O branded content é um tipo de estratégia que, se bem acompanhada e gerenciada, pode dar ótimos resultados. Diante de um novo cenário posterior à pandemia do novo coronavírus, no entanto, é importante se perguntar: será que esse tipo de estratégia será priorizada de imediato?
Durante esse longo período em que muitas empresas tiveram de adotar o home office e outras práticas adaptativas, mudanças profundas no mercado devem surgir. Nesse sentido, profissionais de marketing digital, por exemplo, precisam estar conscientes das novas tendências, no intuito de prover as melhores estratégias para que as marcas possam obter uma boa performance.
Acompanhe a leitura deste artigo e entenda melhor como o branded content pode ser inserido nesse novo cenário pós-pandemia!
Também conhecido por conteúdo de marca, o branded content é um tipo de estratégia que não tem um foco direcionado para a venda no curto prazo. Em outras palavras, o seu objetivo é gerar um maior engajamento com a audiência por meio de conteúdos em diferentes formatos. O público-alvo, por sua vez, é monitorado constantemente, no intuito de entender o nível de aceitação dele sobre aquele determinado conteúdo.
Vale ressaltar que o branded content é diferente do marketing de conteúdo. Uma das principais diferenças entre os dois diz respeito ao planejamento. Enquanto no primeiro existe mais monitoramento e gerenciamento do conteúdo depois que ele é publicado, no segundo há todo um trabalho prévio levando em consideração a persona, os seus anseios e a etapa em que ela está no funil de vendas.
Se for bem realizado, o branded content pode contribuir bastante para aumentar a visibilidade de uma marca. Tudo o que a audiência precisa é de algo que para ela seja familiar, que vá de encontro àquilo que ela gosta e precisa.
Além disso, o conteúdo de marca facilita a comunicação do negócio com os clientes, no sentido de melhor promover os chamados pontos de contato.
Vamos supor que você desenvolveu um vídeo tutorial no Youtube para uma empresa. Uma vez que esse conteúdo foi visualizado e compartilhado, as pessoas terão interesse em saber mais, e isso, na prática, significa visitar o site daquela companhia ou as suas redes sociais.
Com as mudanças no cenário provocadas pela pandemia do novo coronavírus, as empresas devem levar em consideração o curto e o longo prazo no tocante à consolidação de uma marca. Afinal, durante o período de isolamento social, as vendas online tiveram um aumento expressivo.
Que tipo de sinal essa informação transmite? Com mais pessoas comprando pela Internet, isso não só faz com que os negócios já consolidados busquem se aprimorar constantemente, como impulsiona a migração de novas empresas para o digital. Com esse aumento da competitividade, utilizar branded content em conjunto com o marketing de conteúdo pode fazer toda a diferença.
Uma estratégia de branded content não tem tanto foco na venda imediata, sendo portanto uma aposta de retorno no longo prazo. Nesse sentido, os setores do varejo e o da indústria devem lidar com o conteúdo de marca de forma diferente. Entenda melhor, a seguir!
Como a pandemia surgiu de forma inesperada, é compreensível que muitas empresas — especialmente do varejo — ainda não tenham passado todo o seu estoque para a frente. Em outras palavras, muitos negócios estão mais preocupados com as vendas imediatas no curto prazo.
Logo, conclui-se que o branded content não será uma tendência de início para esse período pós-pandemia. No entanto, isso não quer dizer que ele não seja utilizado em um momento posterior. Vale frisar que o varejo tem um ciclo de vendas mais curto se comparado à indústria, por exemplo.
É normal que boa parte de sua estratégia de curto prazo seja voltada para ações de marketing mais focadas na venda. Na prática, isso significa investimentos em mídia paga, de modo que alcancem uma alta visibilidade em pouco tempo.
Já a indústria e o mercado de infoprodutos podem se beneficiar do branded content no curto prazo. Aliada com uma estratégia de marketing de conteúdo e partindo do pressuposto de que não há estoques a serem zerados, é possível desde já pensar em formas de como as empresas desses dois setores podem aumentar suas visibilidades e o engajamento com a audiência.
Além do branded content, principalmente aplicado à indústria e ao setor de infoprodutos, outras tendências importantes merecem ser destacadas. Confira algumas delas, a seguir.
Sobre o trabalho de home office, existem tanto empresas que já estavam adaptadas, como as que tiveram de lançar mão de trabalhar remotamente por conta da pandemia.
Embora seja uma modalidade que exige bastante disciplina por parte dos colaboradores, uma vantagem importante é a redução de custos no tocante ao deslocamento para o trabalho.
Em virtude do isolamento social, muitas pessoas passaram a ficar mais tempo em casa. Com isso, aumentou a procura por cursos online e mentorias. Logo, o uso de plataformas que permitam a transmissão de novos conhecimentos é algo que certamente continuará nesse período pós-pandemia.
Além de mentorias e cursos online, muitas pessoas passaram a procurar também por várias outras soluções digitais. Dentre as principais opções disponíveis na Internet, estão:
Contar com uma empresa especializada na estratégia e distribuição de campanhas online é indispensável. A SimpleAds está atenta às novas configurações do mercado que estão se desenhando nesse cenário pós-pandemia. Nesse sentido, trabalha com formatos diferenciados de mídia que podem ajudar a fazer com que a sua estratégia de branded content tenha os resultados esperados.
Como vimos, o branded content busca aumentar a visibilidade de uma marca por meio de um conteúdo engajador e que vá de encontro à sua audiência. Com o cenário pós-pandemia, empresas do varejo terão maior foco em vendas imediatas, no intuito de escoar os seus produtos parados no estoque. Já a indústria pode usar esse tipo de estratégia no curto prazo, uma vez que o seu ciclo de vendas é maior.
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