No mundo digital, disputar a atenção do usuário não é tarefa das mais simples. São inúmeros anúncios desperdiçados pelo uso de estratégias genéricas, como se todos os consumidores pensassem da mesma maneira.
Uma ferramenta, porém, é utilizada para solucionar esse problema ao facilitar a segmentação de público e tornar as suas campanhas online muito mais efetivas. É o retargeting, que torna possível impactar os seus possíveis — ou já — clientes de maneira personalizada.
Neste artigo vamos abordar quais são principais vantagens da implementação do retargeting em suas estratégias de marketing digital e como utilizá-lo para converter mais clientes para o seu negócio. Continue a leitura para saber mais sobre essa importante ferramenta!
“Target” significa “mirar” em português, portanto, retargeting, em uma tradução livre, seria “remirar”, ou seja, mirar novamente. No caso do marketing digital, encontrar o consumidor melhor posicionado para ser impactado de maneira mais eficiente.
Retargeting é oferecer o produto certo para o cliente certo. Segmentar um anúncio, por exemplo, pelo estágio em que o consumidor se encontra na jornada de compra. A abordagem para um usuário que nunca comprou em sua loja deve ser diferente da forma que você se relacionada com alguém que já é um cliente.
Apenas 1,6% dos acessos em e-commerces brasileiros se torna uma conversão, ou seja, a maioria dos usuários acessa ao site, procura produtos, muitas vezes até seleciona alguns para o seu carrinho, mas não finaliza a compra porque alguma coisa faltou.
Com uma estratégia de retargeting bem planejada, o grande objetivo é encontrar justamente o que faltou para que aquele usuário realizasse a compra e, assim, conseguir oferecer exatamente o que ele procura para aumentar as suas chances de conversão.
Um outro conceito muito similar no marketing digital é o de remarketing. A diferença, porém, é bem pequena. Remarketing é usado quando é feita uma nova estratégia para impactar a mesma pessoa.
Por exemplo: você ofereceu um anúncio com um tênis na faixa dos R$ 200 e ele não comprou? O anúncio seguinte será do tênis que custa até R$ 150. Repetindo as tentativas até conseguir chegar ao produto e às condições que o usuário procura.
A ideia dos dois conceitos é bastante parecida, afinal, o objetivo é encontrar e oferecer exatamente o que vai impactar o consumidor de forma mais eficiente. Outra razão das constantes confusões é por conta da ferramenta do Google de retargeting que se chama Remarketing.
Para ficar bem nítida a importância de utilizar estratégias de retargeting em suas campanhas online, listamos abaixo sete vantagens para o seu negócio quando a estratégia é bem planejada e executada, confira!
Quanto mais anúncios compatíveis com os interesses do usuário ele receber, maiores são as chances de conseguir uma conversão. Com a sua marca aparecendo para o consumidor constantemente, quando ele decidir realizar a compra, a sua empresa será a primeira em que ele vai levar em consideração.
Com a estratégia de retargeting implementada, fica muito mais fácil impactar o usuário de maneira eficiente. Portanto, suas chances de conversão são maiores e, consequentemente, o Retorno Sobre Investimento, o ROI, vai apresentar números muito mais satisfatórios.
Taxas de conversão melhores significam um retorno mais rápido para o seu negócio. Além disso, fica muito mais fácil identificar as estratégias que estão funcionando e quais precisam ser aprimoradas. As chances de um anúncio de retargeting funcionar e gerar algum tipo de retorno são muito maiores do que de um anúncio genérico.
Com um maior controle sobre as suas estratégias de campanha online, você vai conseguir alocar os investimentos de forma mais eficiente, sabendo exatamente qual caminho seguir para gastar menos e conseguir resultados melhores.
Essa, talvez, seja a principal função do retargeting. Com campanhas específicas para os usuários, fica mais fácil impactá-los com anúncios que realmente façam sentido para aquele consumidor. Dessa forma, as chances de conversão são muito maiores.
Com o retargeting, os seus anúncios são exibidos com maior frequência para aquele determinado usuário. Assim, aquele consumidor, que já conhece a sua marca, tem maior chance de comprar no seu negócio.
Com o retargeting, é possível identificar exatamente qual o estágio em que o usuário se encontra. Ou seja, você vai impactar um cliente que abandonou o carrinho na hora de finalizar o pagamento de uma forma, enquanto aquele que apenas acessou alguns produtos da sua loja de outra maneira.
Dessa maneira, as chances de conseguir apresentar um produto que, de fato, seja do interesse do consumidor são muito maiores. Como consequência, é bem mais provável que o usuário se interesse pela sua marca e realize a compra.
Utilizando a sua plataforma para anúncios, você consegue ter acesso aos sites que permitem esse formato de ads segmentados ou até mesmo quais páginas dos mecanismos de busca também aceitam. Assim, é possível focar nas suas campanhas para torná-las mais eficientes na hora de impactar o seu público-alvo.
Com uma empresa especializada na distribuição de campanhas online, você pode se preocupar em otimizar outras tarefas do seu negócio, enquanto acompanha os seus resultados melhorarem. Com uma equipe especializada cuidando da sua estratégia, as chances do planejamento, execução e monitoramento serem mais eficientes é ainda maior.
A sua estratégia de retargeting pode ser montada de acordo com os diferentes estágios em que cada consumidor se encontra: consciência, consideração, compra ou fidelização. Cada um deles requer um acompanhamento diferente para conseguir bons resultados, por isso a importância de uma empresa especializada realizando esse acompanhamento.
No artigo acima, apresentamos o que é retargeting, as suas diferenças em relação ao remarketing e, mais importante, quais os principais benefícios e vantagens de colocar em prática nas suas campanhas online.
Gostou do artigo? Tirou suas dúvidas sobre o assunto? Que tal descobrir outras formas de aumentar a taxa de conversão dos seus anúncios? Confira o nosso artigo!