O consumidor está cada vez mais exigente. Isso é um fato e, portanto, as empresas precisam correr atrás do prejuízo e encontrar maneiras mais eficientes e menos invasivas de se comunicar com seus usuários. Sendo assim, novas abordagens vão surgindo e ganhando espaço e uma delas é a estratégia de Marketing de Conteúdo.
Não importa se você está andando na rua, assistindo televisão ou usando as redes sociais no seu smartphone: somos bombardeados por anúncios e propagandas o tempo inteiro e em todas as plataformas. O Marketing de Conteúdo, portanto, é uma forma mais sútil e eficiente de fortalecer e divulgar a sua empresa em um mercado tão concorrido.
A tarefa, porém, não é tão simples de ser colocada em prática e muitos erros acabam acontecendo nesse processo. Para que você conheça quais são e como evitá-los, preparamos este artigo completo sobre o assunto. Continue a leitura e saiba como conseguir os melhores resultados com a sua estratégia de Marketing de Conteúdo.
Atualmente, o consumidor tem mais poder sobre o que escolher, seja na televisão ou na internet. Sendo assim, é preciso saber como chamar a atenção do usuário mais exigente, tentando ser menos invasivo e mais criativo nas suas peças de comunicação. A estratégia de Marketing de Conteúdo tem exatamente esse objetivo.
A partir da criação de conteúdos relevantes e valiosos para os usuários, você consegue atrair mais visitantes para as suas páginas. Produzindo materiais que possam ser úteis para o dia a dia do seu público, você acaba conquistando a confiança dele, fazendo com que ele passe a ver a sua marca como uma autoridade no mercado.
A principal característica dessa estratégia é o foco na produção de conteúdo relevante e não o produto e/ou serviço que você tem a oferecer. O foco não é divulgar a sua empresa, mas sim ajudar o consumidor com o esclarecimento de uma dúvida ou o ensinamento de algum conceito, por mais que ele não venha a se tornar um cliente do seu negócio.
A ideia final do conteúdo é o fortalecimento da relação entre marca e consumidor, não a venda do seu produto. Como consequência, o público vai se sentir tão confortável com aquele material que vai se sentir disposto a compartilhar as suas páginas com outras pessoas, aumentando o alcance em potencial da sua empresa.
Por ser uma estratégia voltada aos resultados a longo prazo, a ideia não é a conversão inicial, se preocupando mais com o crescimento e fortalecimento de uma relação próxima com o consumidor. Com essa ligação estabelecida, a conversão no futuro fica muito mais simples de ser alcançada, já que o usuário vai conhecer e confiar na sua marca.
Com a criação de um funil de vendas — dividido em topo, meio e fundo —, você vai acompanhando o desenvolvimento de cada lead. Assim, você identifica o momento certo para oferecer determinado conteúdo, avançando, se aproximando aos poucos e sendo mais preciso na oferta dos materiais, indo de acordo com o que cada um procura.
Na prática, portanto, a estratégia de Marketing de Conteúdo consiste em fortalecer a relação entre marca e usuário com a disponibilização de materiais ricos e úteis para o dia a dia do consumidor em potencial. Consequentemente, ele passa a confiar mais na sua empresa e fica mais propício a finalizar o negócio com você.
A estratégia de Marketing de Conteúdo vai, aos poucos, se estabelecendo como uma das mais eficientes na busca pela atenção — e os recursos — do consumidor. Não à toa, cada vez mais negócios estão adotando o método: de acordo com o Content Trends 2019, pouco mais de 67% das empresas já utilizam essa tática em seu planejamento.
Das organizações que adotam essa estratégia, mais da metade delas apontam aumentos no orçamento para essa tática nos próximos meses. Ou seja, os resultados estão aparecendo e tem mais gente disposta a oferecer conteúdos relevantes para os seus usuários e, assim, alcançar as metas traçadas anteriormente.
