Cada pessoa tem a sua história, suas preferências, objetivos e um comportamento único, certo? Pois isso também pode se aplicar às empresas, especialmente para fazer com que uma organização consiga se destacar da concorrência aos olhos do consumidor. É esse, justamente, o papel da identidade corporativa.
Do logotipo até o tipo de comunicação exercido, todas as características únicas de uma empresa fazem parte dessa identidade. E colocar esse conceito em ação é essencial para destacar e estabelecer a organização no mercado, especialmente por fortalecer o seu Brand Awareness.
Ficou interessado? Que tal, então, se aprofundar nesse assunto tão importante para o sucesso do seu negócio? Continue a leitura deste artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre o que é identidade corporativa e como colocá-la em prática!
Desenvolvido nos primeiros anos do século XX, o conceito de identidade corporativa não se modificou muito até hoje. Podemos resumi-lo como a demonstração da visão e dos valores de uma empresa por meio de elementos visuais, da sua relação com o mercado, do seu comportamento e de demais estratégias de branding.
Certas marcas conseguem fazer esse trabalho de forma precisa, sendo hoje referências dentro do seu segmento de mercado. Mas, afinal, como isso acontece? Além de se destacarem pela qualidade ou outras características do seu produto e/ou serviço oferecido ao público, o fato é que elas conseguem se fazer presentes na consciência do seu público.
Esse tipo trabalho, de fato, não é simples de se colocar em prática, e os seus resultados não costumam aparecer logo de cara. Porém, se você pensa em gerar mais influência digital e conseguir uma fidelização maior dos seus consumidores — aumentando sua participação no mercado —, trata-se de algo extremamente necessário.
Não importa qual é o tamanho da sua empresa ou o segmento de mercado em que ela atua: ter uma identidade bem definida é fundamental. Isso é o que permite uma boa apresentação pública, estabelecendo como a organização vai se portar em determinadas situações, seja na hora de se comunicar nas redes sociais, seja ao gerenciar uma crise de marca.
Vale destacar aqui, inclusive, um erro muito comum quanto o assunto é identidade corporativa: limitar esse conceito ao trabalho de criação de um logotipo. É importante entender que esse é apenas um dos componentes a se considerar, não o único.
O conceito de identidade não se limita ao que está no papel, aos valores ou elementos visuais da sua empresa, mas diz respeito também a como ela se comporta na prática. Se a sua organização tem um posicionamento mais favorável aos cuidados e preservação do meio ambiente, por exemplo, é preciso realizar ações que caminhem nesse mesmo sentido.
De nada adianta ter um discurso lindo contra poluição se, na prática, não houver atitudes que busquem solucionar esse problema. O consumidor, o mercado e os próprios colaboradores perceberão essa incongruência — o que, em plena era da transformação digital, pode acabar impactando negativamente até a sua reputação on-line.
Em outras palavras, ao definir a sua identidade corporativa, é fundamental segui-la à risca e garantir que a imagem da empresa no mercado seja coesa, sempre de acordo com o que os clientes e os seus colaboradores esperam.
A transformação digital modificou diversos aspectos da nossa sociedade, incluindo a forma como nos relacionamos e até a dinâmica entre empresas e consumidores. Hoje, o cliente não quer apenas comprar um produto e/ou serviço, ele quer se relacionar com a marca, quer ter mais informações sobre ela e monitorar o seu trabalho de perto.
Oferecer um produto e/ou serviço de melhor qualidade ou com um preço mais acessível, portanto, já não é suficiente para garantir a satisfação desse consumidor. É preciso se posicionar bem e oferecer uma experiência única, para garantir que ele tenha mais chances de retornar para uma nova compra. E é nesse sentido que a identidade corporativa acaba se tornando um grande diferencial, uma forma de se destacar em um mercado amplamente concorrido.
Um estudo da Salesforce, por exemplo, mostra que 95% dos usuários são fiéis aos negócios em que confiam. Estabelecer essa relação de confiança passa diretamente por saber o que esperar de uma empresa. Logo, com uma identidade bem estabelecida, essa tarefa se torna muito mais simples de ser colocada em prática, já que você saberá qual é a postura e as ações que o seu consumidor espera da sua marca.
De acordo com as características e comportamento da sua empresa, você pode ter uma relação melhor ou pior com o seu público-alvo, potencializando ou não as suas chances de sucesso. Se você pensa, então, em resultados positivos a longo prazo, fortalecer essa relação é primordial.
Além de ser um ótimo diferencial competitivo para a sua empresa, definir uma identidade corporativa garante ainda outros benefícios — especialmente a longo prazo, como dissemos. A seguir, separamos alguns deles para que você não pense duas vezes antes de iniciar o seu processo de criação. Confira!
A identidade da empresa também impacta a sua cultura organizacional, ajudando a estabelecer quais são os valores e comportamentos aceitos internamente. Grosso modo, o ambiente de trabalho funcionará de acordo com a identidade escolhida pela sua organização, de modo que ela ajudará a guiar os hábitos dos colaboradores.
Com uma identidade estabelecida, fica muito mais fácil tornar a sua marca relevante perante o seu público comprador, além do mercado, de modo geral. Um trabalho eficiente nesse sentido é capaz de destacar a sua marca não apenas na busca de mais vendas, por exemplo, mas também ao se tornar referência em seu segmento de atuação.
