Aumentar a taxa de conversão dos anúncios é uma busca constante de todos que investem em marketing digital. Quando a taxa não é boa ou existe a tentativa de melhorar ainda mais um desempenho que já é bom, é preciso contar com estratégias que permitam esse crescimento.
Mas, antes disso, é fundamental investigar os motivos que levaram ao não alcance dos resultados desejados. Dentre eles, alguns dos que mais ocorrem são:
Para solucionar esses problemas e outros relacionados à baixa taxa de conversão, é importante contar com as estratégias certas. Confira 5 delas!
O título representa boa parte do sucesso do anúncio, afinal, é por meio dele que a atenção do usuário será despertada e o clique gerado. Dessa forma, é essencial que você valorize a importância que a escolha dos títulos tem na sua estratégia, o que requer cuidado especial para fazer as melhores escolhas.
Criar um título atraente exige que você seja objetivo, transparente, evite ambiguidades e passe a informação que o usuário deseja de forma clara. Lembre-se de que, caso o usuário tiver qualquer dúvida, a tendência mais provável é que ele ignore o seu anúncio e migre para um concorrente.
O CTA (Call to Action), em português, “chamada para ação”, também tem grande relevância na busca por despertar o interesse do usuário e, principalmente, para que haja um processo interativo entre anunciante e público.
As mesmas dicas citadas para criar um título eficiente se aplicam aqui, já que ambos são fatores comunicativos e possuem objetivos similares.
Os formulários são ótimas ferramentas para ajudar a aumentar a taxa de conversão. Mas, para que eles funcionem, é necessário que sejam utilizados de maneira correta.
O segredo para isso está na otimização das informações. Os usuários não estão dispostos a responder a várias perguntas. Além disso, há a possibilidade de eles ficarem incomodados com alguns questionamentos (especialmente perguntas mais “invasivas”).
Sendo assim, o conceito de “menos é mais” funciona muito bem nessa hora. Ao evitar que o usuário perca tempo, você também terá um ganho, afinal receberá somente as informações que de fato são relevantes.
A geolocalização é uma excelente ferramenta para apresentar ao público um dos pontos que eles mais valorizam: a facilidade de acesso. Ao ver que existem locais próximos capazes de atender às suas demandas, o público naturalmente fica mais propenso a clicar nesses anúncios.
Com o constante uso e aprimoramento das ferramentas de geolocalização, o poder desse recurso cresce cada vez mais, proporcionando um aumento significativo na taxa de conversão.
Outro ponto importante é que, além de aumentar o número de cliques, essa estratégia ajuda a trazer um tráfego mais qualificado, ou seja, pessoas realmente interessadas no que o seu negócio tem a oferecer.
O uso de dispositivos móveis para acessar a internet cresceu de forma impressionante. Logo, é fundamental que seu negócio esteja apto para atender os usuários mobile em qualquer estratégia de marketing digital vencedora.
O que antes era um diferencial competitivo, hoje é uma obrigação para que a sua empresa esteja em condições de concorrer com outros anunciantes. Por si só, o mobile já contribui para o aumento da taxa de conversão pela facilidade de acesso que proporciona, o que faz com que o seu anúncio possa ser visto a qualquer hora e em qualquer local.
O remarketing é uma das formas mais poderosas de aumentar a taxa de conversão. Como esses anúncios “seguem” as pessoas e funcionam como um lembrete de que elas manifestaram interesse naquele produto ou serviço anunciado, acabam sendo também uma maneira de “resgatar” possíveis vendas perdidas.
Além disso, a estratégia possibilita inclusive classificar os clientes conforme os estágios de compra, tais como visita ao anúncio, abandono do carrinho, compra do produto (para oferecer itens complementares), entre outros.
Dessa forma, há a união de dois recursos importantes do marketing digital: remarketing e poder de segmentação. O remarketing pode, ainda, ser feito de várias maneiras, veja algumas das principais.
Por meio da atuação em sites parceiros, a Rede de Display do Google oferece espaços nessas páginas para que anúncios de remarketing sejam feitos.
A grande vantagem dele é que é possível ir além do seu nicho de atuação. Por exemplo, um anúncio de remarketing feito por uma loja de produtos naturais pode ser exibido em um site de notícias. Essa escolha se baseia na relevância que o site tem para esse usuário.
A Rede de Pesquisa do Google trabalha somente dentro dos meios de pesquisa do próprio buscador, como Google Maps, Google Shopping, Google Imagens, grupos do Google, além da própria página de pesquisa geral e de páginas de pesquisas parceiras.
Nesse cenário, o anúncio de remarketing será ativado quando o usuário pesquisar determinada palavra-chave.
Sabendo que o Facebook é a principal forma de prospecção de clientes de muitas empresas, ter uma estratégia como o remarketing dentro dessa plataforma é uma ajuda e tanto para elevar a taxa de conversão.
Pense na grande quantidade de tempo que as pessoas que visualizaram os seus anúncios passam navegando nessa rede social? Na maioria das vezes, algumas horas por dia. Considerando esse fator, dificilmente elas não notariam a sua ação de remarketing, favorecendo assim novos acessos e posterior conversão.
Essas dicas ajudam a criar uma estratégia sólida para aumentar a taxa de conversão do seu negócio. Aplique-as e aproveite a força delas para expandir os seus resultados.
Além das formas convencionais de anúncios, existem outras não convencionais que podem ser um grande diferencial competitivo para a sua empresa. Para conhecê-las, basta entrar em contato conosco. Você irá se surpreender com a grande possibilidade de crescimento que elas proporcionam!