Independentemente do setor em que a sua empresa está inserida, uma verdade é incontestável: só é possível alcançar o sucesso e aumentar o market share a partir de uma boa estratégia digital. Isso porque, como você sabe, a massificação do uso da internet vem alterando o comportamento do consumidor, que hoje está mais conectado do que nunca.
A publicidade na era da internet praticamente eliminou barreiras de entrada, já que é uma abordagem muito acessível para as empresas de todos os tamanhos. Dito isso, fica claro que não se trata de um ambiente que pode ser explorado sem um planejamento eficiente, que destaque a sua marca e gere vantagens em relação aos competidores.
Então, será que realmente vale a pena investir tempo e recursos em marketing digital? Para ajudar você a entender a resposta, desenvolvemos este texto. Nele, abordaremos a atual importância dessa prática, falaremos sobre o seu funcionamento e benefícios e, depois, listaremos os principais formatos de publicidade online. Continue a leitura!
Se você tem qualquer experiência em publicidade, sabe que, por mais qualificada que seja uma campanha, ela só é efetiva se souber se comunicar com o público-alvo. E o que isso significa? Além da adoção de uma linguagem e identidade visual adequadas à persona, é preciso atrair sua atenção e convencê-la de que você tem algo de valioso a oferecer.
Uma boa publicidade online faz com que um anúncio receba atenção das pessoas, principalmente em smartphones, onde várias abas de aplicativos e redes sociais, por exemplo, estão abertas. Com isso, as chances de a persona fechar algum negócio no presente ou no futuro podem aumentar.
Essa possibilidade é ainda maior quando a empresa usa um canal em que ela não só encontra a sua audiência, como também consegue se comunicar e consolidar um relacionamento com ela.
O publicitário precisa ser cirúrgico na decisão pelo melhor canal para se comunicar com a audiência. Afinal, de nada adianta elaborar uma peça excelente e exibi-la, por exemplo, em uma região com poucos representantes do público que você considera ideal para o seu negócio.
Na internet, isso não acontece. O vasto uso da rede por consumidores garante à marca a possibilidade de alcançar audiências com as mais variadas características. Trata-se de uma clara consequência da variação no comportamento do consumidor, que, hoje, utiliza a rede para fazer praticamente tudo, inclusive procurar e comprar produtos.
Em um cenário de transformação digital, as empresas precisam se atualizar quanto às tendências tecnológicas, pois estas impactam diretamente as preferências e os hábitos de compra do público. Portanto, não fazer um bom investimento em publicidade online pode tornar o negócio obsoleto, de modo a não mais acompanhar os anseios e as necessidades dos atuais e potenciais clientes.
O potencial de investir em publicidade nesse cenário não está passando despercebido. De acordo com um mapeamento realizado no mercado latino-americano, por exemplo, o ano de 2019 representou um crescimento de 14% nos orçamentos voltados para esse tipo de atividade, representando um total de 9,17 bilhões de dólares.
É justo dizer, então, que as marcas que ficarem de fora dessa tendência correm sérios riscos de perder a relevância, encontrando dificuldades em estabelecer uma relação frutífera com os consumidores.
Agora que você sabe que vale a pena investir em publicidade online, falaremos mais sobre o seu funcionamento.
Um dos principais erros cometidos na publicidade online é investir na elaboração de estratégias sem levar em conta as características do seu cliente. Por isso, para compreender o funcionamento prático dessa abordagem, é preciso visualizá-la como uma forma de satisfazer as demandas do consumidor moderno, também chamado de consumidor 4.0.
Para esse perfil, as grandes investidas publicitárias tradicionais, como os anúncios de TV, rádio e jornal, perderam muita relevância. O rápido acesso à informação gerou um público mais cético em relação a esse formato, dando preferência até às indicações de familiares, amigos e influenciadores digitais. Assim, o desafio da publicidade digital é satisfazer esse consumidor.
Para tal, é preciso abandonar a visão tradicional, em que as companhias detinham o poder sobre o relacionamento. Hoje, o cliente se encontra no topo da hierarquia do mercado, já que não enfrenta dificuldade para buscar opções semelhantes ou encontrar informações mais aprofundadas sobre as marcas com as quais se relaciona.
