Inicialmente previsto para 2022, depois 2023, e agora adiado mais uma vez para 2024, o fim dos cookies sempre foi motivo de discussão e preocupação entre anunciantes e provedores de dados. Afinal de contas, o que irá mudar?
Antes da segmentação baseada em cookies de navegação, as estratégias de segmentação eram limitadas somente a algumas abordagens, como segmentação demográfica, abordagem que fornece uma visão geral do público-alvo como idade, gênero, localização geográfica, renda e ocupação.
Outra segmentação muito utilizada anteriormente era a apoiada em pesquisas e questionários, por meio dos quais as empresas obtinham informações diretas dos consumidores. Esses dados eram usados para segmentar o público de acordo com suas preferências, opiniões e comportamentos de compra. A segmentação mais comum e que será fundamental para manter a qualidade na veiculação de publicidade on-line é a segmentação contextual, sobre a qual iremos nos aprofundar um pouco mais.
A segmentação contextual é concentrada na exibição de anúncios relevantes, tendo como base o contexto dos sites em que estão sendo veiculados, e não dependem de informações individuais do usuário (como, por exemplo, os cookies). Em vez de usar dados pessoais ou histórico de navegação de um usuário específico, a segmentação contextual leva em consideração diversos elementos semânticos, como o tópico do conteúdo, as palavras-chave utilizadas, a categoria do site, o idioma, a localização geográfica, entre outros. Essa abordagem permite que os anunciantes direcionem seus anúncios para públicos específicos, a partir do contexto relevante para seus produtos ou serviços.
Por exemplo, um anunciante de desodorante masculino quer impactar homens que tenham interesse em esportes. Uma pessoa do sexo masculino, ao entrar em um site ou blog classificado como conteúdo esportivo, poderá ser impactada por essa publicidade.
Empresas estão explorando soluções e tecnologias para equilibrar a privacidade do usuário com a necessidade da publicidade digital. É o caso da SimpleAds, que encontrou, através da tecnologia, a alternativa perfeita e eficaz de direcionar anúncios relevantes para o usuário, sem depender de rastreamento individual. Estamos falando da Segmentação Contextual por Entidades.
A SimpleAds criou uma variação do conceito de contextualização que é chamada de ENTIDADES, e em cada conteúdo essas variações são analisadas. A classificação é feita segundo a análise da URL, TÍTULO e CONTEÚDO da página.
A Entidade é extraída do texto a partir do NLP (PLN – Processamento de Linguagem Natural). Uma entidade, na maioria dos casos, é o sujeito do conteúdo que pode ser identificado como: Organizações/Empresas, Nomes Próprios (pessoas, músicas, filmes, doenças etc.), datas, valores monetários, entre outros.
O recurso de Processamento de Linguagem Natural (NLP), da SimpleAds, foi desenvolvido para reconhecer informações importantes em textos usando dados da Wikipedia e dos próprios sites que exibem anúncios. Estamos constantemente trabalhando em melhorias para tornar o NLP ainda mais inteligente, buscando informações de fontes populares como o IMDB ou o Spotify.
Essa tecnologia permite que tenhamos um excelente Brand Safety, pois conseguimos identificar conteúdo que não é interessante para as marcas, especificamente, esse é o nosso diferencial para campanhas governamentais, pois nós também cruzamos os dados das entidades com os dados do adserver de mensuração do próprio Governo para que as campanhas não sejam veiculadas em conteúdos sensíveis ou proibidos.
Em resumo, nós fazemos a classificação contextual que são as categorias de sites e a extração de palavras-chave/Entidades que são termos relevantes do texto analisado.
A classificação é dividida de três formas: Categorias-mãe, Subcategorias e Tags, sendo esta última o nível mais nichado.
Por exemplo, em um parágrafo no qual temos: “O filme do Homem Aranha conta com o ator Tom Holland como protagonista”. Nesse exemplo, classificamos como “Entretenimento > Cinema > Heróis e Aventura” com as entidades “Homem Aranha” e “Tom Holland”.
A SimpleAds faz análise de todo o conteúdo dos sites dos parceiros em tempo da sua publicação, ou seja, assim que um conteúdo é publicado e visitado pela primeira vez, a Simpleads identifica a classificação do conteúdo e cria a Entidade. Por meio da nossa tecnologia, é possível classificar os conteúdos em tempo real.
Isso nos torna uma das únicas empresas a conseguir servir campanhas contextuais aproveitando a janela de inventário completo de uma matéria. Quanto mais rápida a classificação do texto, maior a chance de aproveitamento de volume em uma matéria publicada recentemente.
Através desse diferencial, o anunciante pode estar presente em uma quantidade maior de matérias que fazem sentido para a marca, e pode impactar um número maior de pessoas pertinentes à campanha.