Você já ouviu falar do poder das palavras no marketing digital? Dependendo de como são utilizadas, elas conseguem melhorar os seus resultados ou, na pior das hipóteses, prejudicá-los — caso não tenham sido parte de um bom planejamento ou usadas de forma aleatória.
É então que entra o conceito de microcopy (microtexto). Com origem no copywriting, a técnica consiste em usar pequenos textos — como frases que parecem simples — de forma a atingir os objetivos de uma estratégia.
Neste post, veja quais são as boas práticas para fazer microtextos de qualidade, para que as suas conversões cresçam, a experiência do seu usuário melhore e o seu faturamento aumente. Continue a leitura e confira!
Essa técnica almeja instruir e convencer o leitor, de forma clara, concisa e sem ambiguidade, pensando nas suas dúvidas e problemas.
Esse é o tipo de texto utilizado em botões de landing pages ou em campos de instrução. Mensagens como “sua senha deve conter no mínimo um número, uma letra maiúscula, uma minúscula e um caractere especial”, ou os simples “cadastre-se” e “compre aqui” são exemplos de microcopy.
Sendo assim, nota-se que o objetivo é orientar e induzir as pessoas a alguma ação.
A seguir, separamos algumas táticas que ajudam a aumentar as conversões, para que você possa entender melhor como o microcopy pode ser utilizado no marketing digital. Confira!
A primeira boa prática da nossa lista é usar a voz ativa. Já que o seu usuário-alvo é quem vai realizar a ação, o texto não pode ser escrito de forma que a pessoa fique em dúvida.
Uma boa dica é usar verbos no imperativo, como:
O foco deve ser nos benefícios que o usuário terá ao realizar a ação, e não no processo ou nas funcionalidades que a envolvem. Em outras palavras, em vez de ressaltar o que um produto faz, destaque qual consequência positiva ele trará. Essa é uma mudança bem sutil na comunicação, mas que faz toda a diferença.
Durante esse processo, não se esqueça de que você está trabalhando com uma concepção de microtexto. Portanto, não se perca escrevendo mais do que deveria.
A informação não precisa — e, nesse caso, nem deve — ser longa para engatilhar um ato decisivo no leitor ou ajudá-lo em algum procedimento, e sim direto ao ponto. Porém, tome um certo cuidado para evitar palavras vagas, como “comprar” ou “enviar” — seja sempre específico e claro.
Neste texto, vimos o que é o microcopy e como aplicá-lo no marketing digital. Não deixe de investir nessa técnica, que traz visibilidade, força e maior alcance para a sua marca.
O emprego desse conceito dentro da sua empresa também pode acarretar em redução de custos, já que ele não necessita de investimento financeiro e, com uma boa estratégia, tem o poder de aumentar o lucro.
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