Tanto no desktop quanto no mobile, despertar a atenção do público é uma das principais necessidades do setor de marketing. Nesse cenário de estratégias e transformações constantes, as notificações push têm ganhado espaço como um recurso atrativo e bastante eficiente.
Notificações push buscam engajamento por meio de cliques. Elas aparecem na tela principal dos usuários, sempre mostrando algum conteúdo relevante, capaz de agregar valor a quem lê a mensagem. O formato pop-up permite a divulgação coerente de promoções, convites ou outros tipos de contato com a audiência.
Quando aplicadas da maneira correta, as notificações push aumentam o tráfego do site, ajudam a coletar mais dados da base de clientes ou leads, fortalecem a reputação da marca e ainda estreitam o relacionamento entre empresa e consumidores. Continue a leitura deste post e saiba tudo sobre essa metodologia!
As notificações push, conforme observamos, funcionam tanto em desktop quanto em dispositivos móveis, mas existem distinções entre as características do recurso voltado a cada plataforma. Entenda a seguir.
A aparência das notificações push em desktop é bem parecida à de um pop-up. Elas aparecem no navegador de maneira instantânea e, prezando pela experiência do usuário, pedem a permissão logo no primeiro envio.
Se você acessa redes sociais, portais de notícia e lojas online, por exemplo, já deve ter recebido várias notificações push no navegador. Uma das principais qualidades está na funcionalidade da mensagem, pois não há a obrigatoriedade de instalar um aplicativo.
De quebra, mesmo que o navegador esteja fechado na hora do envio, ele memoriza o conteúdo e mostra quando for aberto pelo usuário. Buscando, sobretudo, aumentar a quantidade de acessos ao site, essa estratégia de notificação na web costuma apresentar um ícone — em geral, com a marca da empresa —, um título e um corpo de texto objetivo.
Falando em navegação mobile, os smartphones têm um peso muito grande, e neles, claro, tudo gira ao redor dos aplicativos. As notificações push, portanto, comunicam sobre conteúdos que podem ser acessados via, justamente, aplicativos.
O usuário também precisa dar permissão para o envio das mensagens, além de instalar o aplicativo. Mesmo fechada, caso haja o sinal verde, a ferramenta mostra a notificação, garantindo uma boa taxa de visualização dos conteúdos.
Se a intenção não muda em relação às notificações push na web, nos dispositivos móveis o material é montado de outra forma. Ícones, título e corpo seguem lá, mas o número máximo de caracteres pode subir, já que a mensagem aparece no celular, e não na tela de um computador.
Conteúdos de marketing no ambiente online precisam impactar o público. De nada adianta, então, enviar várias notificações push se as pessoas não manifestam interesse instantâneo. O caráter de certa urgência é essencial nesse assunto, pois ninguém deixa a mensagem em espera para ver horas mais tarde.
Daí a importância de escolher a dedo o horário de envio das notificações. O processo envolve muito planejamento e testes, avaliando os períodos do dia e da semana que geram mais quantidade de cliques.
Essa análise não apenas aumenta o engajamento, como também permite um conhecimento apurado da base de clientes ou leads. Se os resultados apresentarem um padrão claro, ainda se evita que mais receptores retirem a permissão do envio dos conteúdos. Lembre-se: experiência do consumidor sempre em primeiro lugar.
Para atender a demandas e desejos da audiência, segmentação é fundamental. Hoje em dia, com tantas ferramentas à disposição, o disparo de materiais padronizados sem considerar as peculiaridades do público não causa impactos positivos.
As pessoas dão atenção, cada vez mais, a marcas que as tratam com o mínimo de exclusividade. Mais segmentação, portanto, significa uma tendência mais alta de que o conteúdo seja bem-aceito.
Tudo se baseia na criação de laços próximos com a audiência, estreitando pouco a pouco o relacionamento. A personalização dos envios das notificações push ainda impede o disparo de alertas em excesso para um mesmo destinatário, permitindo um filtro mais apurado dos temas valiosos e relevantes para cada perfil.
A produção de conteúdos de marketing na Internet está diretamente conectada ao conceito de copywriting, uma metodologia de geração de materiais 100% otimizados, buscando a conversão da audiência.
O caráter persuasivo do copywriting vai além do texto em si: também aparece na formatação dos conteúdos. A estratégia só surte os efeitos esperados, no entanto, quando a marca conhece o público para quem se dirige, possibilitando a aplicação das técnicas conforme as características dele.
Ao produzir uma notificação push, por exemplo, é necessário saber o tom e a linguagem ideais para chamar atenção instantaneamente. As palavras devem despertar um sentimento de conexão, o que geralmente ocorre a partir do uso de verbos de ação, dados, estatísticas etc.
De nada adianta conhecer o conceito, identificar os gostos do público a partir de um envio segmentado e aplicar técnicas de copywriting se o conteúdo em si não gerar valor para as pessoas.
A relevância da mensagem precisa impactar na notificação e quando o usuário resolve acessá-la para conferir a profundidade do material. É essa corrente que fortalece a credibilidade da marca em um prazo maior, aumentando constantemente a taxa de cliques.
As notificações push podem ser disparadas automática ou manualmente, dependendo sempre do objetivo. Um exemplo: caso o blog da empresa tenha publicado um material recém-saído do forno, é importante propagar a novidade o quanto antes.
O mesmo vale para uma promoção em um e-commerce, especialmente se ela tiver data para acabar. Falando sobre frequência de envios, é essencial não se aproximar dos extremos, ou seja, evite o excesso de notificações, assim como o disparo inconstante. O planejamento prévio determina esse calendário.
Conseguiu entender o potencial das notificações push? A partir de uma boa estratégia e de organização para definir um planejamento eficiente, é possível ter ótimos resultados. De preferência, conte com o auxílio de uma empresa séria e especializada, caso da SimpleAds, que desde 2016 está simplificando a entrega de campanhas na Internet.
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