Ter sucesso no mundo digital não é uma tarefa tão simples. Além da palavra “consistência” ter que fazer parte do seu dia a dia, também é necessário estar atento a um plugin muito importante dentro do WordPress. Estamos falando do Yoast SEO.
Ao juntar esses dois fatores fica muito mais fácil ter seu espaço na internet e ver seu site ou blog no topo dos mecanismos de busca. A única coisa que você precisa fazer nesse momento é se comprometer e entender a fundo essa ferramenta para colocar em prática e melhorar seus resultados — aqui, desistir não é uma opção, ok?
Embora muitas vezes o processo para se destacar seja cansativo, acredite, vale a pena cada esforço realizado. Para ajudar você nessa missão, separamos neste guia completo, as principais e mais importantes informações sobre o Yoast SEO. Continue a leitura e fique por dentro desse assunto!
Basicamente, o Yoast SEO é uma ferramenta bastante útil para ajudar você a melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca. Por meio dele, é possível identificar o que pode ser feito para deixar suas páginas mais atraentes e otimizar as informações, de acordo com o que os buscadores procuram.
Já reparou que, quando você pesquisa por algo no Google, alguns sites têm um título muito longo, que continua além da exibição? Não faça isso, uma vez que essa prática pode prejudicar o seu ranqueamento — mas agora você deve estar se perguntando: como tornar as informações do meu site atrativas nas páginas de pesquisas?
É aqui que o Yoast SEO entra em ação. Por meio dele, você consegue alterar o título, a metadescrição (que é aquele textinho que aparece embaixo do link do site) e até mesmo a URL da página.
Na URL, por exemplo, você pode substituir aquele monte de letras sem sentido que são geradas automaticamente, pela palavra-chave utilizada naquela publicação. Ficariam mais ou menos assim:
Em vez de www.seusite.com.br/bZEOxF0IIs9iPc0KyVbzNRm8PWHD54kaIoPoAiw, ficaria www.seusite.com.br/o-que-é-marketing-digital.
Isso é só um pequeno exemplo de como o Yoast SEO ajuda a melhorar o desempenho da sua página e a posicioná-la nas primeiras páginas dos mecanismos de busca.
A partir do momento da instalação e ativação do Yoast SEO no seu WordPress na área de plugins, você pode começar a usar uma das ferramentas de SEO mais famosas do mercado.
Em suma, o Yoast trabalha com conceitos de cores: cinza, vermelho, laranja e verde. O vermelho indica que está ruim; já o laranja mostra que algo precisa ser melhorado, o verde significa que está ótimo e, por fim, o cinza aponta que ainda nada foi feito. Simples de entender, certo?
Muitas variáveis são analisadas pelo Yoast na hora de sinalizar as cores, como:
Além disso, vale destacar que o plugin analisa dois campos diferentes: o SEO e a legibilidade (qualidade que determina a facilidade de leitura de alguma coisa), sendo o SEO o mais importante. Toda a análise feita pelo Yoast é baseada na palavra-chave utilizada. Assim, ao clicar no campo de análise de SEO para entender o que a ferramenta tem a dizer.
Agora que você já sabe o que é o Yoast e como ele funciona, vamos explicar como ele pode ajudar no SEO — já é importante destacar aqui que esse plugin faz toda a diferença para quem produz conteúdo focado em SEO. Isso porque além de o Yoast fazer uma vasta análise do texto, ele também permite que sejam realizadas algumas edições consideradas indispensáveis para o SEO on-page — que nada mais são que estratégias de otimização dentro de uma página. Veja, a seguir, quais edições são essas:
Com a ajuda do Yoast, é possível ter uma maior clareza se os textos estão organizados e fluidos. Inclusive, você também saberá se a palavra-chave foi utilizada de maneira adequada, sem exageros — o que é bem ruim, pois os buscadores penalizam o site quando isso acontece.
Não, nem sempre é necessário que todas as bolinhas fiquem verdes no Yoast — até porque não é isso que os mecanismos de busca querem. Por exemplo, você não precisa “forçar” o uso da palavra-chave em seus textos. O buscador é semântico, ou seja, ele entende as variações dela. O mais importante nesse momento é ter um texto fluido, o qual é capaz de atingir as intenções de busca do seu público.
Infrutíferas serão suas ações se o texto estiver mal escrito ou se a palavra-chave tiver um volume de busca insuficiente ou que não atenda às intenções do seu público. Se isso acontecer, de nada adiantará as bolinhas verdes nas abas Legibilidade e SEO.
Agora, você deve estar confuso e pensando: ok, mas então para que o Yoast realmente serve? Ele serve como um guia para você entender se o texto atende às boas práticas de SEO, e não para engessar o conteúdo.
