O YouTube Analytics é uma ferramenta que auxilia na segmentação das campanhas de marketing na plataforma de vídeo. Nela, é possível acompanhar métricas e informações da conta e dos vídeos postados.
Quem trabalha com estratégias digitais sabe da importância de direcionar a divulgação da forma correta e de acordo com o público para melhorar as vendas. Por isso, o YouTube Analytics é essencial para os resultados das campanhas de vídeo.
Quer conhecer um pouco mais sobre a plataforma e saber como tirar melhor proveito das informações geradas por ela? A seguir, acompanhe algumas dicas que vão ajudar você a planejar e alavancar suas vendas.
A ferramenta do YouTube é uma excelente fonte para conhecer um pouco mais o público-alvo da empresa. Os relatórios fornecem dados sobre a audiência, a exemplo do dispositivo no qual assiste, do local onde está e de como chegou até o canal. Com essas informações, é possível deixar a publicação mais direcionada e impactar as pessoas certas.
Uma dica importante é analisar as métricas por cada vídeo. A prática possibilita a comparação entre eles, para verificar qual assunto é mais relevante a quem assiste.
Outro comparativo interessante é entre os usuários que gostaram e ou não de determinado material. Analisar o volume de interações e a diferença das duas situações é uma forma de ter insights para propor ações. Vale ressaltar que conteúdos adaptados conforme o comportamento e as necessidades do público têm melhores resultados para as campanhas digitais.
O YouTube é o segundo site mais acessado do Brasil. Assim como o Google, a plataforma de vídeo é utilizada pelos usuários para pesquisar informações e assuntos. Da mesma forma que ocorre no site de buscas, a definição de palavras-chave é uma prática de SEO que deve ser considerada.
Os canais que utilizam palavras-chave indicam para o YouTube o tema do conteúdo postado para responder à dúvida do usuário. Para isso, é preciso ter conhecimento do volume de buscas do termo escolhido, o que indica o interesse de quem pesquisa no site.
Uma dica para trabalhar a palavra-chave é incluir tags relacionadas ao conteúdo. Elas classificam o vídeo conforme o assunto selecionado, portanto é importante que sejam alinhadas com a temática para atrair o público certo.
Além disso, incluir a palavra-chave na descrição do vídeo é fundamental. Sem se esquecer do objetivo de informar o usuário quanto ao conteúdo que será apresentado, acrescentar esse termo ajuda a fazer com que o material seja encontrado nos resultados.
Identificar o que motiva o usuário a buscar por conteúdos relacionados ao canal é imprescindível para traçar uma campanha de vídeo. A pesquisa de palavra-chave é uma das principais etapas que contribui para identificar os interesses e motivos de acesso.
Além disso, monitorar o engajamento dos usuários é relevante para mapear a intenção de busca. No YouTube Analytics, é possível analisar métricas como a quantidade de inscritos, os vídeos favoritados ou compartilhados e as interações. Acompanhar o desempenho desses dados ajuda a compreender os interesses dos usuários.
Sabendo das motivações, fica mais fácil propor estratégias para atingir o público-alvo e produzir materiais que deem resultados positivos ao canal.
A segmentação é um dos principais benefícios da comunicação online. No caso do YouTube, ela permite categorizar os consumidores conforme os objetivos estabelecidos por quem administra o canal. Existem práticas utilizadas por muitas empresas para segmentar sua base de usuários — e a afinidade é uma delas.
Canais que categorizam seus conteúdos de acordo com o perfil das pessoas que querem atingir se aproximam do público por compatibilidade de gostos e interesses. Além de produzir conteúdos que melhoram a experiência do cliente, é preciso criar conexões com quem assiste, para fortalecer ainda mais a afinidade criada.
Atitudes como responder a comentários, emitir avisos de vídeos novos ou consultar as pessoas sobre os temas apresentados são fundamentais para que o público interaja e permaneça conectado com a proposta do canal.
O YouTube Analytics possibilita identificar a localização dos usuários que acessam a plataforma. Conhecer os lugares de onde as pessoas utilizam o site de vídeos é interessante para propor campanhas direcionadas.
Um canal com conteúdos regionalizados pode direcionar seus materiais para que atinjam as pessoas dos locais de interesse, sem desperdiçar o investimento. Da mesma forma, canais que abordam temas mais amplos e reconhecem pela ferramenta que o maior volume de acessos é feito de determinada região podem adotar estratégias semelhantes.
Acompanhar a geolocalização dos usuários fomenta novas ideias e proporciona insights para a divulgação dos vídeos.
Ao produzir conteúdo para o YouTube (assim como para os demais meios digitais), é preciso conhecer a jornada de compra do cliente. O vídeo é um formato de mídia que pode ser adaptado para atender a todas as etapas da jornada: descoberta, consideração e decisão.
Por ser um material atrativo e de fácil assimilação, dependendo da forma como é elaborado, conduz o usuário para evoluir conforme os conteúdos até efetivar uma compra. Para tanto, é importante não se esquecer de que cada uma das fases da jornada tem necessidades de interações diferentes.
Na etapa de descoberta, o usuário identifica o problema e começa a pesquisar para ter uma melhor compreensão. Nesse momento, vídeos explicativos, de perguntas e respostas ou virais são boas opções.
Já na fase de consideração, quando o usuário começa a pesquisar por soluções para o problema, materiais com demonstração de produtos, tutoriais e review são alguns dos formatos recomendados. Na última etapa, que corresponde à tomada de decisão da compra, são indicados vídeos institucionais, de casos de sucesso e com depoimentos de clientes.
O acompanhamento de métricas e relatórios do canal no YouTube é essencial para ter uma estratégia de divulgação efetiva. Monitorar o desempenho dos vídeos, adaptar conteúdos e utilizar estratégias de SEO são atividades que devem ser realizadas por quem gerencia canais na plataforma e preza por bons resultados. O YouTube Analytics é a ferramenta ideal para isso.
Achou este artigo interessante? Que tal complementar seu conhecimento e descobrir como definir o formato dos anúncios em campanhas de mídia paga? Até a próxima!