Sem dúvidas, uma das principais vantagens que o marketing digital oferece é a possibilidade de mensurar com precisão os resultados gerados em determinada campanha. Diferentemente das mídias off-line, que não oferecem a oportunidade de constatar se o investimento trouxe ou não retorno, no universo on-line essa tarefa é bem mais fácil. É possível, por exemplo, identificar o que precisa ser ajustado, mesmo que a campanha esteja em andamento. Mas para isso, você vai precisar de um bom KPI de marketing digital.
Para ajudá-lo, apresentamos neste post alguns dos principais KPIs que você deve acompanhar periodicamente na gestão do seu negócio.
Toda campanha de sucesso parte de um objetivo claro e mensurável, pois é preciso saber o que o negócio pretende alcançar e, no final, identificar se o alvo foi ou não atingido. Por esse motivo, é de suma importância definir quais serão os indicadores de resultado. Isto é, quais serão as métricas que vão sinalizar para a empresa se ela está no caminho certo. Esses serão os KPIs – Key Performance Indicator (Indicador-chave de desempenho).
Um indicador eficiente tem o papel de auxiliar na tomada de decisões do negócio, verificar o desempenho das ações realizadas e ampliar as oportunidades de aumentar o ROI (Retorno sobre o investimento). Afinal, ao perceber os pontos que devem ser aprimorados, a empresa pode tomar decisões sobre quais os melhores ajustes realizar para maximizar os seus resultados com o marketing digital.
Pronto para definir os indicadores a serem seguidos pela sua empresa? Então, conheça agora os principais KPIs de marketing digital.
É indispensável saber quanto custa adquirir um cliente por meio das ações utilizadas. Aqui, é necessário incluir todos os investimentos necessários na atração de clientes. Saber quanto a empresa dispende na prospecção vai ajudar, por exemplo, a direcionar melhor os seus recursos.
Vamos imaginar que a empresa identifica que com determinado tipo de anúncio ela consegue conquistar um cliente por um valor mais competitivo. Com isso, ela pode redirecionar a verba para esse formato que gera clientes por um custo mais acessível e, assim, obter um retorno ainda mais satisfatório. Isto é, o negócio deixa de perder dinheiro e tempo com o investimento em mídias em que se gasta mais para conseguir um comprador e, consequentemente, a lucratividade será maior.
O LTV (Life Time Value) diz respeito ao valor que um cliente tem durante o período que ele permanece dentro da empresa. Para calcular, é preciso considerar o ticket médio de gasto do consumidor gasta e a duração do contrato. Exemplo: no caso de uma empresa que comercializa sistemas de gestão e tem planos mensais de R$ 200,00 durante seis meses, o LTV será de R$ 1.200,00.
Com essa informação, a empresa poderá comparar se o valor investido na conquista do cliente está compatível com o valor que ele dá de retorno para o negócio.
Outra oportunidade que essa métrica oferece é a possibilidade de identificar a necessidade de criar outros produtos e serviços com potencial para aumentar o LTV. Ou ainda de aperfeiçoar a estratégia de captação de novos clientes, a fim de não gastar demais para adquirir um consumidor que permanece pouco tempo na empresa e, por isso, retorna um valor não tão lucrativo.
A atração de tráfego qualificado é uma das prioridades para quem pretende captar o interesse de potenciais compradores. Afinal de contas, de nada adianta ter um belo site se ele, efetivamente, não tiver audiência. Por isso, avaliar a quantidade de visitantes que a página tem recebido é um dado importante, principalmente quando analisarmos as métricas relacionadas à geração de leads.
O tempo de permanência de um usuário dentro do site pode revelar muitas coisas. Se as pessoas chegam até a página, porém abandonam o site rapidamente, isso pode significar que conteúdo produzido talvez não esteja tão atrativo assim. Ou seja, o público-alvo não o considera relevante e, por isso, se retira instantaneamente da página. A avaliação desse KPI viabiliza a possibilidade de melhorar as suas estratégias para que os usuários passem mais tempo no site.
Lead é um potencial consumidor que, após ter contato com o seu conteúdo, demonstre algum interesse pela sua marca, produto ou serviço.
Se compararmos a audiência adquirida em uma página de captura com o número de leads gerados, descobriremos que atitude tomar. Uma taxa de conversão de leads baixa significa que a landing page pode estar confusa. Ou ainda que o material oferecido não é tão desejado assim pelo público-alvo a ponto de convencer o internauta a deixar alguma forma de contato.
Em muitos casos, pequenos ajustes na landing page podem gerar grandes resultados de conversão. Em anúncios mobile, por exemplo, a empresa pode ter melhor desempenho em comparação com a geração de leads via desktop. Por isso testar, e avaliar esse indicador com frequência é o melhor caminho para alavancar esse KPI.
Entender quanto custa para a empresa cada contato de um novo potencial cliente é essencial. Assim, será possível entender os formatos que possuem o melhor custo-benefício na aquisição de um novo lead e, consequentemente, reduzir os gastos. O fato é que em alguns casos o lead possui um valor muito alto e não chega a se tornar cliente. Então, é preciso ter cuidado na escolha dos canais para que a geração seja o mais lucrativa possível.
Conhecer o número de potenciais compradores que se tornaram clientes é muito importante para o negócio, visto que possibilita enxergar se o esforço comercial tem conseguido superar as objeções dos leads gerados para que eles se tornem mais dispostos a comprar.
Ao identificar qual mudança deve ser realizada na equipe de vendas, a empresa consegue ampliar as suas oportunidades de gerar cada vez mais vendas. Portanto, essa é uma métrica que precisa ser monitorada de perto.
Percebeu como acompanhar os resultados de campanhas on-line pode levar o negócio a outros níveis? Contudo, é necessário ter conhecimento e disponibilidade de tempo para não só enxergar um KPI de marketing digital, como também para obter dele subsídios para a tomada de decisão da empresa. E isso só será possível se a empresa definir objetivos claros no planejamento de mídia.
Se o seu objetivo é melhorar o desempenho das ações de marketing digital e, consequentemente, elevar o faturamento do negócio, entre em contato com a SimpleAds e conheça as nossas soluções.