A mesma pesquisa indica que o principal objetivo de quem utiliza a estratégia de Marketing de Conteúdo é a geração de leads. O reconhecimento da marca e o engajamento com os usuários são uma prioridade, enquanto as vendas e a fidelização de clientes aparecem em seguida. Com a execução correta, tudo isso é possível de ser colocado em prática.
A geração de leads é, sem dúvidas, a principal delas, permitindo que as empresas consigam atrair mais consumidores em potencial para as suas páginas, descubram mais informações sobre quem eles querem converter e, assim, se aproximem de conquistar mais um cliente para o seu negócio.
A fidelização também é outra característica importante da estratégia de Marketing de Conteúdo, até porque os seus resultados são mais nítidos a longo prazo. O usuário vai se aproximando da marca e passando a enxergá-la positivamente, como uma autoridade no assunto. Consequentemente, essa vai ser a primeira opção na hora que tomar alguma ação.
Sendo assim, é preciso ter paciência e esperar pela relação mais próxima com o usuário, ganhando a sua confiança, ajudando com o conteúdo relevante e, assim, aumentando as chances de conversão. Convencer alguém que já conhece, confia e já foi ajudado pela sua empresa se torna uma tarefa muito mais simples de ser colocada em prática.
Além disso, o departamento de vendas da sua empresa também é beneficiado, com o trabalho natural de qualificação dos leads, quase como um Marketing de Nicho, segmentando ainda mais os seus alvos. Ao acompanhar a evolução de cada usuário por meio do funil de vendas, você vai saber o momento certo para abordar o seu alvo e, assim, potencializar as suas chances de conversão.
Agora que você já sabe como implementar a estratégia de Marketing de Conteúdo pode ser importante, que tal conhecer as práticas que você deve evitar? Para isso, separamos os 7 erros mais comuns na hora de colocar em ação esse método. Confira a lista e tenha certeza de que você não está fazendo o mesmo!
A persona é um perfil semificcional do cliente ideal, com detalhes muito mais precisos do que o conceito de público-alvo, por exemplo. Ela vai ter nome, trabalho, cargo, preferências, hobbies, comportamento, desafios, dificuldades e objetivos. A estratégia de Marketing de Conteúdo é baseada na sua persona.
Portanto, não pensar na definição desse conceito é um erro grave e que pode comprometer todo o funcionamento do seu plano de Marketing. Afinal, a partir das informações da persona é que você vai produzir o conteúdo, seguindo as preferências e desejos daquele perfil, pensando em ações voltadas para a sua persona, tornando-a fundamental.
A produção de conteúdo também é um dos pontos principais dessa estratégia e, portanto, deve ser uma tarefa levada a sério. A internet está repleta de artigos, textos, notícias e análises, portanto, o seu material só vai se destacar se, de fato, não for superficial. Criar conteúdos exclusivos e inéditos é o caminho mais acertado para ter sucesso.
Esse erro complementa a ausência ou a criação de uma persona sem muitos detalhes, já que o objetivo da estratégia de Marketing de Conteúdo é o foco em ajudar o cliente, não em conseguir uma venda imediata. Por isso, é preciso saber quais são os interesses dos seus clientes para identificar aquilo que vai gerar o maior impacto em busca da conversão.
Em tempos marcados pela enorme quantidade de anúncios e informações disponíveis, é fundamental ser preciso nas suas ações. Isso só vai acontecer ao saber qual é o interesse dos consumidores em potencial. Identificando o que é, fica mais fácil produzir conteúdos que, de fato, o ajudem ou solucionem um problema.
A estratégia de Marketing de Conteúdo precisa ser pensada a longo prazo. Caso você busque ações que gerem resultados mais rápidos, o Marketing Digital está repleto de estratégias mais eficientes nesse sentido. Porém, quando falamos na produção de conteúdo relevante, paciência é a peça-chave para o sucesso.
