Portais de notícias, blogs, revistas digitais e as mais diversas plataformas de informação que estão disponíveis na internet demandam dos seus editores e produtores um desafio que vai além de desenvolver um conteúdo de qualidade: a monetização dos publishers.
De forma bem objetiva, o grande obstáculo é transformar a informação disponibilizada para o usuário em algo rentável.
Muitas práticas já são utilizadas e conhecidas para rentabilizar o trabalho de quem gera conteúdo on-line. Porém, como o meio digital é dinâmico e se adapta ao comportamento de consumo com agilidade, é importante ficar atento às tendências que o movimentam.
Ficou interessado pelo assunto? Então, confira as principais tendências para a monetização dos publishers. São 3 novidades importantes e que prometem gerar bons resultados para editores, anunciantes e consumidores.
Antes das discussões envolvendo a proteção de dados que movimentaram o mercado em 2018, a segmentação era feita pelo comportamento do usuário por meio do monitoramento das páginas visitadas e pela coleta de dados — muitas vezes, sem critérios estabelecidos.
Como resposta ao cenário de insegurança, a segmentação contextual começou a ser utilizada e já é tendência para a monetização dos publishers.
Esse tipo de segmentação analisa os conteúdos que estão sendo consumidos pelo usuário em tempo real e exibe publicidades por semântica das palavras-chave encontradas. Com a segmentação contextual, os meios para direcionar as estratégias digitais ficaram mais seguros.
A tecnologia 5G ainda não está em funcionamento no Brasil, mas a expectativa dos publishers é que, além de mais velocidade para acessar a internet, sejam desenvolvidas novidades na publicidade on-line — e, junto a elas, novos meios para monetizar.
Assim como o formato de vídeo (que teve maior intensidade de consumo após a internet 4G se estabilizar nos smartphones), a tendência é que novos formatos sejam criados para atender as demandas do usuário diante da nova tecnologia.
Versões de alta performance (como vídeos em resoluções cinematográficas) e novos formatos para a interação (como realidade aumentada) são promessas já apontadas pelo mercado.
O conteúdo pago segue firme quando o assunto é tendência para monetizar publisher. A prática de entregar conteúdo exclusivo para assinantes não é uma novidade no meio digital e já é feita no Brasil, principalmente por portais de notícia.
Porém, por mais que seja conhecida, é uma prática desafiadora: é preciso inovação, criatividade e atendimento às expectativas para justificar o investimento do usuário.
Em uma pesquisa realizada pelo Instituto Reuters com 200 empresários de mídia de 29 países, esse modelo de monetização é a grande aposta dos grupos jornalísticos para agregar valor ao trabalho desenvolvido por eles.
São muitos os fatores que influenciam na rentabilidade de conteúdos on-line, seja de grandes portais ou de um blog pessoal. Por isso, acompanhar as tendências para a monetização dos publishers é muito importante para quem trabalha ou tem interesse pelo tema.
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