O sucesso corporativo nunca chega por acaso. Não se trata, aliás, de uma tarefa simples. Afinal de contas, nem mesmo a união de profissionais competentes basta: é preciso criar um ambiente harmônico e de busca pelo mesmo objetivo. Ações integradas de marketing, por exemplo, são fundamentais nesse sentido.
Você já ouviu falar no termo? Ações integradas de marketing consistem na sincronização de diferentes estratégias. A meta principal é conectar todos os projetos, desenvolvendo um lastro positivo para potencializar as qualidades de cada um deles.
Dessa maneira, além de se facilitar o caminho até o grande foco da empresa, evita-se perda de tempo ou dinheiro. Com uma voz unificada, a marca ganha credibilidade e intensifica a relação com o seu público.
Quer ficar ainda mais por dentro do tema? Então continue a leitura do post!
Existem diversos motivos para adotar ações integradas de marketing no seu negócio. Separamos, a seguir, alguns deles.
No marketing digital, a geração de leads é um dos trabalhos que mais exigem pensamento a longo prazo. A partir de ações integradas, são criados conteúdos focados nos desejos e interesses específicos do público-alvo, considerando todas as informações obtidas a respeito dele.
Cresce a probabilidade, então, de alcançar uma quantidade bem maior de pessoas. A taxa de conversão em leads também aumenta, já que existe um processo de nutrição de cada um dos contatos.
Após a elaboração do plano integrado, nada acontece por acaso dentro da empresa. As estratégias devem ser complementares, buscando deixar claras as ligações entre si. O objetivo consiste em fortalecer a ideia principal do marketing corporativo.
Além de apresentar resultados com maior grau de eficiência na prática, esse modelo ainda otimiza o trabalho da equipe. Existe uma diretriz clara e, assim, desenvolver projetos de maior impacto passa a ser uma tarefa mais simples.
A internet facilita a coleta de dados sobre as pessoas sem muito esforço. Tal praticidade aproximou bastante usuário e marcas, exigindo uma mudança de comportamento por parte das empresas nas redes sociais, por exemplo.
Qualquer metodologia de divulgação, portanto, demanda o conhecimento profundo da audiência. É primordial saber como ela acessa e consome conteúdos online para determinar os movimentos até atingi-la em cheio. Ações de marketing integrado dão assertividade às buscas, englobando os canais mais utilizados e outras informações relevantes.
Ninguém vive apenas pela imagem, mas o seu impacto nos negócios é gigante e inegável. A construção da reputação não acontece do dia para a noite, o que significa a necessidade da consciência de longo prazo.
Além do esforço, o tempo também é considerável nessa caminhada. Diante do contexto de paciência e trabalho, ações integradas de marketing costumam entregar excelentes resultados. O oferecimento de experiências satisfatórias nas mais diferentes plataformas qualifica a transmissão de conteúdos e faz a percepção do público ser melhor.
No universo do marketing digital, mensuração é palavra-chave. Afinal de contas, de nada adianta elaborar uma série de metodologias promissoras se o resultado não pode ser analisado posteriormente.
Com ações integradas, esse processo também recebe um acréscimo de agilidade, tornando possível a identificação de falhas e aspectos positivos. Em seguida, o departamento define a realocação de recursos e esforços de acordo com as necessidades da marca, considerando indicadores como o ROI, por exemplo.
Agora que você sabe por que adotar ações integradas de marketing, vamos mostrar como promover tal integração da melhor maneira. Confira!
Em latim, omni significa tudo. Aliando o termo a channel (canal, em inglês), já podemos ter uma ideia do conceito de omnichannel. Basicamente, trata-se da conexão de todos os pontos de contato corporativos com o cliente. O objetivo principal é proporcionar uma experiência inesquecível.
A integração de canais de comunicação com o público-alvo fortalece o relacionamento, criando laços cada vez mais fortes. Isso vale para personas, leads ou consumidores antigos: o importante é estreitar a ligação.
O marketing só existe porque existem pessoas. Todas as estratégias, portanto, precisam ser voltadas a elas. Lembre-se de que o fator humano desempenha papel fundamental quando o assunto envolve campanhas corporativas.
Preferências de consumo de conteúdo, canais mais utilizados, assuntos de interesse e rotina das personas devem estar na palma da mão da equipe de marketing antes do desenvolvimento de materiais. Responder essas questões auxilia bastante no direcionamento das ações, apresentando mais pontos em comum entre marca e público.
A teoria é uma coisa e a prática é outra, não é mesmo? Pois a afirmação de uma cultura de integração entre os membros do time caminha sobre essa máxima.
Cada um precisa se esforçar para estar na mesma sintonia que os colegas, sempre tendo em mente que esse processo não ocorre em um estalar de dedos. A construção da cultura de integração é diária, mas com a consciência a respeito da relevância da comunicação clara, o resultado tende a ser positivo.
Mais vale um pássaro na mão do que dois voando! Em vez de perder tempo pensando em elaborar conteúdos específicos para cada plataforma, considere a hipótese de veicular o mesmo em todas elas.
A intenção é prezar sempre pela qualidade do material, podendo replicá-lo em distintos canais. Nada impede que um e-book, por exemplo, renda postagens em redes sociais.
A identidade visual é muito impactante no sentido de causar encantamento nas pessoas. Quando consistente, um padrão de design faz com que o público se encontre nos canais da marca, identificando rapidamente do que se trata.
Logos, cores, estilo de imagens e outros aspectos precisam estar alinhados ao produto ou ao serviço oferecido pela empresa. A integração jamais pode se limitar às plataformas de marketing, apesar da relevância desempenhada por elas.
Conforme observamos, ações integradas de marketing não giram em torno de uma receita mágica. Trata-se de um processo em constante atualização, demandando cuidados específicos e uma contínua preocupação relacionada ao oferecimento de experiências satisfatórias ao público-alvo.
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