Um dos benefícios do marketing digital, quando comparado com estratégias de comunicação tradicionais e offline, é a possibilidade de mensurar os resultados, e as métricas no Google Ads colaboram diretamente para isso. A ferramenta de resultados patrocinados e rede de display do buscador entrega informações relevantes para avaliar se a mídia investida teve bom desempenho.
Se sua empresa investe em anúncios no Google, aproveite as dicas deste post! Conheça as principais métricas utilizadas na plataforma e aprenda, de uma vez por todas, como medir e avaliar a performance dos seus anúncios. Confira!
As métricas no Google Ads, assim como em outras plataformas de publicidade online, só fazem sentido quando são avaliadas de acordo com o objetivo da campanha. Por esse motivo, é essencial ter em mente o que foi pretendido com a divulgação.
Empresas que têm como intenção aumentar o tráfego no site precisam estar atentas a alguns dados que não são tão relevantes para aquelas interessadas na conversão e na venda em uma determinada ação, por exemplo.
Por isso, ao analisar a performance de uma campanha do Google Ads, retome o objetivo dela! Com o foco definido, fica mais coerente avaliar e prever investimentos de um anúncio, otimizar ou replicar ações e ainda fazer correções durante a execução.
Os formatos de anúncios que o Google Ads oferece são os links patrocinados e a rede de display. O primeiro aparece no site de busca como resultado de pesquisa feita pelo usuário. Já o segundo corresponde aos banners que exibem publicidade em sites parceiros.
Para os dois formatos, a escolha de palavras-chave relacionadas é fundamental para o direcionamento da publicação. Contudo, como apontar se esse tipo de divulgação rende resultados interessantes para quem anuncia? Veja abaixo as principais métricas utilizadas no marketing digital para avaliar campanhas ou anúncios do Google Ads.
Na prática, a taxa de cliques é a quantidade de vezes que o anúncio foi clicado pelos usuários. Além de verificar o número de cliques, é uma métrica que auxilia a avaliar o desempenho das palavras-chave escolhidas para a ação.
Também chamada de taxa de conversão ou CTR, a métrica identifica o número de interações que seu anúncio teve quando foi visualizado. Para isso, é preciso fazer a divisão do número de cliques pelo número de vezes que o anúncio foi visto.
Para quem acompanha a taxa de cliques é comum perceber que quando ela aumenta, o tráfego do site de direcionamento da campanha também. Em contrapartida, quando a taxa diminui, pode representar a ação de concorrentes que estão “roubando” alguns cliques com outros anúncios. Fique de olho!
Conhecida pela sigla CPC, essa métrica faz referência ao valor cobrado do anunciante do Google Ads cada vez que algum usuário clicar no seu anúncio. Com a avaliação do Custo por Clique é possível controlar o orçamento da campanha e ter uma ideia da qualidade do anúncio, que tem tudo a ver com a experiência do usuário durante a navegação.
Consequentemente, o CPC impacta em outras métricas, como o caso do índice de qualidade, que será apresentado no decorrer deste post. Vale ressaltar que o Custo por Clique é calculado conforme a taxa de cliques estimada do anúncio, a pertinência para os usuários e a interação com a página de destino. O CPC é um tipo de cobrança utilizada com frequência no Google Ads, pois oferece controle do orçamento e o anunciante só paga quando receber um clique.
Dentre as métricas no Google Ads, o índice de qualidade é uma das mais importantes para avaliar o desempenho da campanha. É mais uma informação entregue pela plataforma capaz de dar indícios se a sua campanha atingirá os objetivos propostos.
Isso porque o índice de qualidade é uma nota de 1 a 10, determinada pelo próprio Google, que avalia e projeta a performance da sua campanha. Quanto maior for o índice de qualidade, maior é a relevância do anúncio para a plataforma. Ainda, outras métricas também são percebidas, como a taxa de cliques, que costuma ser mais elevada em campanhas que apresentam um bom índice de qualidade.
Basicamente, a taxa de impressão é a quantidade de vezes que seu anúncio foi visualizado. É uma métrica que serve para verificar a estratégia de entrega da campanha, o interesse do público e serve como referência para outras análises, como a taxa de cliques, que precisa da taxa de impressões para que seja composta.
Essa métrica é feita sob uma análise mais simples, pois é representada pela quantidade de usuários impactados pelo anúncio, mas não garante que eles tenham, de fato, visto o anúncio com atenção.
Depois do clique no seu anúncio, o usuário é direcionado para páginas com o conteúdo que você tem interesse em mostrar, certo? A taxa de rejeição é uma métrica que identifica como o usuário interagiu com essa informação.
Em casos que, após o direcionamento, o usuário não teve nenhum tipo de interação no site ou página de destino, o Google entende que as informações não foram relevantes para o público. A medida é embasada na porcentagem de pessoas que clicou, visitou o site e saiu sem visitar outras páginas, ou seja, que rejeitaram o conteúdo apresentado lá.
Além de analisar as métricas no Google Ads, outras práticas podem ser aplicadas para otimizar a sua estratégia de marketing digital e potencializar campanhas no meio online. Acompanhe neste tópico algumas dicas que vão ajudar a otimizar anúncios e focar nos melhores resultados para sua empresa. Veja!
Os algoritmos do Google já entendem que quando uma pessoa busca por “cursos de culinária em São Paulo” — por exemplo — pode digitar na pesquisa apenas “cursos culinária SP”. Esse é um exemplo de correspondência de palavra-chave, uma funcionalidade que deixou os anúncios do Google Ads mais otimizados, não sendo necessário cadastrar todas as variações da palavra relacionada.
Fazer remarketing, tanto para o formato display quanto para a rede de pesquisa, é uma estratégia que costuma trazer bons resultados para quem anuncia, visto que o usuário, geralmente, pesquisa antes de efetuar a compra.
Quem tem interesse em acompanhar as estratégias digitais precisa contar com ferramentas que facilitem o monitoramento das ações, como o Search Ads. A solução do próprio Google integra funcionalidades das plataformas de anúncio e palavra-chave em um único ambiente e facilita o gerenciamento das informações.
Se o número de acessos à internet pelos dispositivos mobile cresce exponencialmente, é fundamental que qualquer estratégia digital considere os formatos responsivos para impactar usuários com suas campanhas.
A possibilidade de testar palavras-chave, peças de comunicação e conteúdos é um dos grandes benefícios do marketing digital. Por isso, faça testes! Veja o que funciona e o que deve ser descartado e acerte as ações para atingir seus objetivos. Testar é mais uma forma de otimizar!
Você já conhece ou trabalha com as métricas no Google Ads? Se você não quer perder tempo e precisa potencializar suas campanhas na internet, não pense duas vezes: procure por quem entende a fundo sobre o tema!
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