Quando você faz uma pesquisa na internet, provavelmente, escolhe os primeiros resultados para clicar e encontrar a resposta para o que procura, não é mesmo? Essa é a importância de um bom posicionamento no Google. Os links mais bem ranqueados no mecanismo de busca costumam receber mais visitas e interações dos usuários.
Mas você sabe como o seu site ou blog pode alcançar as primeiras posições? Existem práticas que influenciam o ranking de resultados e, por isso, é importante aplicar estratégias para melhorar a performance da sua página.
Este post é um guia completo para você aprender como funciona o ranqueamento, os fatores que o impactam e dicas do que fazer para alcançar melhor posição. Confira!
O Google é um buscador especializado em pesquisar conteúdos na internet. Ele organiza os sites que respondem a sua busca conforme os critérios que seus mecanismos avaliam ser relevantes, e isso é o ranqueamento.
Quando o usuário faz uma pesquisa, o algoritmo registra as palavras e apresenta os conteúdos que melhor correspondem ao assunto.
Atualmente, há duas formas de exibição dos resultados no Google: orgânica ou paga. Na primeira, os resultados aparecem exclusivamente pela relevância. Na segunda, é considerada uma mídia on-line, e deve contar com investimento financeiro para aparecer, além de uma boa tática digital.
Para apresentar os fatores que impactam no posicionamento de uma página no Google é fundamental saber que eles não são estáticos. Em muitas vezes, precisam ser desvendados com testes, análises de performances e troca de informações no meio digital.
Quem tem interesse neste tema precisa estar atento às mudanças de critérios que interferem na relevância que faz seu conteúdo estar na 1ª ou na 100ª posição.
Como exemplo, é possível citar uma prática que, há algum tempo, era bastante comum: a repetição exagerada de palavras. Antigamente, encher o conteúdo com a palavra que se tem interesse em relacionar ajudava a ranquear melhor.
Hoje em dia, o Google reconhece a ação como prejudicial para a experiência do usuário, e penaliza as páginas que adotam a estratégia. Isso porque a mera repetição não resolve, de fato, a dúvida de quem faz a pesquisa.
Acompanhe abaixo alguns fatores que influenciam no ranqueamento do maior site de busca da internet. Vale ressaltar que já foram mapeados mais de 200. Aqui, neste post, serão apresentados 6 deles.
Estruturar um site em categorias, seções, blocos de texto é importante para que a navegação do usuário seja intuitiva, assim como para que os assuntos abordados sejam facilmente encontrados pelos sites de busca.
Para organizar a arquitetura também é preciso aplicar o uso de cabeçalhos, legendas, subtítulos, tags e sequências lógicas. Essas práticas auxiliam para que o Google identifique a informação no seu site de uma forma mais efetiva.
Mais um fator que influencia o posicionamento no Google, a velocidade é um critério que interfere diretamente na experiência do usuário e na agilidade necessária em responder as questões de quem faz a busca.
Quanto mais rápido um site for para carregar e ser exibido, melhor será a relação dele com o Google. Para ter uma base de avaliação, sites que carregam em até 3 segundos são considerados rápidos.
Se você avalia que sua página está lenta para carregar, verifique as imagens utilizadas. É recomendado adaptar tamanhos e resoluções apropriadas para web. Assim, o tamanho das imagens não acarretam em diminuição da velocidade e do desempenho da página.
A inserção de links também é um fator pertinente para um bom posicionamento no Google. Acrescentar direcionamentos para conteúdos do mesmo assunto, ou para páginas consideradas de autoridade é uma ação que favorece para que o site de busca aumente a relevância do seu blog ou página na web.
Citou uma pesquisa de terceiros em um texto? Coloque um hiperlink e direcione os usuários para a fonte oficial dos dados informados. Destacou algum tema que já foi discutido no seu blog? A estratégia também vale para links internos.
