O grupo de pessoas que compra as soluções de uma empresa é chamado de público comprador. Para desenvolver campanhas de marketing e vendas, é importante conhecer e ter em mente as características desse grupo.
Vale ressaltar que empresas que sabem quem são os seus consumidores têm muitas vantagens. A principal delas é segmentar estratégias com maior precisão e, consequentemente, alcançar melhores resultados.
Se você quer saber qual é o público ideal para o seu negócio, confira os tópicos que serão apresentados neste post. São algumas técnicas para descobrir quem é o seu consumidor e como ele interage durante o processo de compra.
Boa leitura!
Nicho é um segmento dentro de um mercado maior. Para segmentar corretamente, é fundamental saber qual é a área de atuação da empresa, para quem ela é direcionada e qual é o produto ou serviço oferecido.
Por exemplo, uma marca de fones de ouvido atua no mercado de eletrônicos e no nicho de equipamentos de som.
Cada nicho de mercado tem particularidades que ajudam a identificar o público comprador. Voltando ao exemplo dos fones de ouvido, diante de um modelo colorido e com estampas, é possível deduzir que adolescentes fazem parte do público-alvo da marca.
Assim, dentro do nicho de equipamentos de som está a categoria fones de ouvido, que é segmentada pela marca, combinando cada modelo do produto com um perfil de cliente.
Posicionar a empresa de acordo com o nicho que ela atua é muito importante para usar uma linguagem adequada, ter relevância e ser percebida por quem precisa das soluções oferecidas.
Falando em solução, o produto resolve o problema de quem? Pensar no principal benefício e no motivo da compra é fundamental para identificar quem é o público perfeito para consumir o produto ou serviço.
Empresas que se colocam no lugar de quem compra conseguem identificar com mais clareza os problemas dos seus consumidores. Assim, desenvolvem e adaptam soluções conforme as necessidades do mercado.
Fazer o exercício de acompanhar cada etapa da jornada do consumidor — desde o momento que ele percebe o problema até encontrar a solução — é fundamental para melhorar o produto ou serviço oferecido e impactar quem precisa dele.
Contar com pesquisas para identificar quem é o público-alvo é uma vantagem competitiva reconhecida por todas as empresas.
Para cada questão a ser respondida existe um tipo de levantamento mais indicado e vários métodos que podem ser aplicados. Geralmente, as pesquisas de marketing são exploratórias, descritivas ou experimentais.
Ter a possibilidade de fazer perguntas ao cliente, saber mais a fundo como está a atuação da concorrência e mapear tendências são aspectos que precisam ser bem executados, pois respondem e podem direcionar estratégias do negócio.
Uma dica para manter informações sigilosas e pesquisas verídicas é contratar empresas especializadas para executar a tarefa.
Os dados armazenados em sistemas corporativos são capazes de gerar informações pertinentes para saber quem é o público comprador.
Pelos registros em programas ou plataformas da empresa, é possível extrair os dados e analisar o perfil de quem compra pelos cadastros e históricos.
A sazonalidade das compras também pode ser observada, assim como a desempenho e o ciclo de vida de cada cliente.
Empresas que mantêm os dados atualizados e estão preocupadas em enriquecê-los constantemente se aproximam dos consumidores por meio de ações mais assertivas e direcionadas.
Muitos aplicativos e ferramentas on-line estão disponíveis para ajudar as empresas a identificar os seus consumidores.
As redes sociais e os sites de busca já disponibilizam funcionalidades que entregam informações do público que acessa determinadas páginas. Também identificam tendências conforme a procura dos consumidores na internet.
Na prática, é possível contar com ferramentas disponíveis na web para muitas facilidades, como testar e enviar e-mails, fazer pesquisas on-line e automatizar processos, entre muitas outras atividades.
É válido lembrar que os dados gerados por esse tipo de ferramenta precisam ser interpretados e conectados com outras informações. Para isso, contar com o apoio de profissionais qualificados e técnicos é fundamental para ter análises sem erros ou distorções.
É possível organizar o público de uma mesma empresa por diferentes segmentações? Está correto quem respondeu que sim! Ele pode ser separado por diferentes categorias, conforme for mais relevante para a estratégia do negócio.
Existem empresas que categorizam o público pelos interesses, pelas necessidades em comum, pelas preferências e pelos hábitos.
Além de interesses, as informações de mercado servem para segmentar quem se relaciona com a marca. Dados demográficos, socioeconômicos e de estilo de vida são alguns exemplos que também podem agrupar clientes.
A segmentação é essencial para produzir conteúdos e ações de comunicação. Também serve para implementar estratégias de acordo com o público e os objetivos da empresa.
A forma como o consumidor utiliza os produtos e serviços auxilia na identificação do público que consome as soluções da empresa.
Voltando ao exemplo citado no início deste post, a marca de fones de ouvido poderia desenvolver um modelo para atender adolescentes depois de constatar que os donos do produto têm o hábito de emprestá-lo para os seus filhos.
Basicamente, saber como os produtos e serviços são utilizados é essencial para conhecer quem já é cliente e expandir o número de consumidores da marca.
Uma das nossas dicas é incluir perguntas sobre como é feita a utilização do produto ou serviço em pesquisas com o cliente. Desta forma, é possível apontar situações de uso que não tinham sido pensadas.
Você deve ter percebido que, para conhecer o público comprador de uma empresa, é preciso conectar informações de diferentes fontes e interpretá-las corretamente, não é mesmo?
Não basta fazer um levantamento de hábitos ou volume de vendas por clientes. É preciso cruzar informações, considerar tendências de consumo e analisar cada métrica.
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