Ao definir, por exemplo, a linguagem que será utilizada nas comunicações com o seu consumidor, você consegue torná-las muito mais precisas e eficientes. Afinal, você encontrará um tom de voz que se adéqua ao perfil específico de quem você quer converter, aumentando suas chances de passar corretamente a ideia da mensagem, seja ela qual for.
Como consequência do que dissemos até aqui, o seu trabalho de fidelização se torna bem mais simples. Ao estabelecer uma relação mais próxima e de acordo com as expectativas do seu público, ele passará a confiar na sua marca, até o ponto em que sua empresa seja a sua primeira opção quando ele decidir por uma nova compra.
Bom, agora que você já sabe o que é a identidade corporativa e como ela pode ser fundamental para o sucesso de um negócio, é hora de entender como colocar esse conceito em prática dentro da sua organização, certo? Separamos alguns pontos que devem ser levados em consideração para facilitar essa tarefa.
Antes deles, porém, é muito importante ter em mente os fatores que devem ser colocados em debate durante a criação da sua identidade.
Considerando, então, todos esses pontos no seu planejamento, a tendência é que a identidade corporativa da sua empresa seja, de fato, muito útil para a busca dos seus objetivos. Agora, confira o que precisa ser feito para você criar esse conceito na sua organização!
A identidade corporativa deve ser feita de acordo com a história da sua empresa, ou seja, deve considerar quais foram os passos tomados até ela chegar onde chegou. Com base nessa trajetória, será possível formular um conceito mais rico, único e exclusivo para o seu negócio. Algo que, realmente, represente a sua essência.
Lembre-se de que a identidade é pensada para representar a sua marca, por isso, o resultado final será muito mais satisfatório se a história da empresa for levada em consideração durante esse processo. Portanto, o que já foi feito — ou, no caso de uma nova empresa, o que se quer fazer — pode garantir o conceito exclusivo.
Os elementos visuais têm papel fundamental dentro da identidade corporativa, já que são eles os recursos que vão facilitar o reconhecimento do público em relação à sua organização. A ideia aqui é transformar um logotipo, por exemplo, em uma referência capaz de transmitir as características da sua empresa de forma mais natural.
Também é preciso pensar na paleta de cores que será utilizada nas suas peças de comunicação — além, é claro, da tipografia da sua identidade corporativa. Esses dois conceitos devem ser pensados de forma que influenciem a percepção dos consumidores em relação à sua marca, seja para transmitir uma ideia de tranquilidade, seja de dinamismo.
Para as cores, por exemplo, você pode analisar o que cada uma delas representa e combiná-las com a mensagem que você quer transmitir. Da mesma forma as fontes, que também devem ser definidas de acordo com a ideia a ser passada para o público. Em seguida, crie um manual para que todas essas escolhas sempre sejam seguidas pelos colaboradores.
No final das contas, você quer atrair mais consumidores para o seu negócio em busca de um maior volume de vendas, certo? É preciso, então, levar em consideração o perfil do seu público-alvo e, ainda mais fundamental, da sua persona. Afinal, ao oferecer uma experiência mais agradável para quem você quer que conheça a sua marca, maior é sua chance de sucesso na missão.
Sua identidade deve ser pensada considerando a recepção de quem você quer tanto convencer. Portanto, tente adequá-la ao perfil específico do seu consumidor — com peças, mensagens e elementos visuais que sejam condizentes com o que esses usuários mais valorizam, por exemplo. Assim, as chances do seu público comprador se identificar com a marca e a sua mensagem aumentam exponencialmente.
Como todos os pontos definidos até aqui, chegamos ao momento de encontrar o tom de voz e a linguagem a serem utilizados na sua comunicação. Um fator extremamente importante, especialmente na era da transformação digital, em que marcas e consumidores interagem de forma muito mais próxima e intensa nos diferentes canais disponíveis.
Caso o seu público seja mais jovem e adepto das redes sociais, por exemplo, é possível pensar em um vocabulário mais descontraído, que se encaixe na realidade desse consumidor e aumente as suas chances de passar a sua mensagem com sucesso. Já se o perfil dos leads é mais executivo, você deve priorizar materiais com informações mais específicas e relevantes sobre os assuntos.
Além disso, é importante definir uma linguagem que se encaixe nos diferentes tipos de comunicação que você vai ter com o usuário. Ela vai ser utilizada para enviar um e-mail marketing ou para interagir nas redes sociais? Ou, ainda, para criar conteúdo relevante em um blog, para anúncios on-line ou em grandes ações publicitárias? Esse tipo de informação é essencial.
Enfim, a identidade corporativa é muito importante para qualquer marca que busca se estabelecer como uma referência dentro do seu segmento de atuação. Ainda mais hoje, num tempo marcado por uma exigência cada vez maior do consumidor, investir em conceitos como esse ajudam a aproximar a sua marca do seu público comprador, e aumentam as suas chances de sucesso. Lembre-se disso!
E aí, gostou do nosso artigo? Conseguimos tirar as suas dúvidas sobre o que é identidade corporativa e qual é a importância desse conceito? Agora, que tal continuar por dentro de outros assuntos relevantes para o sucesso da sua marca? Assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este em primeira mão!