O Branded Content é um dos pilares do marketing. Ele funciona com base na relação existente entre a marca e o universo em que ela está inserida. Entretenimento, publicidade e informação são alguns dos fatores responsáveis por reger esse conceito, assegurando a criação de uma estratégia diferenciada.
A qualidade e a relevância com que as técnicas são trabalhadas consistem em partes importantes para o bom aproveitamento do recurso. Ao longo do texto, você confere mais sobre esse conceito, sua importância, quando se indica aplicá-lo e quatro bem-sucedidos exemplos de Branded Content. Boa leitura!
Antes de dar sequência, precisamos entender ao certo a definição de Branded Content. Trata-se do desenvolvimento de materiais conectados de maneira direta ao universo em que a marca se insere. Portanto, é necessário agregar valor ao público.
Traduzindo livremente para o português, o conceito seria algo parecido com ”conteúdo de marca”. Isso ajuda a entender que toda a dinâmica de divulgação corporativa sofre alterações. Afinal de contas, a marca deixa de ser associada a propagandas tradicionais, aquelas que muitas vezes interrompem a experiência das pessoas em diversas situações.
O Branded Content trabalha pensando na transmissão de informações relevantes para o público, em certas ocasiões até investindo em abordagens mais descontraídas. Bastante flexível, essa estratégia está ao alcance em inúmeros formatos e canais, englobando também publicidade e entretenimento como modos de fortalecimento da marca.
O Branded Content está inserido no contexto do marketing digital, que tem muitas diferenças em relação ao marketing tradicional. É um cenário que proporciona menos tempo de planejamento, considerando a velocidade intensa das ações e as reações às campanhas, por exemplo.
No entanto, a visibilidade e o sucesso das estratégias dependem mais de aspectos como monitoramento e gestão. A metodologia do Branded Content dá bastante peso ao que se faz após a publicação de determinado material, pois é vital manter o público engajado e ativo durante o maior período possível.
A fim de ter sucesso nessa empreitada, os conteúdos precisam gerar valor para as pessoas. Peças lançadas em mídias digitais têm suas performances diretamente conectadas à repercussão, ou seja, são vistas em proporção ao número de engajamentos e compartilhamentos.
Impactar o público logo de cara faz toda a diferença para uma campanha de Branded Content de sucesso. Caso o começo apresente baixa quantidade de reações positivas, a tendência é que ela perca espaço nas plataformas, deixando de atingir muitos usuários.
Diversos. Trabalhando a imagem e a comunicação em busca de impactar o público certo, uma marca tira uma série de proveitos, como os três listados na sequência:
Para finalizar nosso material, trazemos quatro cases especiais para que você entenda, na prática, o funcionamento desse conceito. A seguir, então, veja quatro exemplos de Branded Content mundialmente conhecidos.
A Dove é uma das marcas que melhor explorou o poder do Branded Content. Um bom exemplo fica claro na campanha “Real Beleza”, que, em inúmeros vídeos, conseguiu ressaltar a beleza da mulher, criar ações personalizadas e fugir do senso comum.
Caso o seu interesse seja por números, saiba que alguns vídeos da campanha superaram a marca de 170 milhões de visualizações, ou seja, não resta nenhuma dúvida de que ela se tornou viral na internet.
E o mais importante: o impacto aconteceu devido ao alinhamento com o público-alvo (mulheres) e com pessoas que convivem com elas e podem adquirir produtos da marca para dar de presente, ampliando, assim, a possibilidade de gerar vendas com a campanha.
Se existe uma marca que usa o Branded Content com eficiência, é a Coca-Cola. Esse, aliás, consiste em um dos segredos para a marca figurar há tanto tempo no topo e ter condições de não apenas manter, mas também ampliar o reinado.
Você já reparou que dificilmente a Coca-Cola oferece o produto logo de cara? O foco dela está sempre em transmitir uma experiência, sobretudo usando o slogan “viva a felicidade” como guia para as ações.
Ao fazer uma ligação entre um momento feliz e o consumo do produto, como no caso dos anúncios de Natal em que ursos aparecem bebendo o refrigerante, a marca reforça o posicionamento de maneira leve, direta e eficaz.
Não é à toa que as ações que integram o Branded Content da empresa já receberam muitos prêmios.
Como uma marca de absorventes ajuda a desconstruir comportamentos já tradicionais na nossa cultura? Pois foi exatamente isso que a Always, líder do segmento, conseguiu por meio da campanha intitulada “Like a Girl”.
O principal intuito era mostrar que mulheres podem sim utilizar objetos e realizar atividades comumente classificadas como pertencentes ao gênero masculino.
O impacto da campanha chegou a níveis tão incríveis que ela ganhou o Emmy no ano de 2015 e serviu de exemplo para outras ações com objetivos similares.
A Red Bull deve grande parte do seu sucesso ao Branded Content. A principal sacada da marca foi deixar de lado a mera propaganda de energéticos para focar em campanhas completas, desafiadoras e alinhadas a esportes radicais.
Podemos ver situações até então inéditas no meio, como vídeos com corrida de aviões exibindo o logotipo da marca e grandes saltos de motocicletas, atrelando “vencer a gravidade” ao consumo da bebida.
Assim, cada ação da Red Bull virou uma verdadeira atração para o público e, é claro, influenciou o enorme sucesso comercial da empresa.
Conhecer exemplos de Branded Content é uma forma de encontrar inspiração e visualizar como o seu negócio pode se aproveitar da força desse recurso. Aprimorando a relação com o público, o foco na estratégia tende a trazer muitos resultados positivos para a imagem da sua marca, tornando-a ainda mais sólida.
Gostou do conteúdo? Foi útil para você? Então aproveite a visita ao blog e entre em contato com a SimpleAds para conhecer nossas opções de Branded Content!