Profissionais de comunicação, marketing, publicidade, vendas, empresários e público em geral estão vivendo um momento de experimentação e entendimento de como as novas tecnologias podem ser úteis e eficazes para seus negócios e sua vida.
Acompanhe essa entrevista esclarecedora e rica com o nosso Head de Tecnologia, André Mácola, e entenda as vantagens da Publicidade Contextual e de Inteligência Artificial (IA)!
Atualmente, existe uma preocupação muito grande a respeito do funcionamento dos cookies, algo que foi fortemente limitado pela LGPD e por algumas big techs, como a Apple, para proteger a privacidade do usuário.
As marcas, agora, precisam contar com um marketing diferenciado para construir uma confiança do usuário. Focando em um bom conteúdo e brand safety para todas as suas atividades digitais.
A publicidade contextual dá a certeza para o usuário de que ele não está sendo monitorado de forma intrusiva.
A publicidade contextual se refere à prática de exibir anúncios relevantes baseados no contexto do conteúdo em que estão sendo exibidos. A IA pode desempenhar um papel fundamental na otimização desse processo, melhorando a precisão e a eficácia das campanhas publicitárias sem a necessidade de depender de cookies ou prejudicar a privacidade do usuário.
Com uma análise de conteúdo aprofundada, extraindo o assunto abordado em diferentes níveis, palavras-chave, entidades e uma infinidade de outros metadados do conteúdo, podemos criar uma segmentação mais precisa dos anúncios direcionando para o público certo com base no interesse de navegação.
Em um exemplo prático, podemos ter uma matéria que trata sobre as consequências do coronavírus. Essa mesma matéria pode ser classificada de múltiplas formas e em níveis diferenciados. O conteúdo poderá abordar tanto assuntos relacionados à saúde quanto à economia, e cada uma dessas categorias pode ter mais níveis abaixo:
Saúde -> Doenças -> Covid-19 -> Vacinação
Saúde -> Bem Estar -> Isolamento Social
Economia -> Desemprego
Com base na classificação, podemos segmentar anúncios para incentivar a vacinação, bem-estar social e oportunidades na área de educação e trabalho. Tudo em um único conteúdo.
Simultaneamente, essa mesma tecnologia pode ser utilizada para prevenção na exibição de anúncios em páginas de baixa qualidade ou com alguns conteúdos duvidosos.
É possível bloquear palavras-chave em um conteúdo para prevenir uma exibição, porém a prática levaria ao bloqueio de um anúncio simplesmente porque as palavras “acidente” e “morte” aparecem no artigo. Só que o conteúdo, na verdade, pode estar relacionado a novas tecnologias nos carros para prevenção de acidentes e evitar, ao máximo, que pessoas morram no trânsito, e é aí que entra no NLP (Natural Language Processing), adotando técnicas de Machine Learning para uma classificação mais assertiva do assunto, para, assim, disponibilizar um brand safety de qualidade às marcas.
Espero que, com o avanço da tecnologia, tenhamos mais conteúdo de qualidade, afinal, quanto mais elaborado e rico o conteúdo, maiores devem ser a rentabilidade e conversões. O foco estará não só em analisar apenas a audiência, mas sim o conteúdo.
O Easy Content veio para ajudar a entender o conteúdo pelo usuário e, ao mesmo tempo, enriquecer as métricas do publisher, oferecendo alguns serviços únicos.
É verdade que quase todo o site já oferece, por exemplo, notícias relacionadas incorporadas no conteúdo. Existem centenas de plugins para WordPress que fazem isso, porém o Easy faz isso de forma diferenciada e automática, sem a necessidade do jornalista categorizar ou aplicar tags customizadas no momento da publicação da matéria.
Utilizando o NLP e IA (citados na pergunta anterior) o Easy Content recomenda conteúdo não só de acordo com o assunto, mas também analisando todas as possíveis entidades e termos relevantes dentro do texto.
Imaginem o seguinte cenário: o leitor está em uma matéria cujo título é: “Hugh Jackman participará do novo filme do Deadpool ao lado de Ryan Reynolds“. Normalmente, os plugins de matérias relacionadas retornam o conteúdo com base na categoria ou tags cadastradas e só. Digamos que a categoria fosse cinema, o plugin somente retornaria as últimas matérias sobre cinema.
