Apesar do “boom” de algumas mídias nos últimos anos, como vídeos e podcasts, o texto ainda é um dos formatos essenciais nas estratégias de marketing digital, e saber o que é copywriting faz parte dos diferenciais para quem produz conteúdo.
Isso porque a técnica tem características e objetivos diferentes de conceitos bem difundidos, como a redação publicitária, por exemplo.
Neste post, entenda o que é copywriting, qual é a sua importância e como aplicá-lo nas suas estratégias. Continue a leitura e acompanhe!
Copywriting é um método de escrever focado na persuasão para a conversão. O formato permite conduzir o leitor para uma ação por meio de conteúdos relevantes e originais, com informações que respondam às principais dúvidas e necessidades do leitor.
É uma maneira de indicar caminhos para que o público tome decisões e seja levado até o objetivo final da estratégia de marketing — que, geralmente, é a venda de um produto ou serviço.
Na mesma via que a técnica interage com o leitor de uma forma que ele fique cada vez mais próximo do objetivo da estratégia de marketing, ela deve ajudar no processo de decisão.
Mas, para isso, não basta ser apenas persuasivo no texto. É preciso oferecer aquilo que o público busca. Assim, a relação da marca que escreve fica mais fortalecida, aumentando a sua autoridade, o reconhecimento e a afinidade, e tudo isso contribui para que o leitor faça as ações propostas.
Por isso, aplicar copywriting é importante. É um caminho de troca, que usa gatilhos mentais para conduzir o leitor, mas entrega o que ele quer, seja em cada uma das etapas da jornada do consumidor ou no conceito de uma campanha, por exemplo.
Tem muita gente que confunde esses três conceitos. Isso acontece porque eles fazem parte das estratégias de comunicação e são relacionados à criação de texto. Porém, cada um tem ps seus objetivos e motivos para serem aplicados.
Como o conceito de copywriting foi apresentado anteriormente, veja, abaixo, o de marketing de conteúdo e redação publicitária:
Agora que você já sabe o que é copywriting, vale a pena entender como começar a aplicar a técnica em seus conteúdos. Acompanhe algumas dicas importantes para dar o primeiro passo.
Para escrever um texto que faça sentido para o leitor, é fundamental conhecer o público-alvo. Por isso, saber quem é a persona é primordial. A busca por palavras-chave também auxilia a descobrir os interesses dela, e a construir textos que sejam relevantes.
Depois de saber para quem o conteúdo será escrito, é pertinente definir a linguagem que será utilizada.
Não é esse o objetivo do conteúdo e nem o perfil do leitor. Para fazer sentido, foi definida uma linguagem mais didática e amigável, para que a compreensão seja mais simples e de fácil associação.
Além da linguagem, criar conexões com o leitor é essencial. Pense nisso: ele procura por respostas, e o conteúdo deve considerar as dúvidas, os desejos e as necessidades dele para criar conexões, que fortalecem a afinidade do leitor com a marca. Assim, as chances de conversão são potencializadas.
É interessante salientar que a estratégia de copywriting pode ser aplicada em anúncios, slogans, blogs, e-books e em vários outros formatos. Em anúncios, por exemplo, é possível apresentar produtos, dizer em que podem ser usados, mostrar os seus benefícios etc.
Ao explicarmos o que é copywriting, utilizamos essa técnica do início ao fim deste conteúdo! Se você entendeu o conceito e a sua importância, e ficou animado para começar a apostar nessa estratégia, o nosso objetivo foi atingido.
Para fechar um copywriting bem feito, é preciso indicar uma ação. Por isso, deixe nos comentários o que você achou deste conteúdo, ou acrescente outras dicas para que os nossos leitores tenham um melhor aproveitamento dessa estratégia!