O marketing digital é uma área ampla, cheia de possibilidades e para encontrar os métodos e soluções que sejam eficientes há uma série de cuidados que precisam ser tomados. Além de considerar a persona, canais de comunicação, linguagem adequada e outros aspectos, há uma etapa que não pode ficar de fora: o teste A/B.
Esse tipo de teste é capaz de prover muitas melhoras na sua estratégia de marketing digital. Apesar de existir muitas dicas, recomendações e boas práticas, cada negócio é único e tem características específicas. Nesse sentido, saber qual abordagem ter será determinante para otimizar os resultados.
É nesse contexto que o teste A/B entra em cena. Por que não experimentar antes de tomar uma decisão em relação à sua estratégia? Por isso, veja o que é, para que serve, a sua importância e como realizar!
Nem sempre a primeira opção criada será a mais efetiva no marketing digital e isso é válido para muitas ações. Dessa forma, os testes A/B são uma maneira de fazer a comparação entre possibilidades para descobrir qual delas têm a melhor performance.
Simplificando, o teste A/B é criado para testar mais de uma versão da mesma ação. Por exemplo, você pode criar o mesmo anúncio com layouts diferentes. Então, confere os resultados de ambos e descobre qual deles teve melhores resultados, como a taxa de cliques.
Dessa maneira, o objetivo do teste A/B é fazer comparações entre duas variáveis para analisar qual é mais eficiente. Assim, fica mais fácil tomar uma decisão para definir a que será definitiva na estratégia, como optar por aquele que apresentou maior taxa de conversão.
Para encontrar a melhor versão, não é preciso criar duas alternativas totalmente diferentes. Na verdade, o ideal é fazer modificações menores, de modo que seja possível encontrar aos poucos as diferenças e qual causa maior impacto no público. Portanto, são criadas duas versões, e uma delas é a “desafiante”.
O teste A/B pode ser aplicado nas mais diversas ações, entre elas:
Portanto, o teste é feito para comparar o desempenho de um conteúdo “A” com um outro formato presente no conteúdo “B”. Assim, se estabelece um período para testagem e depois os resultados são analisados, em que pode-se escolher o que teve métricas mais positivas.
A alta concorrência e o enorme volume de conteúdos na internet fazem com que os usuários não tenham muito tempo para tomar suas decisões. Por vezes, eles são levados por definições quase intuitivas. Mesmo que às vezes o clique seja realizado quase de forma inconsciente, ainda assim isso diz muito sobre suas preferências.
No meio digital, o público deixa claro quais suas preferências, sobretudo por que os consumidores já têm consciência do seu poder de ação. Antes, as propagandas eram quase impostas à audiência, mas hoje já é possível até mesmo interagir com as marcas.
Nesse contexto, entender o funcionamento dentro da estratégia para atrair, converter e reter os clientes é fundamental. Portanto, identificar as preferências da sua persona é um ponto essencial para melhorar o desempenho das campanhas e aprimorar as ações futuras ― bem como saber quando é preciso realizar um novo teste A/B para encontrar pontos que precisam ser ajustados.
Entenda um pouco melhor sobre os objetivos do teste A/B e para que ele serve a seguir.
Além do conteúdo, a questão visual também gera grande impacto e faz toda diferença no marketing digital. Afinal, antes de ler qualquer texto presente, o design, cores e outros aspectos visuais já causam a primeira impressão.
Depois disso, outros pontos como o texto e organização de ideias são avaliados. Ou seja, fatores como uma boa estética, usabilidade e qualidade do conteúdo são primordiais para oferecer uma boa experiência ao cliente. Contudo, pequenos detalhes podem ser motivadores para que o visitante clique ou não.
Entretanto, é preciso destacar que existem testes diferentes. O teste A/B é realizado para fazer a comparação de duas versões. Enquanto isso, também existem os testes multivariados, que consistem em fazer a testagem de diversas variáveis de uma só vez.
No teste A/B para call to action de um anúncio, por exemplo, se criam duas versões diferentes e ao final os resultados são comparados. Dessa forma, se analisa qual foi a preferência dos usuários observando a que recebeu mais cliques.
Por mais que o objetivo seja descobrir as melhores possibilidades para as campanhas, o teste A/B não é apenas um modelo que indica como tornar os resultados mais positivos. Nesse caso, fazer a testagem é uma maneira para validar hipóteses.
Quando esse tipo de teste é aplicado, a equipe consegue identificar qual das variáveis teve o melhor resultado. Dessa forma, é possível realizar modificações, melhorias, ajustes e incrementos na campanha. Fazer teste A/B em anúncios é ainda mais importante, já que ali estão sendo investimentos recursos financeiros.
Como no marketing digital não existe fórmula mágica e tudo depende de diferentes condições, a realização de testes se torna fundamental. Basear as decisões em achismos pode ter resultados desastrosos, bem como faz com que haja perda de tempo e gastos desnecessários.
Portanto, personalizar as campanhas que funcionem para o seu público é uma prioridade. Com os resultados estatísticos do teste, se toma decisões mais assertivas e relevantes ― e que também têm mais chances de darem certo.
Cada empresa tem suas especificidades, como uma identidade visual única, tom de voz e outras características. Isso é essencial para aprimorar a comunicação com o público e otimizar o funil de vendas, uma vez que os processos são aperfeiçoados de acordo com as preferências do público.
É nesse momento que o teste A/B entra em cena. Afinal, mesmo que a sua persona já esteja bem definida, ainda existem alguns detalhes que nem sempre estão bem estabelecidos e fazem grande diferença. Dessa maneira, pode haver um aumento de inscrições em newsletter, cadastros em landing pages e cliques em anúncios.
