Para quem trabalha com Marketing Digital, é fundamental conhecer e implementar as mais variadas estratégias e soluções para otimizar a produção da sua equipe e, assim, conseguir os melhores resultados. Muitas vezes, porém, alguns questionamentos surgem e colocam em questão os benefícios e os problemas, por exemplo, de usar ou não templates no marketing digital.
Afinal, o marketing automatizado é uma prática cada vez mais comum entre os profissionais da área, principalmente quando se tem uma rotina corrida, e é fundamental ganhar tempo para focar em atividades mais estratégias. Mas também é preciso avaliar a qualidade do produto final a ser oferecido aos seus clientes para garantir os resultados.
Para ajudar você no caso específico de usar templates ou não dentro das suas estratégias de Marketing Digital, preparamos este artigo completo sobre os benefícios que essa prática pode trazer ao seu negócio. Ficou curioso e quer saber mais? Então, continue a leitura deste texto para tirar todas as suas dúvidas e tomar a decisão estratégia certa!
Antes de nos aprofundarmos no debate entre utilizá-los ou não, é preciso entender o que são os templates no Marketing Digital. Além de pensar na produção de conteúdo relevante para os usuários, o layout das suas ações e campanhas — como e-mail marketing ou landing pages — também deve ser um ponto de atenção no seu planejamento.
Os templates no Marketing Digital são, na prática, modelos prontos de estruturas que podem ser utilizadas nos mais variados tipos de ações de comunicação. Normalmente, são layouts pré-definidos que podem ser alterados de acordo com as necessidades, os objetivos e as preferências da sua estratégia, e acabam agilizando o tempo de produção.
Assim, em vez de separar um tempo para pensar na diagramação e no design das suas páginas, você pode escolher uma opção de template para agilizar esse trabalho. Dessa forma, o seu trabalho passa a ser apenas o de focar na criação de um conteúdo que esteja de acordo com o perfil do seu público-alvo e com os objetivos da sua campanha.
Mas, se existe a possibilidade de criar as suas próprias estruturas, qual é o sentido em usar templates dentro das suas ações e estratégias de Marketing Digital? Em uma rotina cada vez mais corrida para os profissionais da área, encontrar maneiras de reduzir o tempo destinado para as tarefas burocráticas e operacionais deve ser uma prioridade.
E é exatamente isso que essa prática tem a oferecer ao seu negócio: ganho em tempo e em produtividade. Imagine se toda vez que você fosse realizar um teste A/B para uma estratégia de e-mail marketing, precisasse criar, do zero, um modelo a ser avaliado entre os seus usuários? O desperdício de tempo — e de recursos — acaba não compensando no final.
Portanto, em um cenário completamente modificado por conta da transformação digital, é preciso pensar na experiência que você vai proporcionar ao consumidor e, é claro, no tempo que você vai destinar para as atividades mais estratégicas, que possam garantir um melhor posicionamento da sua empresa perante os seus principais concorrentes.
Mas, na prática, quais são os benefícios de adotar essa estratégia para o planejamento da sua empresa? Para solucionar essa dúvida muito comum, separamos as principais vantagens que usar templates pode oferecer para você e a sua equipe. Confira a nossa lista!
Quando falamos em ações de Marketing Digital, um dos principais objetivos é atrair leads para as suas páginas, certo? No Inbound Marketing, por exemplo, a ideia é produzir um conteúdo relevante, ajudar o consumidor a solucionar um problema ou tirar uma dúvida e, assim, aproximá-lo do seu negócio. E se você pudesse focar apenas no conteúdo?
Ao usar os templates prontos, o foco da sua equipe se torna exclusivamente a produção de conteúdo relevante para aquela persona. Dessa forma, a redução do tempo gasto nessa etapa é nítida. Portanto, se a sua agenda parece cada vez mais apertada para cumprir os prazos e as entregas, adotar essa prática pode ser uma solução extremamente útil.
Consequentemente, você também garante maior praticidade para que o redator da sua equipe possa agilizar o lançamento de uma landing page, por exemplo. Afinal, com o template já definido, a única coisa que vai faltar é o conteúdo para incentivar o usuário a clicar em um CTA ou preencher um formulário, por exemplo.
O ganho em agilidade é, portanto, mais um dos benefícios ao usar templates para as suas diferentes ações de Marketing. Em vez de precisar esperar o design produzir um layout específico para determinada campanha, você pode partir direto para o lançamento da ação e começar a se preocupar com a efetividade e os retornos daquela estratégia.
A produtividade é um problema comum na rotina das empresas brasileiras. Não à toa, estudos mostram que o profissional por aqui leva quatro vezes mais tempo do que o norte-americano, por exemplo, para produzir a mesma coisa. Que tal, então, aprimorar esse fator tão importante dentro da sua equipe de produção?
Em vez de perder tempo aguardando as diferentes etapas do processo de produção de uma landing page, por exemplo, o profissional de Marketing vai definir a estratégia, finalizar o texto e em pouco tempo a página já vai estar no ar. Nada mal, certo? Com os templates já definidos, uma equipe enxuta pode ter a sua produtividade potencializada rapidamente.
Se engana quem pensa que os templates são genéricos e de má qualidade. Obviamente, é muito melhor contar com um trabalho 100% personalizado e de acordo com os objetivos e características da sua empresa, porém, nem sempre é possível reservar recursos para esse setor.
Mas você não precisa se desesperar, afinal, a qualidade costuma ser alta.
Os templates não são feitos sem um processo de avaliação e análise em relação à experiência do usuário, como modelos pensados para mobile first, por exemplo.
