De modo geral, o engajamento é um instrumento do marketing que informa o grau de participação e proximidade entre a empresa que divulga o conteúdo e seus consumidores — ou seja, demonstra que há comunicação e um relacionamento entre as partes. Mas como fazer para conseguir seguidores engajados?
Antes de listarmos algumas dicas para otimizar a relação com o seu público, é importante ter em mente que construir um relacionamento sólido nas mídias sociais é essencial para fidelizar e reter clientes, assim como para desenvolver uma imagem positiva na internet. Tudo isso contribuirá para melhores resultados da sua equipe de vendas.
Agora que você já sabe a importância de contar com seguidores engajados, que tal descobrir como melhorar essa relação com o seu público? Então, não deixe de ler os próximos parágrafos!
No marketing de conteúdo, existe um termo chamado “call to action” — ou, em uma tradução livre, chamada para ação. Ele tem como objetivo estimular que um leitor execute uma determinada ação e se relacione de alguma forma com aquela publicação.
Por meio dessas chamadas, você pode levar um seguidor a comentar a publicação, compartilhá-la com os amigos, enviá-la por e-mail, fazer o download de algum material rico, acessar outros artigos do seu blog etc. As possibilidades são várias, então, aproveite!
Uma pessoa, quando acha determinado conteúdo relevante, tende, além de curtir, a deixar comentários com suas opiniões e impressões. Isso mostra não apenas o interesse pela publicação, mas também a vontade de construir um diálogo com a sua empresa.
Para que essa relação se desenvolva e se torne duradoura, é fundamental que você responda aos comentários e estabeleça diálogos. Mesmo quando a mensagem recebida é negativa, pode ser uma excelente oportunidade para trabalhar a sua imagem e mudar a impressão do seu seguidor para uma mais positiva.
As mídias sociais se baseiam em produção de conteúdo — dos mais variados, como textos, artes, fotos, vídeos e outros. Contudo, para que ele possa gerar retorno à sua empresa, é necessário que seja atrativo e relevante para o seu público-alvo. Caso contrário, as suas publicações podem distanciar clientes, tanto os recorrentes quanto aqueles em potencial.
A fim de elaborar bons conteúdos para as suas mídias sociais, é importante conhecer muito bem o público com o qual a empresa quer se comunicar. Somente assim você conseguirá trabalhar nas pautas mais relevantes e apostar nas mídias e textos que se mostram mais atrativos. Então, não se esqueça de traçar um perfil dos seus seguidores.
Não se esqueça: quanto mais tempo uma pessoa passa na sua timeline parada em um post, maior será o engajamento dela em determinada mídia social, como o Instagram. Porém, como fazer com que o seguidor se relacione por mais tempo com a publicação?
Uma dica é: escreva legendas maiores e que sejam atrativas para o seu público. Você pode trazer histórias e curiosidades sobre a imagem ou vídeo postado, desenvolver análises e críticas sobre o tema da publicação ou apostar em textos relevantes para as pessoas.
Além disso, saiba que de nada adianta investir em conteúdos de qualidade, desenvolver legendas atraentes para as suas fotos, estabelecer bons diálogos em resposta aos comentários recebidos e estimular a participação dos seus seguidores em seus posts, se não houver uma frequência para as suas publicações.
Afinal, quem continua seguindo perfis cujos conteúdos são disponibilizados poucas vezes durante o mês e não seguem um calendário específico? Portanto, planeje-se, determine datas frequentes para as postagens e divulgue-as para os seus clientes.
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