Já o Easy classifica o conteúdo de múltiplas formas, extrai todas as informações importantes de todo o texto, não só do título, e atribui um score de relevância para cada termo e classificação extraída. Ex.:
Classificação de conteúdo:
Entretenimento -> Cinema -> Filmes de Ação e Aventura -> Filmes de Heróis -> Marvel
Entretenimento -> Cinema -> Filmes para maiores de 18 anos
Entretenimento -> História em Quadrinhos
Entidades:
Hugh Jackman -> Ator -> Link do Perfil do Instagram
Ryan Reynolds -> Ator -> Link do Perfil do Instagram
Cruzando todos esses dados, caso o Easy encontre matérias que possuam as mesmas entidades e níveis de classificação, atribuímos um score e as melhores matérias são recomendadas, aumentando a chance de engajamento, tempo de permanência e rentabilidade, não apenas dentro do Easy Content, mas também de qualquer outro formato que o publisher possua.
Baseado nisso, nenhuma rede de anunciantes teve ou tem a preocupação da SimpleAds de ajudar o publisher com esse nível de detalhe. O exemplo citado para matérias relacionadas pode ser expandido a diversas outras áreas, como recomendação de produtos, serviços, redes sociais etc. Quanto mais rico o conteúdo do publisher, mais rico é o Easy Content.
Vou dar um exemplo de como as pessoas, principalmente as mais novas, fazem pesquisas na Internet para tarefas do dia a dia: YouTube, TikTok e Twitter.
Na minha opinião, a primeira grande mudança no consumo e pesquisa de conteúdo no comportamento do usuário nos últimos tempos foi deixar de usar plataformas como o Google para perguntar ao Youtube “como furar uma parede” ou “crítica do filme X”.
A segunda grande mudança será com o uso das IAs.
Se, por acaso, eu quiser pesquisar sobre “como fazer um telescópio caseiro com os materiais que tenho em casa?”, caso esse conteúdo não exista em nenhuma plataforma, nada impede de uma IA construir em tempo real um conteúdo personalizado em formato de texto, áudio e vídeo. Quando isso se tornará viável, em termos de qualidade e financeiros, só o tempo dirá. Minha aposta é que teremos um leve hiato em algum momento na evolução da tecnologia para que novos estudos sejam concluídos, e o hardware para que essas inteligências cheguem no suprassumo da humanidade se torne mais acessível ao grande público.
Eu, realmente, não tenho ainda uma opinião completa formada sobre o assunto. A tecnologia das IAs em poucos meses evoluiu de tal forma que não víamos há muito tempo. Da mesma forma que, sim, existe uma supervalorização da IA hoje, basta ver o quanto de cursos estão disponíveis sobre o assunto na Internet, e a maioria desses cursos têm uma abordagem muito superficial do que se pode e o que não se pode fazer. O ChatGPT não vai tomar o seu emprego, mas você terá que se adaptar a ele.
Assim como no experimento do Gato de Schrödinger, em que um gato é colocado em uma caixa com um dispositivo que pode matá-lo ou não, e sua condição é desconhecida até que a caixa seja aberta, a confiança excessiva nas IAs para resolver todos os nossos problemas pode nos deixar em uma situação semelhante de incerteza.
O fato é que as pessoas não saberão diferenciar o que foi criado por um humano ou por uma máquina, e isso tende a ficar mais difícil conforme a tecnologia vai evoluindo. O Teste de Turing ficou no passado, até existe uma proposta para bolar um Teste de Turing mais moderno.
Nesta entrevista, entendemos que a publicidade contextual impulsionada pela Inteligência Artificial permite uma maior integração entre as marcas e seu público, estabelecendo conexões emocionais e criando experiências memoráveis. A personalização das mensagens e o uso estratégico das tecnologias emergentes levam a um engajamento mais profundo, fortalecendo a relação entre empresa e consumidor.
À medida que avançamos rumo a um futuro cada vez mais digital, é essencial que as empresas estejam atualizadas e preparadas para adotar essas inovações tecnológicas. A combinação entre criatividade e tecnologia é o diferencial competitivo que impulsiona o sucesso das estratégias de marketing.
Nós, da SimpleAds, estamos totalmente integrados no avanço da inteligência artificial aliada à publicidade contextual e, com isso, conseguimos elaborar campanhas relevantes, garantindo uma melhor experiência para anunciantes e usuários. Que tal agendarmos um bate-papo? [email protected]