O primeiro passo para a aplicação dessa abordagem é, portanto, a definição de uma persona. Trata-se de um personagem semifictício que simula o cliente ideal para o seu negócio. Então, além dos dados demográficos incluídos no seu público-alvo, você deve ter em mente fatores mais subjetivos, como as dores, necessidades, motivações e preferências da audiência.
A partir daí, você pode trabalhar de forma adequada para alcançar e cativar seus clientes, fazendo uso dos mais adequados formatos de publicidade online. Se a sua persona faz uso do Instagram para buscar produtos, por exemplo, divulgar a sua loja por lá é uma boa pedida. Se ela prefere o uso de mecanismos de busca, como o Google, o investimento em técnicas de SEO pode ser mais relevante.
Então, podemos entender a aplicação prática da publicidade online como um conjunto de técnicas e métodos utilizados com o fim de oferecer a melhor experiência ao cliente, sempre tendo em vista a criação de uma imagem positiva para a sua marca.
Se você chegou até esse ponto, já tem alguma noção das principais vantagens proporcionadas pela publicidade online, não é? Mencionamos, por exemplo, que a natureza abrangente da internet possibilita um alcance sem precedentes às marcas que a exploram, já que todo tipo de público está presente no meio digital.
Ao falar isso, o mais interessante é ressaltar que existem diversas ferramentas que possibilitam que esse alcance não seja apenas amplo, mas também certeiro. Ao investir em mídia programática, por exemplo, você pode realizar um direcionamento eficiente, garantindo que o público alcançado se assemelhe ao máximo com a sua definição de persona.
A capacidade de segmentar sua audiência é, sem sombra de dúvidas, um dos principais benefícios oferecidos pelo meio digital. Isso porque, ao desenvolver suas campanhas, você pode garantir que elas serão visualizadas apenas por pessoas que se encaixem em determinadas características, potencializando as possibilidades de conversão.
Assim, imagine que você pretende divulgar seu website a partir do impulsionamento de um post no Instagram. Ao fazer isso, você pode configurar o anúncio para que ele foque em pessoas localizadas em uma determinada região, pertencentes a uma certa faixa etária ou com um endereço em comum. Dessa maneira, você não vai apenas aumentar o tráfego do seu website, mas também qualificá-lo.
Se comparada à publicidade tradicional, a capacidade de segmentação do modelo digital se torna ainda mais relevante. Antes da internet, o máximo que uma equipe de marketing podia fazer era filtrar os anúncios de acordo com os horários e canais disponíveis, o que nem se compara à possibilidade de incluir, também, as características individuais da audiência.
Outra grande vantagem proporcionada pela publicidade online é a facilidade encontrada para mensurar resultados. Graças à enorme quantidade de dados gerados diariamente e às ferramentas que permitem sua análise, você pode obter insights valiosos sobre qualquer uma de suas campanhas.
Se o seu objetivo era, por exemplo, aumentar o número de visualizações na página de um produto, você consegue descobrir exatamente quantos usuários a acessaram a partir do seu anúncio. Então, para monitorar a eficiência da estratégia, basta definir as métricas mais importantes e acompanhar os relatórios gerados pelas plataformas de anúncio.
Além de essa prática se mostrar excelente na comprovação da necessidade de investir em determinadas abordagens, trata-se de uma maneira de manter-se em constante otimização. A partir da visualização de dados, você vai notar alguns padrões e, ao compará-los, poderá tomar medidas para aprimorar a campanha ou prezar por sua manutenção.
Suponhamos que sua marca esteja buscando o melhor horário para realizar promoções na internet. Para tirar a prova, basta criar campanhas em momentos diferentes e comparar seus alcances, acessos, conversões e demais indicadores de performance.
O que leva tempo na publicidade digital é a elaboração do planejamento de marketing. Você deve mapear seu público-alvo e seus competidores, além de contar com um vasto conhecimento no mercado para que as suas abordagens tenham chance de sucesso. Contudo, uma vez que o planejamento estratégico esteja finalizado, sua execução é bastante ágil.