Além disso, existem milhares de opções para que você otimize o seu trabalho, uma para cada ação ou campanha que deseja colocar em prática, com uma enorme qualidade para oferecer ao usuário que visitar as suas páginas.
Além disso, é importante entender que os templates não são fechados para edição. Assim, as suas ações de Marketing Digital não vão perder em criatividade. Os modelos pré-estabelecidos podem, por exemplo, ser utilizados como fonte de inspiração para que você e a sua equipe pensem em uma estrutura ainda mais adequada para o usuário.
Você pode utilizar um modelo pronto para se basear na sua próxima produção, mas sem deixar que as características e o estilo das suas criações fiquem de fora desse processo. A ideia é mesclar o que já foi criado por um profissional capacitado com o que a sua equipe avalia ser o melhor caminho para alcançar os objetivos estipulados inicialmente.
Já pensou se você precisar planejar a criação de códigos em HTML para colocar no ar qualquer campanha de Marketing Digital? Nem todas as empresas possuem a capacidade para realizar esse trabalho de maneira eficiente e, por isso, usar templates pode ser uma chance de aumentar a praticidade para a criação de ações efetivas de Marketing.
Muitas dessas soluções contam com um sistema de drag & drop (arrastar e colocar) para facilitar a customização dos templates. Ou seja, um único profissional da sua equipe pode realizar mais de uma tarefa durante o processo de criação, de maneira simples e prática, não perdendo em qualidade e garantindo a agilidade do trabalho.
Quando o assunto é planejamento, contar com alguns modelos definidos pode ser um facilitador extremamente útil dentro desse processo. Afinal, você já vai ter em mente quais são os templates utilizados ou o que você precisa fazer para explorar ao máximo aquele modelo. O trabalho de planejamento, portanto, se torna mais simples.
Você não vai precisar criar uma estrutura do zero para divulgar, por exemplo, um e-book em uma landing page. Com o template pronto, é possível ter uma ideia melhor de qual é o estilo e o tamanho do conteúdo necessário para aquela página, ou até mesmo as cores que podem ser utilizadas, tornando a organização das suas ações mais efetiva.
O orçamento de uma pequena ou média empresa para ações de Marketing Digital não costuma ser tão alto e, por isso, é fundamental procurar por maneiras de reduzir os seus gastos em ações que possam ser automatizadas — e, dessa forma, barateadas. Especialmente quando falamos em equipes menores, usar os templates pode ser ideal.
Quanto melhor é a qualidade dos templates oferecidos, mais caro vai ser o serviço. Porém, para quem não tem condições de arcar com todos os custos para montar uma equipe, usar templates acaba solucionando esse problema: qualidade elevada do que é oferecido ao consumidor e, é claro, redução dos gastos com produção de layouts e páginas.
Além dos itens citados acima, a versatilidade dos templates é outro ponto atrativo para quem decide adotar essa prática. Afinal, o seu uso não é limitado, por exemplo, aos e-mails enviados em suas newsletters ou ao fluxo de nutrição. Os layouts pré-definidos acabam facilitando o planejamento de diferentes estratégias da sua equipe de Marketing Digital.
Muitas empresas oferecem até mesmo modelos prontos de infográficos, em que a sua única preocupação passe a ser o conteúdo apresentado na imagem. Está querendo fechar mais negócios e precisa de uma proposta comercial mais robusta para apresentar aos clientes em potencial? Usar os templates também pode ser um caminho extremamente útil para a sua empresa.
Portanto, se você precisa de agilidade e praticidade para a rotina corrida dentro da sua empresa, todas as áreas de produção acabam sendo beneficiadas ao usar templates em suas campanhas. Landing pages, relatórios, briefing, enfim, a flexibilidade dessa prática é outro ponto positivo para quem ainda está na dúvida se deve aplicá-la ou não.
Dentro de um cenário de ampla concorrência e exigência cada vez maior dos usuários, usar templates vai garantir que você otimize o seu tempo durante o trabalho e, como consequência, possa se concentrar na produção de conteúdos de qualidade e, de fato, relevantes para quem está do outro lado. Ou seja, você terá disponibilidade para criar ainda mais.
Afinal, a internet está repleta de conteúdos sobre os mais variados assuntos e tópicos, todos disputando a atenção (e os recursos) dos consumidores. Ao investir mais tempo no Marketing de Conteúdo, por exemplo, você pode produzir materiais mais ricos e atrativos para que os usuários conheçam a sua empresa e ela ganhe relevância e autoridade.
Não que você não deva pensar na experiência do usuário e até mesmo na qualidade das suas peças, porém, é preciso encontrar diferenciais competitivos. Um deles é, sem dúvidas, a criação de materiais, peças e campanhas que realmente sejam do interesse da sua persona e, assim, você possa alcançar os seus objetivos com maior precisão.
Pense no seguinte: qualquer profissional capacitado de Marketing Digital já utiliza diferentes ferramentas para gestão para otimizar a rotina de trabalho. Seja um software de CRM (Customer Relationship Management), seja uma solução para gerenciar o desempenho da sua equipe. Então, por que não automatizar mais esse processo?
Usar templates, portanto, pode ser uma prática extremamente útil para você e a sua equipe conseguirem focar em atividades mais estratégicas para o futuro da empresa. A utilização ou não dessa prática pode variar de acordo com as necessidades da sua estratégia e o público que você quer atrair, porém, os benefícios são muitos para a sua produtividade.
Agora que você já sabe quais são as vantagens de usar templates dentro das suas estratégias de Marketing Digital, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e garanta que outros profissionais conheçam os benefícios dessa prática!