No caminho inverso, sua página também pode ser citada como referência por meio dos hiperlinks em outros sites, o que fortalece a sua reputação. Ainda, contar com estratégias de link building também potencializam o seu reconhecimento no meio on-line.
Uma das formas de o Google identificar se a página é segura ou não é através da URL. Sites que são certificados e seguros apresentam no endereço do site “https” no início do registro. Já os sites que não passam por certificação são endereçados para “http”.
O certificado é chamado de SSL — ou Secure Socket Layer — e é uma solução que garante a troca de informações segura entre usuários servidores.
As páginas que passam por essa certificação conseguem impedir que informações confidenciais de seus visitantes sejam capturadas e utilizadas por terceiros de forma criminosa ou mal intencionada.
A questão da segurança é outro ponto importante para que o ranqueamento no Google seja bom e interfere para que seja apresentado nas melhores posições.
Facilitar a leitura dos textos na web é um dos fatores que fazem com que usuários se interessem pelo conteúdo e permaneçam na página. Para isso, é preciso organizar o texto com títulos, subtítulos, listas, bullets points, trechos em negrito, hiperlinks, imagens e todos os recursos que colaboram para que a informação procurada seja rapidamente encontrada.
Ainda, é fundamental que o conteúdo seja original, bem escrito e que tenha relevância quanto ao assunto.
Sobre o tamanho do texto, é importante que ele tenha um número de palavras adequado para que a informação seja elaborada e repassada ao usuário com embasamento e de maneira relevante.
Muitos sites trabalham com textos com no mínimo 500 palavras. O tamanho máximo pode variar: se o texto mantiver o fôlego, trouxer dados pertinentes e bem estruturados, é possível que ultrapasse 3.000 palavras.
Mas isso precisa ser analisado: não esqueça que além da quantidade de informação, é preciso considerar o tempo e a disposição do leitor e o nível de profundidade que ele nescessita. Textos muito longos e sem estrutura podem ocasionar rejeição por quem acessa.
Se uma grande parcela dos acessos ao Google acontecem pelo celular, nada mais justo que o site de busca priorizar as páginas que contam com estrutura responsiva, não é mesmo?
Vale ressaltar que responsivo e mobile são conceitos diferentes. O primeiro adapta o mesmo layout para qualquer dispositivo. Já o segundo, é uma nova versão para dispositivos móveis.
Sites responsivos carregam com mais agilidade e são mais bem-vistos pelos mecanismos do Google, o que também colabora para ter uma boa posição no ranking dos resultados de busca.
A relação do ranking do Google com as redes sociais não é direta, mas de alguma forma, pode ter influência no posicionamento.
O Google não tem permissão para indexar todos os conteúdos disponibilizados na web, ainda mais aqueles que o acesso é feito com senha, como é o caso das redes.
Porém, existem correlações apontadas como sinais sociais percebidos como comuns em páginas bem posicionadas no site de busca. Alguns deles são: número de tweets com backlinks; autoridade das contas que geram backlinks no Twitter; número de interações e compartilhamentos no Facebook; entre outras.
Agora que você conhece alguns dos fatores que influenciam o ranqueamento, conheça dicas valiosas para uma página melhorar o posicionamento no Google.
Existem ações e práticas que colaboram diretamente para que os critérios do site de busca sejam atendidos, e com isso, melhore a posição nos resultados. Veja abaixo algumas delas.
Para quem trabalha com marketing digital, a pesquisa de palavra-chave é uma recomendação bastante conhecida. Porém, aqueles que estudam os termos mais a fundo, de maneira criteriosa e com a avaliação de palavras relacionadas saem na frente.
Ferramentas de pesquisa de palavra-chave estão disponíveis na web e são fundamentais para descobrir o volume de busca de um determinado termo, palavras semelhantes e quais os sites que melhor trabalham determinado assunto.
Ainda, além de pesquisar, é preciso aplicar o termo escolhido de forma otimizada: naturalmente durante o texto, no título, no intertítulo, na introdução e na conclusão, por exemplo.
