Você sabia que o Brasil é o terceiro país do mundo que passa mais tempo conectado ao smartphone? É o que mostra um levantamento da GlobalWebIndex, empresa que reúne métricas do mundo digital. Além de confirmar que o brasileiro adora navegar na internet, esse dado revela que criar anúncios mobile pode trazer ótimos resultados para as empresas.
O aumento das impressões desse formato de publicidade é uma realidade em vários países. Diante desse contexto, é importante estar atento para se destacar da concorrência no momento de atrair os clientes. Neste artigo, mostraremos como essa estratégia é eficaz, os formatos mais adequados e os cuidados que você precisa ter. Acompanhe!
O uso de smartphones no Brasil teve um crescimento significativo nos últimos anos. Um estudo feito pela FGV apontou que até o final de 2017 o país teria 208 milhões de aparelhos em uso. Eles já se tornaram o principal meio de acesso à internet dos brasileiros, segundo o IBGE. Alguns motivos explicam esse novo comportamento das pessoas, e o primeiro tem relação com o desenvolvimento da tecnologia.
Conforme são lançados novos produtos, o custo do smartphone e de outros dispositivos móveis vai ficando cada vez mais acessível e, assim, uma maior parte da população pode ter acesso à internet mobile. Essa popularização dos aparelhos gerou um novo comportamento nas pessoas, que passaram a recorrer ao smartphone para diversas atividades no dia a dia. Entre elas:
Resumindo, a navegação mobile está presente quase que 24 horas por dia na vida de um consumidor. Diante dessa realidade, as empresas criaram novas estratégias para atrair a atenção do seu público-alvo no mobile. As campanhas de anúncios voltadas para esse tipo de audiência têm trazido ótimos resultados, mostrando para as marcas que esse é o caminho para quem deseja se destacar da concorrência.
Números divulgados recentemente mostram como as empresas podem ter um ótimo retorno do investimento ao apostar na publicidade mobile. Segundo um levantamento da Adobe, as impressões nesse tipo de anúncio cresceram 53% entre outubro de 2015 e dezembro de 2016.
Existem segmentos de negócio que até mesmo já priorizam os anúncios mobile em suas estratégias de marketing digital. De acordo com a SEMrush, 85% dos anúncios realizados por lojas virtuais são voltados para dispositivos móveis.
Vale destacar que além de atrair novos clientes, os anúncios mobile ajudam a coletar dados valiosos sobre os consumidores. A cada acesso ao site ou a um aplicativo, é possível verificar a geolocalização do consumidor por meio do GPS do aparelho, identificar o sistema operacional utilizado, entre outras informações estratégicas.
Outra forma de extrair dados relevantes é por meio de uma DMP (Data Management Platform). Trata-se de uma ferramenta que coleta, armazena e organiza as informações fornecidas pelos clientes. Com essa base de dados em mãos, as empresas podem fazer campanhas cada vez mais segmentadas e personalizadas, tornando a mensagem mais relevante e, consequentemente, melhorando a conversão.
Mesmo diante de resultados tão positivos, alguns profissionais de marketing ainda desconfiam das vantagens de priorizar o investimento no mobile. O desconhecimento sobre as opções de formato, campanhas e mensuração dos resultados pode explicar esse receio. A boa notícia é que esse não é um motivo para se preocupar.
Felizmente, as próprias ferramentas de publicidade online estão cada vez mais inteligentes. Elas “entendem” que o consumidor que navega mobile apresenta um comportamento diferente daquele que está no desktop. Para facilitar a visualização e conversão dos anúncios, existem vários formatos diferenciados que podem ser utilizados pelas empresas.
É muito difícil captar a atenção do consumidor quando ele está em um smartphone, afinal existem muitas distrações. Por isso, é importante que os anúncios mobile ofereçam algum diferencial. O formato rich media, por exemplo, traz um conteúdo interativo por meio de vídeo, áudio e outros elementos que estimulam o contato. Há outros formatos interessantes, como publicidade inserida em artigos e Push Ads.
Quando falamos sobre o conteúdo desses anúncios, vale a regra que todos já conhecem: ele deve ser exclusivo, relevante e criativo. Um dos formatos que mais têm trazido resultados positivos é o anúncio em vídeo. Segundo um estudo realizado pela Cisco, até 2020, a previsão é de que os vídeos representem 85% do tráfego de internet no Brasil.
Para confirmar essa tendência, basta lembrar da quantidade de Stories que você assiste no Instagram diariamente ou como os youtubers são cada vez mais influentes na mídia. Um exemplo disso é o Whindersson Nunes, a personalidade mais influente do Brasil em 2017, de acordo com o Google.
Existem alguns fatores que devem ser levados em conta na hora de criar esse material. A mensagem precisa ser clara e objetiva, captando a atenção do consumidor em poucos segundos. O conteúdo deve ser exibido de forma simples, sem poluir a tela ou dificultar a navegação das pessoas. E também é fundamental conhecer o perfil do público-alvo para que a marca consiga ir ao encontro das suas principais necessidades.
Como já deu para perceber, esse trabalho exige muito conhecimento sobre o funcionamento dos anúncios mobile. Criação de conteúdo, segmentação, automatização do processo e mensuração de resultados são só alguns exemplos das etapas dessa estratégia. Por esse motivo, para que os anúncios tragam bons resultados, é importante que a sua empresa conte com a ajuda de agências especializadas.
Esse investimento tem um ótimo custo-benefício, já que os profissionais têm o conhecimento do mercado e sabem como e quando os anúncios devem ser vinculados pela empresa. Essa visão estratégica pode evitar erros e fazer com que os resultados venham mais rapidamente.
Chamar a atenção do seu público-alvo na internet é um desafio. Para se destacar da concorrência, é necessário investir em formatos de publicidade que se adaptem ao comportamento do consumidor em dispositivos móveis. Então, o que você está esperando para dar uma chance aos anúncios mobile? Não perca tempo!
Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Conheça os formatos mais utilizados e veja como eles podem atrair clientes para a sua empresa.