do vídeo marketing para aumentar a autoridade de mercado são as entrevistas. Um profissional respeitado na sua área pode ser convidado, e o conteúdo, além de conferir autoridade, certamente atrairá a atenção do seu público.
O formato dependerá do objetivo da campanha e do posicionamento da marca. É possível tanto fazer uma entrevista longa e aprofundada sobre um assunto, quanto uma conversa descontraída de poucos minutos.
Esses são apenas algumas das possibilidades de formatos. É possível fazer vídeos respondendo perguntas mais frequentes, vídeos de perguntas e respostas, vlogs, entre outros. Também, há a possibilidade de se criar vídeos personalizados para um anúncio, apresentando suas propostas para o cliente e usando os dados geográficos disponíveis.
É importante também pensar em que plataformas o seu público-alvo é mais ativo. Embora o Facebook tenha o maior número de acessos, nem sempre é o local em que as pessoas se reúnem para trocar informações pelo seu nicho específico. Organize o seu planejamento de mídia com isso em mente.
As estratégias de vídeo marketing já são parte integral do marketing digital, e, como podemos ver, existem formatos para atender a empresas de todos tamanhos e necessidades. De uma loja de roupas de nicho a uma grande rede de hotéis, as vantagens são inúmeras.
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