O mercado moderno tem sido cada vez mais marcado pela alta competitividade em todos os setores. Nesse cenário, a experiência do consumidor é um dos principais fatores de diferenciação entre marcas concorrentes.
Quando uma pessoa julga como positivo o processo de compra de determinado produto, tende a voltar ao lugar ou a adquirir o mesmo serviço novamente. Para isso, as empresas com foco no desenvolvimento contínuo precisam conectar os clientes à marca, de modo que a relação se torne mais próxima.
Quer saber como avançar nesse ponto? Então confira cinco dicas valiosas para qualificar a experiência do consumidor. Boa leitura!
É fato que a internet revolucionou a maneira de fazer publicidade e, inclusive, de comercializar. O universo virtual possibilita a criação de mensagens específicas voltadas a diferentes canais de transmissão.
As redes sociais, por exemplo, figuram como boa demonstração: cada uma delas oferece funcionalidades peculiares. Com a intenção de se aproximar do público-alvo, explore as melhores opções das plataformas, como os Stories do Instagram e as imagens no Facebook.
O storytelling vem ganhando bastante força recentemente. Trata-se de uma estratégia de marketing com caráter mais persuasivo do que invasivo. Sua proposta é contar histórias relevantes ao mesmo tempo em que promove a marca.
Para aumentar as chances de sucesso, o público-alvo deve estar bem definido. É necessário, sobretudo, prestar atenção a fatores como:
O storytelling é importante para estreitar a ligação com as pessoas e, assim, otimizar a experiência do consumidor. Dessa forma, passa a existir o engajamento ideal para elevar as vendas a partir de uma abordagem indireta e emocional.
Quando navegam na internet, os usuários buscam materiais úteis de algum modo. Saber explorar isso é um dos segredos para ganhar pontos com possíveis clientes. Portanto, a dica é criar um blog e postar conteúdos relevantes para se aproximar do consumidor.
Mas não faça aquela publicidade descarada: seja sutil. Caso sua empresa trabalhe com quadros e molduras, por exemplo, vale a pena elaborar uma série de materiais sobre decoração, móveis e outros elementos nesse sentido.
Sendo assim, o leitor percebe a autoridade da empresa no assunto e a trata com credibilidade. O mesmo se aplica a qualquer tipo de anúncio: preze sempre pela relevância do conteúdo e evite o tradicional, já batido.
O tópico anterior é uma das bases do marketing de conteúdo. As estratégias desse tipo de ação consistem em gerar engajamento e, consequentemente, vendas. Quando o usuário demonstra interesse em seus materiais, ele ingressa na chamada jornada de compra e, então, vira um possível cliente.
Nos textos do blog, o CTA (call to action, ou chamada para ação) deve receber a atenção necessária. Ao fim de cada publicação, o leitor é incentivado a continuar sua jornada com a marca. Os convites mais comuns são:
No fim das contas, qualquer pessoa que passa por uma experiência positiva tende a externá-la. É por isso que o “marketing boca a boca” nunca perderá força. Como falamos acima, ações na internet são fundamentais para, entre outras coisas, reforçar a credibilidade da marca perante o público.
Clientes podem atuar como ótimos “embaixadores” ao espalharem a qualidade dos serviços recebidos em diversas frentes. Portanto, as corporações precisam abrir os olhos a respeito do impacto do atendimento e do trabalho que prestam, seja online, seja cara a cara.
Conforme observamos ao longo do texto, a experiência do consumidor pode ser otimizada com práticas simples, mas de alto impacto. Considere a implantação delas em sua empresa e perceba como o tratamento às pessoas é recompensado em lucros a curto, médio e longo prazo.
E aí, o que achou das dicas? Quer receber novos materiais relevantes sobre o tema? Aproveite que está por aqui e assine nossa newsletter!
Preencha seu e-mail e receba os melhores conteúdos diretamente em sua caixa de entrada, além de conteúdos exclusivos: