O Facebook é a maior rede social do mundo e já conta com bilhões de usuários. O que antes tinha foco na interação social, agora já expandiu muito mais e tem diversas funcionalidades. Uma delas é o Facebook Marketplace, voltado para fazer negócios dentro da própria mídia social.
Com o intuito de deixar os usuários dentro da própria rede e evitar que saiam da página para realizar outras tarefas, o Facebook está sempre aperfeiçoando seus serviços. Dessa forma, podemos dizer que esse é um canal de venda bem interessante. Afinal, a plataforma conta com o fluxo diário de milhões de usuários.
Alguns acreditam que essa mídia social já está ultrapassada. Contudo, a pesquisa “Digital 2020: Brazil” mostra que 90% das pessoas acessam a rede social. Então, veja como aproveitar esse tráfego e descubra as vantagens de utilizar o Facebook Marketplace!
Os anúncios no Facebook já são velhos conhecidos. No entanto, também é possível vender na rede social de forma orgânica, por meio de uma ferramenta na própria plataforma: o Facebook Marketplace.
Essa funcionalidade chegou no país por volta de 2018 e as vendas começaram a se multiplicar. Dentro da plataforma você encontrará usuários vendendo uma grande variedade de produtos e serviços. Dessa maneira, a rede social se transformou em um poderoso canal de vendas.
Já existiam muitos grupos de venda dentro do próprio Facebook. Com isso, o Facebook percebeu a oportunidade de expandir e tornar o processo de negociação mais fácil. Foi então que o Marketplace começou a tomar forma, propondo a compra e venda mais organizada.
Ou seja, o Facebook Marketplace foi criado para suprir uma demanda presente dentro da própria rede. Desse modo, o recurso surgiu para facilitar todo o processo. Desde o momento da publicação de um anúncio, o processo de negociação e o fechamento da venda — tudo isso sem que comprador ou vendedor deixe a página.
Assim como qualquer outro canal de venda, há sempre um vendedor e compradores interessados. Portanto, o processo é muito similar a outras plataformas que fazem essa intermediação, como o Mercado Livre e a OLX. O vendedor faz seu anúncio com as informações sobre o produto e os usuários interessados entram em contato, negociam e fecham a compra.
Dessa forma, o Facebook Marketplace tem um serviço bem parecido com outros serviços de vendas. Para acessá-lo, é só procurar pela opção no canto superior esquerdo da página. A partir disso, é possível ver todos os itens que estão à venda e também utilizar filtros na busca.
A rede social permite uma grande variedade de anúncios, como:
É preciso ressaltar que há diferenças entre os anúncios criados no Marketplace e a rede de anúncios Facebook Ads. No caso das campanhas no Facebook Ads, a publicação aparece com o aviso de “Patrocinado” e são mostradas em diferentes locais, como no feed. O indicativo de patrocínio deixa claro que trata-se de uma publicidade online.
Enquanto isso, os anúncios do Marketplace são publicações de produtos que são vistas apenas dentro do próprio marketplace. Portanto, não são propagandas e nem há cobranças para publicar nos classificados, como acontece nos anúncios das campanhas no Facebook Ads.
Entretanto, é possível criar anúncios pagos dentro do Marketplace, para que eles apareçam para os usuários que estão fazendo compras. Dessa forma, o anúncio aparecerá em destaque junto com os produtos e serviços mais relevantes dentro da página. Assim como outros formatos de mídia paga, eles serão rotulados como “Patrocinado”.
Mas, afinal, quais são as vantagens de criar uma loja virtual dentro de uma rede social? A seção do Facebook não deixa nada a desejar em relação a outros marketplaces. Nele, o usuário consegue incluir diversas informações sobre o que está a venda, como:
Diante disso, é possível criar anúncios que sejam atrativos para os consumidores da rede social. Além disso, qualquer pessoa com perfil ativo pode entrar e cadastrar produtos para vender. Portanto, acompanhe a seguir quais são as vantagens de aproveitar o Facebook Marketplace para fechar mais negócios!
Uma das principais vantagens presentes no Facebook Marketplace é poder fazer vendas para compradores locais e, até mesmo, de outros estados. Nesse sentido, o marketplace da rede social é bem parecido com outros e-commerces. Assim, os consumidores fazem as compras como em qualquer outra loja virtual — inclusive em outras cidades.
Entretanto, quando as compras são feitas C2C (Customer to Customer) a forma de pagamento é acordada na negociação entre vendedor e comprador. Além da forma como o produto será pago, também podem estabelecer o método de entrega e outros aspectos relacionados à compra.
Todo o acesso ao Facebook é gratuito, e não seria diferente no marketplace da rede social. Seja para usuários comuns publicarem seus produtos ou até mesmo marcas que vendem seus itens, não há cobranças de taxas. Isso é bastante diferente de outros marketplaces que costumam cobrar de seus vendedores.
É comum que sejam cobradas comissões em cima de cada venda, que correspondem a porcentagens da lucratividade dos vendedores (que pode chegar a até 20%). Ou seja, por mais que os marketplaces sejam uma boa opção para aumentar a visibilidade, essas cobranças podem comprometer o lucro.
Portanto, como no Facebook não são cobradas taxas para publicação nem em cima das vendas, essa é uma excelente vantagem. Além disso, outros marketplaces também têm suas regras de vendas.
Imagine poder aproveitar os milhões de usuários que utilizam o Facebook e que podem comprar o que você coloca à venda. Tanto as pessoas da sua região quanto das redondezas serão impactadas com seu anúncio.