A cada dia as plataformas focadas em anúncios digitais se tornam mais eficientes, possibilitando a criação de campanhas de forma extremamente rápida. Em um cenário dinâmico como o atual, essa agilidade pode ser o diferencial para você aproveitar uma oportunidade e sair na frente da concorrência.
A superioridade no ROI da publicidade digital em relação à tradicional é inegável. Para começar, pense na segmentação de público. Quando você investe em um outdoor, por exemplo, não tem quase nenhum controle sobre quem o visualiza. Isso implica dizer que grande parte das pessoas que passarem por ele jamais terão qualquer interesse em fazer negócios com você.
Isso não é uma realidade na publicidade online. Graças à segmentação e ao conceito de persona, você direciona suas campanhas apenas às pessoas que se encaixem no seu perfil ideal de consumidor. Em outras palavras, sua peça publicitária será vista por indivíduos que apresentem alguma chance de se interessar por suas soluções. O que isso significa? Que você não vai desperdiçar dinheiro com quem não se interessa pelo anúncio.
Por si só, o fato de ser mais certeiro já implica o aumento do ROI. Além disso, as plataformas de anúncio trabalham com a cobrança mediante resultados. Por exemplo: se você investe x para alcançar y cliques, só será cobrado quando o objetivo for alcançado.
Quer saber mais um benefício trazido pela publicidade na internet? Essa modalidade conta com uma grande variedade de formatos, o que permite que você diversifique sua estratégia e teste diferentes opções para alcançar os resultados que deseja. A seguir, listamos os principais tipos.
As mídias pagas são as plataformas que cobram para a veiculação de algum tipo de conteúdo. O exemplo mais conhecido é o Google Ads, que trabalha com a venda de links patrocinados. A partir da definição de palavras-chave, objetivos e público-alvo, você consegue que seu material seja exibido para determinados usuários de internet em momentos oportunos.
Assim, vamos imaginar que você tenha uma agência de viagens e queira promover a oferta de uma determinada rota. Ao investir em links patrocinados, a página que você especificar será exibida no topo das páginas de resultados de buscadores, aumentando, assim, o seu alcance.
Existem, também, mídias pagas voltadas para o uso em redes sociais específicas. Elas funcionam da mesma forma, tendo a segmentação de público e o controle de orçamento como suas características mais marcantes.
Qualquer que seja o caso, é importante prestar atenção para um detalhe: a responsividade dos seus anúncios. É importante que eles sejam mobile-friendly, de modo a alcançar os usuários de tablets e smartphones, que representam grande parte do público digital.
Já que mencionamos os dispositivos móveis, vamos falar sobre a possibilidade de usar aplicativos específicos para divulgar sua mensagem. Cada vez mais donos de tablets e smartphones utilizam os aparelhos para o entretenimento, o que inclui diversos jogos extremamente engajantes.
Isso gera a oportunidade de posicionar seu anúncio em um ambiente que favorece a captação da atenção do usuário. A campanha pode ser posicionada dentro do jogo, alcançando o consumidor em um momento em que ele está totalmente imerso na experiência.
Outra boa ideia é inserir seus anúncios em seus artigos do blog, utilizando o potencial do conteúdo em educar o lead e prender sua atenção. Os chamados In-Article Ads são posicionados entre os parágrafos do texto e assumem forma de vídeo ou display. É importante que você escolha estrategicamente o local exato para inserir a campanha.
Outro tipo de anúncio que pode otimizar a geração de leads em seu website é o Footer Ad, que fica fixado no rodapé da página, mas pode ser expandido para full-screen com um clique. A ideia é fornecer uma informação chamativa ao usuário para estimular que ele visualize toda a mensagem.
Já o Slider, tipo de anúncio que flutua na lateral de uma página, é um ótimo formato para exibir calls-to-action. Isso facilita a experiência do cliente que quer conhecer mais sobre a empresa e, ainda, não atrapalha a experiência de quem quer apenas finalizar a leitura.
Outro formato bastante popular para a divulgação de publicidade online são os afiliados. É quando uma pessoa passa a divulgar um produto ou serviço de uma empresa em troca de uma comissão pelas vendas.
