Existem diversas possibilidades para avaliar o comportamento dos clientes em relação à sua marca e como isso pode impactar nas estratégias de marketing e nos processos de venda. Dentre essas alternativas, destaca-se a Sentiment Analysis. Vamos abordar um pouco mais sobre ela neste artigo.
De uma maneira geral, o Sentiment Analysis busca compreender o que está por trás das manifestações dos seus consumidores, ou seja, entender o tom emocional nas mensagens, comentários e citações da sua persona na internet — em mídias sociais ou blog posts.
Agora que você já conhece o conceito de Sentiment Analysis, que tal descobrir como colocar em prática esse método de avaliação? Então não deixe de ler os próximos parágrafos!
Com o Sentiment Analysis é possível gerar insights sobre processos de vendas, ações de comunicação, relacionamento com o consumidor e percepção de marca. O que permite à sua equipe otimizar estratégias e fortalecer a rotina de trabalho.
Isso porque todos os comentários e reações das pessoas vêm carregados de algum sentimento que diz muito sobre o que ela pensa de uma marca, produto ou serviço. Exemplo disso são diversas reações que a princípio parecem elogiosas, mas são escritas de maneira sarcástica para ironizar algo.
Por isso a compreensão dessas possibilidades de interpretação é fundamental para ter uma noção real de como as pessoas percebem suas ações, campanhas e outros elementos. Quer entender mais como esses insights ajudam a sua empresa? Confira os próximos tópicos!
As mídias sociais permitiram que as pessoas encontrem canais em que podem expressar o que elas pensam e sentem em relação às marcas. Se você analisar os comentários em seus perfis nessas redes verá que há de tudo um pouco: elogios, sugestões, críticas, reclamações, dentre outras expressões.
Ao analisar esses comentários verá o que realmente as pessoas pensam da sua empresa, quais os pontos do seu trabalho que se destacam junto ao público e aqueles que são falhos e devem melhorar. Com isso, poderá criar ações que fortaleçam os sentimentos positivos com a sua marca e melhorem a sua reputação.
Assim como é possível monitorar o que as pessoas pensam da sua marca, o Sentiment Analysis também é bastante eficiente para entender como seus produtos ou serviços estão sendo recebidos pelo seu público. Avaliar os comentários e reações permite entender se você consegue ou não solucionar os problemas e satisfazer os desejos de seus clientes.
Ao aplicar esse tipo de análise você consegue perceber se o produto é funcional, se o preço é competitivo, se o designer agrada, se a divulgação funciona e até mesmo se os argumentos de venda são eficientes.
O Sentiment Analysis, de uma maneira geral, trata do feedback do cliente em relação ao seu trabalho. Nos tópicos anteriores, por exemplo, mostramos como esse retorno acontece em relação à sua marca e sobre produtos e serviços de uma empresa — e como é importante levá-los em consideração.
Esse feedback também deve ser levado em consideração no que tange ao relacionamento e trato do cliente. Ou seja, a maneira como a sua empresa dialoga em todos os aspectos com o mercado consumidor, fortalecendo a sua credibilidade e reforçando a sua imagem como referência junto aos clientes.
Com o Sentiment Analysis você estará em contato constante com o que as pessoas pensam e sentem. Esses dados são excelentes para que você não apenas entenda como os consumidores se comportam, mas também sobre o que eles esperam de uma empresa e quais as expectativas deles com um produto.
Dessa forma, você consegue promover uma pesquisa de mercado e prever tendências que influenciam no seus produtos, serviços e processos de divulgação e venda.
Como vimos, o Sentiment Analysis permite entender melhor o seu público e compreender o que ele realmente pensa. Esse trabalho de análise pode ser desenvolvido com programações que levem em consideração o aprendizado da máquina para detectar certos sentimentos ou por meio da análise linguística de cada comentário.
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