O mundo mudou repentinamente diante de nossos olhos. A crise do novo coronavírus chegou causando tantos impactos que alguns até passam desapercebidos ou demoram a se manifestar. No âmbito corporativo, em especial, as marcas se veem obrigadas a buscar uma reinvenção em determinados aspectos.
Considerando o contexto de apreensão, a relação entre a publicidade e a pandemia deve ser bem compreendida pelos departamentos de marketing. Com milhões de pessoas trabalhando em casa, além do isolamento social, a internet ganha força como meio de comunicação e compra.
Para evitar o ostracismo e minimizar prejuízos, investir em campanhas adequadas é o ponto-chave no processo de fortalecimento da marca. Quer ficar por dentro do assunto? Continue a leitura e saiba como usar o período da pandemia a favor das suas estratégias!
O momento é delicado para todos. Mesmo que incertezas rondem o futuro da maior parte das companhias, uma campanha eficiente precisa deixar claro o posicionamento da marca diante dos acontecimentos.
Trata-se de uma oportunidade para abordar o real sentido da existência da empresa, indo além da busca por números lucrativos financeiramente. Inúmeras ações, sobretudo nos primeiros dias de quarentena no Brasil, aproveitaram para ressaltar a necessidade de ficar em casa, lavar as mãos, manter distância e respeitar orientações dos órgãos de saúde.
Ignorar o cenário de crise é impossível, portanto, vale a pena trabalhar com a publicação de mensagens positivas e atitudes em prol do isolamento social e do combate à Covid-19.
Criar vínculos de proximidade com o público-alvo sempre foi fundamental, mas a situação atual exige um cuidado especial ao elaborar abordagens. Não é à toa que a palavra empatia ganhou bastante força, pois é necessário manifestar sensibilidade sem transparecer falta de humanização.
Uma excelente forma de causar impactos positivos é mostrar que a empresa optou por abrir mão de práticas até então normais. O incentivo ao home office e a preocupação com o bem-estar do quadro de funcionários, por exemplo, evidenciam um forte caráter humanitário.
Nas campanhas on-line, a melhor alternativa é transmitir carinho, afeto e a sensação de que o público vê a marca na mesma situação de angústia, mas sempre sob um ponto de vista positivo e com proatividade para combater a disseminação da doença.
Continuando na linha dos tópicos anteriores, é importante salientar que o momento é de união. No ambiente corporativo, podemos mudar o termo para parceria. Marcas e clientes estão no mesmo barco, o que exige uma cooperação mútua com o objetivo de não apenas entender o universo de transformações repentinas, mas se fortalecer a partir disso.
A chegada de novas ferramentas por conta da necessidade de comunicação on-line também oferece diferentes modelos de relacionamento. Uma agência de conteúdo, por exemplo, é capaz de entregar ao cliente um acompanhamento instantâneo do desenvolvimento de estratégias.
A publicidade e a pandemia despertam um senso de coletividade valioso para o estreitamento das relações, o que permite maior engajamento das duas partes. Lembre-se: pensar no macro sempre resulta em processos mais bem trabalhados e, consequentemente, em satisfação em ambos os lados.
No fim das contas, a publicidade e a pandemia têm uma relação que segue permitindo o predomínio da criatividade. Por mais que estejamos enfrentando um cenário jamais vivido, as bases não mudam, e é preciso apenas ajustar a abordagem para garantir um impacto eficiente, principalmente via redes sociais.
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