Nesse formato, o próprio afiliado é quem fica responsável pela veiculação dos conteúdos, mas o dono do produto ou serviço pode também instruí-lo sobre as melhores práticas de como divulgar e alcançar os objetivos traçados.
Utilizar o e-mail como canal de publicidade é uma das práticas mais antigas do marketing digital, mas ainda está longe de perder a relevância. Afinal, muitos dos consumidores digitais acessam a caixa de entrada diariamente, dando às marcas uma excelente oportunidade de estabelecer conexões e relações frutíferas.
Para explorar o e-mail marketing, você deve contar com uma lista de contatos que se encaixem com sua definição de persona. Como se trata de uma ferramenta que também tem grande poder de segmentação, você pode trabalhar no envio de mensagens personalizadas, destinadas a nutrir e converter clientes em diferentes fases do funil de vendas.
O marketing de conteúdo é uma abordagem que busca atrair consumidores a partir do oferecimento de materiais pertinentes às suas características. A ideia é colocar a marca como autoridade no mercado, educando o público sobre as dores e direcionando-o sutilmente a uma decisão de compra. Uma das ferramentas mais utilizadas nessa abordagem são os blogs.
Conteúdos postados em blogs podem atrair leitores e, se forem qualificados, construir uma imagem positiva para a marca. Para fazer isso, é necessário investir em técnicas de SEO, que buscam posicionar a página entre os primeiros resultados dos buscadores no assunto tratado.
Atualmente, é impossível falar de publicidade digital sem mencionar as redes sociais. Esses canais se tornaram imprescindíveis para a construção da presença digital da marca e para a comunicação direta com o consumidor. Para se ter uma ideia, 80% das contas ativas no Instagram seguem o perfil de alguma empresa.
As redes sociais podem ser inseridas no marketing de conteúdo com a produção de posts que atraiam e eduquem o consumidor, mas também contam com ferramentas de anúncio que se enquadram no cenário das mídias pagas. Trata-se, portanto, de um formato publicitário extremamente versátil e que apresenta ótimos resultados.
Agora que você entendeu melhor a importância, o funcionamento e os principais tipos de publicidade online, separamos algumas dicas que servirão na hora de colocar as suas estratégias em prática.
Tão importante quanto conhecer a persona do negócio é saber quais os objetivos você busca atingir com a publicidade online. A empresa deseja aumentar as vendas ou simplesmente ficar mais conhecida do grande público? Ter esse norte é fundamental na hora de elaborar os conteúdos que serão veiculados nos diferentes formatos.
Uma das melhores práticas de avaliação dos concorrentes é o chamado benchmarking. Dentro desse levantamento é feita a comparação entre os produtos, os processos e as formas de fazer publicidade online. Com base nas informações coletadas, você consegue identificar falhas e fazer ajustes de modo a promover a melhor experiência aos consumidores.
Diferentemente da publicidade tradicional, a online permite a mensuração de desempenho das campanhas. Dessa forma, é possível medir, por exemplo, indicadores como o ROI, que informa se a receita gerada foi maior do que os valores investidos.
Vale também destacar que a escolha das métricas depende diretamente do objetivo do negócio, afinal, não faz muito sentido medir o ROI de uma campanha que não teve como objetivo aumentar as vendas. Nesse caso, é preferível usar indicadores voltados para o engajamento do público com um determinado conteúdo.
Conhecer os principais formatos de publicidade online é importante para que você os analise e descubra o que melhor se encaixa em sua estratégia. Vale lembrar, contudo, que a agilidade das mudanças na internet exige que você fique de olho nas tendências, já que novos formatos podem surgir a todo instante.
Ainda, para que o seu negócio alcance os resultados esperados, é fundamental contar com uma empresa como a SimpleAds, que é focada na estratégia e na distribuição de campanhas online em formatos diferenciados.
Viu como é importante investir na publicidade online para o seu negócio obter visibilidade e aumento das vendas? Para mais informações de como a SimpleAds pode ajudar você a alcançar os seus objetivos, entre em contato conosco agora mesmo e fale com um de nossos atendentes!