Sites que desenvolvem textos estruturados, atualizados, que consideram as etapas do funil de vendas para que os visitantes se tornem clientes provam que ter uma estratégia de conteúdo é primordial para alcançar as primeiras posições no Google.
Pensar de qual informação o usuário precisa a cada etapa de uma busca e propor respostas por meio de informações organizadas auxilia para que o ranqueamento aumente.
Por mais que outras mídias e formas de conteúdo venham crescendo, como é o caso de vídeos e podcast, o texto também está presente e precisa ser proposto considerando os fatores de ranqueamento. Nos exemplos citados, ele está na descrição de um vídeo, ou no título de um programa de posdcast. São mídias que, igualmente ao conteúdo no formato de texto, são buscadas por palavras.
De nada adianta um conteúdo desatualizado, que é diferente de um conteúdo antigo. Exibir informações que não estão compatíveis com dados atuais pode ocasionar confusão para o leitor, além de desperdiçar visitas e correr o risco de aumentar a taxa de rejeição da sua página.
Aposte na atualização das informações que você disponibiliza na web. Conteúdos antigos dão credibilidade, mas precisam ser atualizados para que sigam relevantes.
Uma prática interessante é manter a data de criação de postagens e acrescentar a data de atualização logo ao lado. Assim, o usuário percebe que a página já lida com o tema a longa data, e está preocupado em manter o assunto em dia. Da mesma forma, o algoritmo entende que se trata de um post relevante e constantemente atualizado.
Acompanhar quais os temas e assuntos estão sendo trabalhados pelos concorrentes do seu site ou blog é importante para mapear oportunidades e ajustar ações que estão em andamento.
Na pesquisa de palavra-chave é possível verificar as URLs que melhor estão ranqueando para os resultados dos termos buscados. Entre nas páginas, veja o conteúdo e avalie quais informações o concorrente está entregando e o que falta.
Analisar os comentários também é uma ação pertinente para verificar a percepção de quem leu e interagiu com o conteúdo do seu concorrente. E é claro: faça melhor!
Anteriormente, foi citado neste post a questão da importância das imagens em um site e os impactos que a formatação inadequada pode ocasionar — como a demora no carregamento de uma página.
Além de priorizar medidas e resoluções indicadas para a internet, existem outras práticas que otimizam a performance das imagens e colaboram para um melhor posicionamento no Google.
Nomear o arquivo com palavras de referência, usar legendas e inserir a imagem de acordo com o contexto são ações que potencializam o ranqueamento.
Além dos fatores e das dicas de como melhorar o posicionamento no Google, uma das ações que você não pode deixar de fora é contar com o suporte de profissionais qualificados para instruir a estratégia do seu site ou blog da melhor forma possível.
Quem tem como aliada uma empresa especializada no assunto ganha tempo, indicações certeiras e monitoramento de como as ações estão acontecendo e o que precisa ser feito para melhorar os resultados.
Ainda, como foi citado, os critérios do Google não são engessados. Eles mudam para acompanhar o comportamento dos usuários e seguir entregando os melhores resultados para quem pesquisa pela plataforma. Mais um motivo para contratar fornecedores que tenham conhecimento técnico atualizado, já que estão a par dessas atualizações.
Nem parece que uma pesquisa rápida na internet tenha tantos fatores que influenciam os resultados apresentados, não é mesmo? É importante ressaltar que os critérios estabelecidos pelo Google focam muito na experiência do cliente. Não basta fazer com que o seu conteúdo esteja de acordo com todos os parâmetros técnicos, se ele não atender as necessidades de quem procura.
Por isso, quem tem interesse em aumentar a audiência de um site ou blog, otimizar a presença no meio digital e potencializar conversões on-line precisa aplicar estratégias para melhorar o posicionamento no Google continuamente.
Falando em conversões, que tal complementar ainda mais os seus conhecimentos sobre o assunto? Siga a leitura aqui no blog e aproveite o artigo “Design para conversão: saiba agora como usar no seu site”.