Ou seja, por mais que a sua estratégia esteja bem amarrada, ainda há detalhes que precisam ser trabalhados. Mesmo seguindo as recomendações dos maiores gurus do marketing digital, o seu público ainda é quem entrega as melhores dicas do que desejam e darão insights de como você pode conquistá-los.
Mesmo que você levante questões pertinentes, somente de forma prática será possível analisar e extrair as respostas que a equipe de marketing precisa. Realizar teste A/B quando surge alguma dúvida sobre as possibilidades existentes é o melhor caminho para ter certeza sobre a melhor opção.
Tentar adivinhar tendências ou as preferências do público não são boas decisões. Para agradar os usuários, é preciso ter embasamento em ações concretas. Do contrário, a concorrência pode estar um passo à frente trabalhando em estratégias mais efetivas com base em testes A/B.
Por isso, acompanhe alguns motivos que mostram a importância de investir em teste A/B na sua estratégia de marketing digital.
Se os testes A/B apontam qual das alternativas foi mais bem recebida pelos usuários, essa será a opção escolhida para ser aplicada na campanha definitiva. Dessa forma, a que teve melhor desempenho poderá ser determinante nos resultados das ações.
Com as campanhas criadas com base nas escolhas dos usuários, os resultados serão otimizados e isso poderá ser visto nas métricas. Desde a taxa de cliques sofrerá um aumento até conversões e número de visitas ao site ou blog. Tudo dependerá do tipo de campanha e a estratégia adotada.
Apenas o clique em um CTA ou anúncio no Google ou nas redes sociais não é suficiente. Uma taxa de conversão mais alta é o sonho de todo profissional de marketing, pois mostra que seus esforços estão valendo a pena.
Para avaliar a eficiência do teste A/B, uma ferramenta fundamental nessa questão é o CRO (Conversion Rate Otimization, ou Otimização de Taxa de Conversão, em português). São realizadas diversas ações sistemáticas que tem por objetivo o aumento nas interações e, como consequência, o crescimento das conversões.
Como já foi mostrado, um dos principais motivos para aplicar um teste A/B é conhecer quais são as preferências do público. Dessa forma, é possível conhecer melhor os consumidores e ajustar as campanhas, assim como conhecer mais a fundo o seu comportamento.
Além disso, tem destaque quais são as preferências por certos elementos, tipos de mensagens e outros aspectos. Por isso, ao analisar as possibilidades e verificar a que teve melhor performance, você identificará o que atrai mais visitantes e poderá manter ― bem como analisará o que não faz tanto sucesso e poderá propor algo novo para fazer a substituição.
Nesse sentido, fazer o melhoramento das campanhas é mais rápido, além de aumentar o número de acessos, cliques, gerar mais leads e ter outros resultados mais positivos. Assim, são criadas campanhas mais alinhadas e eficientes de acordo com as preferências que o próprio público mostrará.
Já ficou claro que os testes A/B podem ser utilizados em diversas abordagens, mas há mais um ponto que merece atenção: a melhora nos processos de comunicação. Com pequenas mudanças nas campanhas, como no texto ou em elementos visuais, as ações podem ganhar outro tom e passam a atrair mais pessoas.
Saber quais são as etapas de um teste A/B é fundamental para que ele seja realizado da maneira correta. Conduzir a testagem para aprimorar os resultados é muito importante para que os resultados obtidos sejam realmente eficazes.
Por isso, veja quais são etapas para fazer um teste A/B e como eles devem ser conduzidos.
Softwares e ferramentas de automação de marketing já são de extrema importância para o planejamento e a execução das estratégias. Nesse sentido, encontrar a ferramenta que tenha melhor usabilidade e que auxilie no teste de um jeito mais simples e prático é essencial.
Portanto, opte por ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, que já é uma velha conhecida no marketing digital. Por meio dela, você cria testes com diferentes períodos e pode conferir as estatísticas de acordo com as amostragens.
Um erro muito comum é criar duas variações para fazer comparações mas sem que elas tenham elementos semelhantes. O intuito do teste A/B é analisar apenas uma diferença entre as peças, ou seja, pode ser o tipo CTA, o texto, a fonte ou outros detalhes, mas nunca devem ser totalmente diferentes.
Se você quer analisar se um anúncio com imagem é atrativo, pode-se criar duas peças: uma com a imagem e a outra sem. Assim, o teste fará sentido e será observado o resultado de forma clara. Algumas vezes os números podem ser inconclusivos, e quando isso acontece o ideal é fazer outro teste com outros elementos.
Após colocar em prática, chega a hora de observar os resultados gerados e saber qual deles se saiu melhor. As versões podem ser apresentadas aleatoriamente para os usuários, para que não haja interferência.
Dependendo da ferramenta utilizada para fazer o teste, ela pode apontar diretamente qual das duas opções teve melhor performance, se foi a alternativa A ou B. No entanto, as que não têm esse componente dinâmico precisam conferir maiores detalhes para determinar o resultado estatístico.
Assim que o resultado sair, é possível aplicar aquelas mudanças para todas as ações seguintes. Retomando o exemplo do anúncio com imagem ou sem imagem: se a opção sem imagem tem o melhor desempenho, já se pode aplicar para que os próximos anúncios exibidos sejam apenas dessa versão.
O teste A/B é essencial nas estratégias de marketing digital, pois é capaz de proporcionar resultados que têm impactos diretos no funil de vendas e nas conversões. Portanto, saber como criá-los para aplicar da maneira correta pode tornar as campanhas muito mais impactantes, reduzindo custos e aumento a lucratividade.
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