A concorrência crescente dentro de diversos mercados faz com que a experiência oferecida ao consumidor durante o processo de compra ganhe bastante relevância. Marcas que se diferenciam usando estratégias como a gamificação para empresas, por exemplo, criam um impulsionamento em curto e longo prazos.
O conceito de gamificação consiste em uma espécie de sedução proposta pela companhia, empregando a mecânica de games para elevar o poder de atratividade de determinado produto ou serviço. Engajando funcionários, solucionando problemas e otimizando o aprendizado, surge uma série de benefícios.
De maneira geral, a gamificação para empresas incentiva o cumprimento de metas. Prêmios físicos como medalhas ou presentes, subidas de nível em um jogo e até um simples quiz relacionado a temas corporativos podem ser mais eficientes do que parecem. Continue a leitura e veja 4 vantagens da metodologia!
Em dezembro de 2017, dados do IBGE apontavam que 56% dos trabalhadores estavam insatisfeitos profissionalmente. A relevância de contar com uma equipe engajada é fundamental e cada vez restam menos dúvidas a respeito disso.
Acrescentando boas pitadas de diversão ao ambiente corporativo, a gamificação dá um caráter de lazer à rotina produtiva. Além de amenizar o clima, o ânimo dos colaboradores tende a crescer de modo considerável, criando uma corrente positiva.
Quando colegas de trabalho nutrem uma relação mútua e saudável de competitividade, a organização só tem a ganhar. Afinal de contas, um puxa o outro para a frente no sentido da qualificação dos processos técnicos e, consequentemente, dos resultados.
Ao promover disputas envolvendo prêmios, a gamificação facilita a busca pela prestação de um serviço sempre mais próximo da perfeição. Nesse caminho, como se não bastasse, funcionários adquirem uma série de novas habilidades profissionais e pessoais.
A aproximação gerada pelos jogos também engloba planejamento e colaboração de todas as partes para alcançar o sucesso. É importante que o time desenvolva um plano de busca pelo mesmo objetivo, com propósito claro e unindo qualidades complementares.
Uma equipe que se preze vai muito além de um mero coletivo humano. O reconhecimento do grupo como coletivo durante a diversão do game provoca benefícios que se perpetuam no dia a dia da empresa.
A oportunidade de identificar erros com alta rapidez e de forma clara auxilia no processo de formação de profissionais qualificados. Quem aprende com as próprias falhas não só se mostra um trabalhador de valor como ainda cresce constantemente.
Os jogos são terrenos férteis para o envio de feedbacks em tempo real, alimentando a procura pela evolução frequente. Com a repetição das atividades de gamificação, a equipe pouco a pouco trata o feedback com maior relevância e otimiza toda a cadeia de produção.
Com tantas vantagens, a gamificação para empresas já é prática comum em corporações como Gerdau e Microsoft. Não importa o tamanho da marca, mas sim a intenção de crescer interna e externamente. Lembre-se, entretanto, de sempre contar com o auxílio de uma parceira especializada na implementação da estratégia!
E então, o conteúdo foi relevante para você? Aproveite que está por aqui e entre em contato conosco. A SimpleAds tem muito a oferecer!