Normalmente, as estratégias de Marketing costumam passar por um processo de planejamento e análise antes de serem colocadas em prática, certo? Afinal, é preciso pensar nas vantagens e desafios de cada ação tomada, de um banner publicitário em seu site até uma campanha de anúncios online. O marketing viral, porém, não é assim.
Afinal, essa estratégia depende quase que exclusivamente da reação que o público vai ter em relação à sua campanha. É algo difícil de ser controlado, mas que pode ser incentivado com algumas ações, como os canais de comunicação utilizados ou mesmo a mensagem que vai ser passada pelo anúncio.
Que tal, então, saber o que é marketing viral, as vantagens desse conceito e quais ações podem ter mais sucesso na busca por mais reproduções e compartilhamentos? Continue a leitura deste artigo para tirar as suas dúvidas e, quem sabe, adicionar mais uma estratégia ao seu repertório. Confira!
O marketing viral acontece quando o objetivo final de uma campanha ou anúncio é conseguir o maior número de compartilhamentos e reproduções entre os usuários. A ideia é que mais pessoas espalhem e divulguem a mensagem transmitida pela ação, um excelente caminho para fortalecer a imagem da sua marca.
Atualmente, essa estratégia é mais fácil de ser aplicada, especialmente pela potência das redes sociais. Aproveitando esse cenário, é preciso criar conteúdos que chamem a atenção do público de alguma forma, seja por meio do humor ou do choque, e facilite a viralização da campanha, espalhando-a rapidamente entre os usuários.
Algumas características acabam se destacando quando falamos em marketing viral. A primeira é produzir um conteúdo simples de ser absorvido pelo público e facilmente compartilhável. Assim entra o segundo passo: os canais utilizados, que devem ser os mais populares possíveis — como as redes sociais —, aumentando as chances de viralização.
Além disso, outro ponto importante deve ser valorizado nessa estratégia: a originalidade da ação. É preciso produzir um conteúdo inesperado, inédito e exclusivo, que cative a atenção do usuário ao oferecer uma visão diferente. É importante também focar menos no seu produto e/ou serviço e mais na mensagem que está sendo passada, tornando a campanha mais atrativa e menos invasiva.
Apesar da difícil implementação dessa estratégia — justamente por depender tanto da reação do público —, o marketing viral pode gerar alguns retornos para a sua empresa. O principal é o reconhecimento do público, que passa a conhecer e falar mais sobre a sua marca, funcionando como uma verdadeira propaganda gratuita.
Sua empresa, portanto, tem a imagem popularizada, alcançando públicos — e potenciais consumidores — que não estavam ao seu alcance. Além disso, é importante lembrar do custo-benefício da ação, já que os retornos vão ser muito maiores com a viralização da mensagem.
O marketing viral é, portanto, uma estratégia que pode ser útil em certos casos e oferece alguns benefícios para a sua marca, mas é importante não apostar todas as suas fichas nela, já que a reação do público é o termômetro que vai definir se ela funcionou ou não.
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