Os profissionais de marketing sabem dos benefícios dos anúncios digitais. Com uma estratégia bem alinhada, é possível atingir exatamente o público que se tem interesse, e o geomarketing é uma das alternativas para isso.
Conhecer os hábitos dos consumidores já é uma premissa conhecida e importante para as ações de divulgação de marcas e produtos. Agora, imagine isso aplicado à localização geográfica das pessoas que a sua campanha quer atingir. Interessante, não é mesmo?
Neste post, você vai conhecer o conceito de geomarketing, os principais benefícios e como aplicá-lo para direcionar os anúncios digitais para o público certo. Acompanhe!
A proposta do geomarketing é programar estratégias digitais por meio da segmentação do público-alvo de uma campanha, de acordo com a localização. Pense na inauguração de uma loja em um determinado bairro, por exemplo. Aplicar geomarketing para atingir quem está nas proximidades é uma estratégia pertinente, tanto para quem anuncia quanto para quem será impactado.
A invasão dos smartphones e a ampla utilização dos aparelhos possibilitou que essa otimização fosse feita para a publicidade na web. O dispositivo virou acessório obrigatório para a maioria dos brasileiros, e é graças a ele que é possível atingir as pessoas em uma região previamente mapeada, com uma publicidade direcionada e que faça sentido.
Só de conhecer o conceito, já fica evidente que o geomarketing é uma estratégia digital interessante e cheia de vantagens, não é mesmo? Confira os principais benefícios de contar com a divulgação segmentada por localização em suas campanhas.
Dependendo dos objetivos, identificar uma localização que seja pertinente para a divulgação da marca, produto ou serviço pode fazer a diferença nos resultados e ajudar a mapear as oportunidades.
O geomarketing possibilita atingir perfis de clientes que, sem a estratégia, talvez não fossem impactados pelos anúncios, e amplia a possibilidade de aumentar o alcance e os públicos de uma campanha.
Esse é um dos principais benefícios: a segmentação. Voltando ao exemplo da inauguração de uma loja de bairro, com o geomarketing, é possível impactar moradores, passantes e pessoas que, por algum motivo, frequentam aquela região e que tenham interesse nos serviços oferecidos.
Os anúncios mostrados no momento e no local certo contribuem para estreitar o relacionamento da marca com o consumidor, pois auxilia a identificar hábitos e correlacioná-los com a necessidade do público. Dependendo do serviço, é possível fazer com que os anúncios e ofertas sejam cada vez mais personalizados e potencializem a fidelização.
Existem diferentes formas de aplicar o geomarketing. Veja as 3 principais:
Pode-se dizer que o geomarketing é um tipo de divulgação que aplica tecnologia e inteligência de mercado, considerando o lugar no qual o consumidor está. Por isso, os benefícios que ele entrega são pertinentes para que a campanha atinja os resultados esperados e o consumidor certo!
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