Dentro de uma rotina corrida, o foco acaba por ficar na prospecção e conversão de clientes ou mesmo na busca por um aumento no faturamento da empresa. Entretanto, é preciso pensar também na gestão da própria marca, um cuidado que vai facilitar esses dois objetivos, por exemplo. Por isso, é importante conhecer o conceito de digital branding.
Portanto, se antes era comum pensar em ações que fortalecessem a imagem da sua empresa no cenário físico, hoje é fundamental pensar em estratégias voltadas para a gestão digital da marca. Assim surgiu o digital branding, que tem como principal objetivo destacar uma organização em relação aos seus concorrentes no setor.
Então, o que acha de saber mais sobre o assunto? Continue lendo este post para entender o que é digital branding e quais são os principais elementos que compõem essa estratégia cada vez mais importante no mercado. Confira!
Na prática, digital branding representa um conjunto de ações que visam tornar uma marca mais conhecida no mercado. Tudo que envolve a percepção de valor de uma empresa são englobados por esse conceito. A partir da identidade visual, comunicação e conteúdos produzidos, é possível realizar a gestão online da sua marca.
Atualmente, é fundamental fortalecer o digital branding da sua empresa se você quiser um lugar de destaque no mercado. Além de passar credibilidade para o público que ainda não conhece os seus produtos e/ou serviços, é uma forma de se comunicar de maneira eficiente com quem já é seu cliente e, consequentemente, fidelizá-los.
Para ilustrar melhor essa estratégia, listamos os aspectos mais importantes para a gestão da sua marca nos canais digitais. Confira!
A sua logo precisa ser adequada não só ao perfil da sua empresa, mas também aos valores e a personalidade adotada pela marca nos canais digitais. É preciso pensar em uma marca que, além disso tudo, possa se destacar em meio aos concorrentes no mercado.
Outro ponto que deve ser avaliado no processo de digital branding é o canal utilizado para se comunicar com o usuário. Quais as redes sociais que podem gerar mais engajamento? Isso faz total diferença, permitindo que você encontre os meios mais adequados para impactar quem você quer trazer para o seu negócio.
Além de saber quais os canais utilizados, é preciso determinar qual vai ser o tom de voz adotado em suas comunicações. Portanto, pense em uma linguagem que se encaixe no perfil do seu público-alvo e que facilite a conexão entre marca e usuário.
Com os canais de comunicação e o tom de voz definidos, é preciso saber também o que vai ser compartilhado com os usuários. O ideal é pensar em conteúdos que possam ser úteis para o consumidor, que ele possa utilizar em seu dia a dia.
Por fim, criar um manual de uso e estilo da marca é essencial, permitindo que todos os profissionais envolvidos na sua empresa saibam quais são as cores, fontes e versões que podem ser utilizados. Além das recomendações para que a comunicação com público tenha o menor número de falhas possíveis.
Ao realizar um trabalho de digital branding, portanto, você está fortalecendo a imagem da sua empresa perante o mercado. Os consumidores passam a perceber a sua marca com mais clareza e, consequentemente, os seus resultados tendem a melhorar.
Agora que você já sabe o que é digital branding, vamos começar a pensar em formas de investir e/ou aprimorar essa estratégia? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar você a tornar o seu negócio ainda mais eficiente e produtivo.