O melhor de tudo é que você não precisará gastar para atrair esses potenciais compradores, uma vez que são eles que procuram pelo que você tem a oferecer. Por isso, vale mais uma vez ressaltar a importância de escrever uma descrição detalhada, incluir fotos de qualidade e adicionar o anúncio na categoria certa.
Dessa maneira, somente as pessoas realmente interessadas visualizarão o anúncio. A oportunidade de aumentar o tráfego da loja no Facebook cresce e a possibilidade de realizar mais também.
Adicionar uma empresa física no Google Meu Negócio é essencial para que os clientes encontrem o estabelecimento com mais facilidade. No entanto, negócios online também podem aproveitar esses benefícios, sobretudo no Facebook Marketplace.
Isso é possível porque a plataforma prioriza as marcas locais e mais próximas do usuário. Com isso, o algoritmo da rede social analisa a localização da pessoa e mostra anúncios que estejam nas adjacências. O fato de o Facebook priorizar a geolocalização tem uma série de vantagens, entre elas:
Outro benefício é conhecer mais sobre a pessoa com quem você está fechando negócio. Afinal, é possível acessar o perfil do usuário e analisar informações para ter maior segurança.
O Facebook é uma mídia social bastante intuitiva, uma vez que passa por atualizações constantes para melhorar a usabilidade e a experiência do usuário. A rede social em si tem muitas funcionalidades, mas não há mistérios para desbravar as opções disponíveis.
No marketplace tudo é tão intuitivo quanto no restante da rede. Até mesmo a criação de uma loja é super simples, pois o Facebook permite configurações fáceis. Depois disso, a facilidade para publicar os produtos também surpreende. Basta abrir a opção do marketplace, adicionar as imagens e começar a editar as informações sobre o item antes de publicar.
O Facebook Messenger é um dos aplicativos mais usados dentro da rede social. É por meio dele que os usuários conseguem bater-papo e conversar com seus amigos, mas também pode ser uma ótima ferramenta para fechar negócio.
A maior parte das pessoas sabe como utilizar o chat, e essa é uma ferramenta fundamental para as compras online. Os e-commerces utilizam bastante essa alternativa para que os consumidores entrem em contato e tirem dúvidas. Entretanto, muitas vezes é necessário responder a um chatbot antes de falar com o vendedor.
No caso do Facebook, o Messenger permite a comunicação direta entre vendedor e comprador. Assim, é possível entrar em contato para:
O Facebook já está no Brasil há mais de uma década, o que faz com que os usuários já estejam familiarizados com a rede social. Além disso, a plataforma está sempre investindo em melhorar a experiência de seus usuários. Não importa o que você escolhe fazer na rede, todas as ações são práticas e ágeis.
O fato de que tudo está incluso em uma mesma plataforma também é um grande benefício. Afinal, basta apenas uma conta para conseguir administrar o perfil e o marketplace. Pelo celular isso é ainda mais simples, pois é só acessar o aplicativo com login e senha do Facebook.
Para usar o Facebook Marketplace não é preciso ativá-lo e nem há um aplicativo separado. Tudo está no próprio Facebook, o que entrega mais praticidade. A usabilidade também é uma boa vantagem, já que é fácil de acessar e administrar seus anúncios.
O Marketing Digital trabalha muito com o conceito de persona, que seria o comprador ideal de determinada marca. Contudo, o Facebook também tem uma série de informações sobre seus usuários que são disponibilizados por eles mesmos.
Nesse sentido, a região onde mora, as preferências de consumo e interesses ficam à mostra. Portanto, saber dessas informações pode ajudar na venda dos produtos. Uma visita ao perfil dos interessados na compra do produto ajuda a criar ofertas mais específicas. Desse modo, as chances de vender aumentam.
Com certeza você já ouviu alguma história de compra frustrada via internet, certo? Por isso, as avaliações e comentários de outros usuários são sempre muito importantes. Esse sistema mostra para os usuários o nível de confiança da loja para que as pessoas se sintam mais seguras em negociar.
Essa é uma das principais vantagens do Facebook Marketplace. Qualquer pessoa que tem perfil na rede social pode abrir a sua loja e começar a venda de seus produtos. Diferentemente de outras plataformas, não é necessário ser uma empresa (ou seja, ter CNPJ) para vender.
A venda por pessoa é interessante para vendedores autônomos que ainda estão começando seus negócios. Toda a negociação e as vendas são feitas a partir do perfil pessoal do vendedor sem nenhum problema.
Investir em anúncios pagos já virou rotina se você quer ter bons resultados na rede social. O alcance orgânico vem diminuindo a cada atualização de algoritmo da rede, mas no Marketplace o Facebook tem regras próprias. Confira a seguir quais são os critérios de visibilidade:
A reputação online de uma marca é essencial para ter melhores resultados na web. As redes sociais estão recheadas de empresas que querem aumentar a visibilidade, ter mais reconhecimento e vender seus produtos.
No Facebook, os resultados podem ser bastante eficazes. A rede social tem muito potencial, sobretudo pelo grande fluxo diário de usuários que passam por lá. Além das boas práticas, é preciso ganhar a confiança do público e ter credibilidade.
Para isso, vale aumentar a presença na rede para conquistar a fidelidade dos consumidores. Se mesmo assim você ainda não sabe por onde começar, talvez esteja na hora de procurar por profissionais especializados.
A SimpleAds tem uma equipe especializada na criação de anúncios para Facebook e Instagram, que trabalha no posicionamento e gestão da marca. Assim, há um suporte criativo, monitoramento de dados, relatórios personalizados de performance e outros serviços.
Então, se você quer aproveitar as vantagens do Facebook Marketplace mas não sabe por onde começar, que tal iniciar com a ajuda de profissionais para criar uma estratégia certeira nas redes sociais? Ter bons resultados depende disso!
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