Vamos supor que você escreveu um texto e conseguiu deixar todas as bolinhas verdes no Yoast. Porém, ao ler o conteúdo percebe que ele está muito truncado, com uso excessivo da palavra-chave e de palavras de transição. Nesse momento, você deve se perguntar: será que o meu público continuará a leitura até o final? Se a sua resposta for não, então é preciso repensar todo o texto.
Lembre-se de que o mais importante aqui é a qualidade do conteúdo e a intenção de busca do usuário. Se você não atender a esses dois fatores, todos os esforços serão em vão.
O primeiro passo é ir até o menu de plugins no administrador do seu WordPress e clicar em “Adicionar Novo”. Feito isso, é necessário ir na barra de pesquisa e digitar “Yoast”. Instale e ative o plugin.
Após a ativação, na barra lateral aparecerá a opção SEO. Até aqui, tudo ok, certo? Agora, vamos configurar o Yoast. Para isso, você deve clicar na opção SEO e iniciar um processo com os passos a seguir:
Agora que você conseguiu instalar e configurar o Yoast SEO em seu WordPress, é importante entender o plugin para saber como usá-lo. Se houver qualquer problema em seu site, um alerta aparecerá na página principal do painel, orientando-o sobre o que deve ser feito para corrigir o problema.
Na Aba Geral é possível acessar o assistente de configuração e contar quantos links internos têm em seu post. Já na Aba Recursos é possível habilitar e desabilitar recursos específicos do Yoast. Por exemplo, se você não quer a análise de Legibilidade, pode desativá-la.
Nesse momento, também existe a possibilidade de ativar e desativar a segurança para os autores — aqueles que trabalharão na sua página —, liberando acessos específicos para cada um deles. Portanto, se você desativar a segurança, qualquer usuário pode alterar as configurações do seu site.
Atender a todos requisitos de SEO para deixar sua página impecável não é uma tarefa fácil, porém, contar com o Yoast SEO permite que você “agrade” os algoritmos dos buscadores — e, com isso, possa concorrer de igual para igual até mesmo com grandes empresas. A seguir, listamos as principais vantagens de investir nesse plugin. Veja!
Quando as práticas de SEO são otimizadas, é possível ter um melhor ranqueamento nos mecanismos de busca. Logo, quanto melhor é a sua posição, mais chances você tem de ter mais cliques nas suas páginas e, consequentemente, atrair um maior número de potenciais clientes — é a isso que o tráfego se refere.
Além de chamar a atenção do seu público, é possível ter um tráfego qualificado. Isso significa que há um maior número de pessoas que realmente se interessam pelo seu produto ou serviço acessando o seu site. Sendo assim, a tendência de que esse usuário engaje com o conteúdo e se torne um cliente é muito maior.
A partir do momento que a sua empresa aparece nos primeiros posicionamentos dos buscadores, ela terá mais credibilidade diante do seu público. Inclusive, acaba chamando mais atenção do que os anúncios pagos, muitas vezes.
Com isso, a sua marca começa a ter uma autoridade diante dos seus concorrentes — o que é ótimo para a atração de novos clientes e o aumento das vendas.
Toda e qualquer ação de marketing precisa ser pensada no seu público-alvo. Portanto, fazer com ele tenha uma boa experiência dentro do seu site é indispensável para quem quer melhorar seus resultados — e o Yoast SEO pode ser um grande parceiro nesse momento.
Ao oferecer informações relevantes e oferecer conteúdos que atendam às necessidades de seus potenciais clientes, fica muito mais fácil de fazer com que eles adicionem o produto no carrinho e concluam a compra.
Se você está em dúvida se usa o Yoast Premium ou não, a dica é: use! O plano Premium do plugin oferece muitos outros recursos para ajudar a melhorar os resultados do seu site.
Por exemplo, com a versão paga, você terá acesso ao Gerenciador de Redirecionamento, que nada mais é que uma excelente ferramenta que ajuda a evitar que seu site tenha links quebrados, os quais são um dos vilões do posicionamento dos buscadores.
Inclusive, o plugin também oferece sugestões de links internos, a fim de fazer com que os robôs dos mecanismos de busca entendam a importância de cada um deles.
Além disso, o Yoast Premium disponibiliza dados importantíssimos sobre a análise dos resultados do seu site. Dessa forma, você consegue identificar gargalos que prejudicam o seu bom posicionamento no Google.
Existem várias estratégias de marketing que você pode usar para melhorar a posição do seu site no Google — o SEM é uma delas e também muito importante nesse momento. No entanto, o uso do Yoast SEO é fundamental para entender, com mais facilidade, se você está no caminho certo ou não. Sendo assim, não deixe de instalar esse plugin no seu site para melhorar os seus resultados no ambiente digital.
Ficou com alguma dúvida sobre Yoast SEO? Quer compartilhar suas ideias com a gente? Deixe tudo nos comentários. Vamos adorar conversar com você sobre esse assunto!