Outro ponto que não deve ser ignorado é a importância do funil de vendas. Ao se basear nele, você consegue identificar o momento que cada usuário está e vai saber qual o conteúdo mais indicado para oferecer. Ou seja, maior precisão dos materiais produzidos, aumentando as chances de sucesso.
Parte importante dentro da estratégia de Marketing de Conteúdo é a utilização correta das palavras-chave. Afinal, a partir delas que você vai conseguir chegar ao usuário, especialmente quando falamos em mecanismos de pesquisa. Portanto, saber quais são os termos mais pesquisados, por exemplo, vai indicar o que deve gerar melhores resultados.
Quando falamos nesse método de trabalho para atração e prospecção de clientes, é muito comum pensarmos apenas em textos, certo? Porém, esse é outro erro grave e que deve ser evitado. A internet oferece milhares de opções e você deve saber utilizá-las adequadamente em cada situação.
Alguns assuntos, por exemplo, podem contar com um vídeo marketing mais explicativo, servindo de complemento para o material escrito. Infográficos também podem ser muito úteis, especialmente para gerar engajamento nas redes sociais e ilustrar o que está sendo passado em um texto do blog. Por isso, invista em diferentes formatos de conteúdo.
Diferentemente de uma campanha de anúncios online, por exemplo, a estratégia de Marketing de Conteúdo não gera resultados rapidamente e foca principalmente na construção de um relacionamento próximo com o consumidor. Isso leva tempo e é preciso ter paciência durante o processo para conseguir alcançar os resultados estipulados.
Por mais que erros façam parte de qualquer ação ou campanha de Marketing, alguns devem ser evitados, especialmente em estratégias a longo prazo, em que você só vai identificar o erro lá na frente. Já pensou em gastar tempo e recursos produzindo conteúdo valioso para alguém que não tem interesse em ser seu cliente?
Isso pode acontecer caso você não defina uma persona para o seu negócio, ou seja, alguém que você vai impactar e buscar a conversão. Toda a sua estratégia pode ir por água abaixo se você não estiver se comunicando com a pessoa certa. Da mesma forma que os resultados não vão surgir se você apostar na produção de conteúdo superficial.
Afinal, os mecanismos de pesquisa sabem diferenciar um material original e que pensa na experiência do usuário do que um que não tem a qualidade necessária para ajudar ninguém ou, pior, é uma cópia de outro conteúdo. Consequentemente, o seu ranqueamento seria ruim, você perderia autoridade, reputação online e menos leads seriam gerados.
Portanto, fique atento aos itens que listamos acima e garanta que eles não se repitam durante o processo na sua organização. Por mais que equívocos façam parte de qualquer etapa, certos erros podem ser cruciais para o sucesso ou fracasso de toda a sua estratégia de Marketing de Conteúdo.
O primeiro passo para garantir que erros como esses listados acima não se repitam na sua organização é acompanhar de perto as métricas e indicadores. Taxa de conversão, número de visitas, taxa de rejeição, CAC (Custo por Aquisição de Cliente), enfim, dados que vão passar a ideia do que está funcionando e do que precisa ser aprimorado.
Além disso, contar com o auxílio de uma empresa especializada pode fazer uma diferença na hora de implementar uma estratégia de Marketing de Conteúdo, especialmente no momento inicial e se você não tem muita experiência no assunto. Ao contar com profissionais especializados no método, as suas chances de sucesso são maiores.
Fique tranquilo, ninguém vai decidir o futuro da sua empresa por você, vão apenas orientar os caminhos mais importantes a serem seguidos. Encontrar uma persona, por exemplo, não é simples e é uma tarefa essencial para o sucesso da estratégia. Uma agência especializada pode contribuir para a definição do perfil ideal de cliente.
A estratégia de Marketing de Conteúdo é extremamente válida para quem quer inovar na abordagem ao consumidor em potencial. Além de permitir que você ganhe outros benefícios, como a maior fidelização de clientes ou o ganho de autoridade da sua marca. Evitando os erros descritos neste artigo, é possível conquistar excelentes resultados.
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