O anúncio publicitário tradicional não é mais a única forma de impactar o seu público. Uma alternativa, em muitos casos, até com performance superior que as demais, é investir sua atenção e esforço em conteúdo gerado pelo usuário.
A internet democratizou não só o acesso à informação, como também o compartilhamento de textos, fotos e vídeos que enviamos para as pessoas. As marcas que recebem conteúdo de quem usa seus produtos e serviços têm uma excelente oportunidade de alavancar sua relevância.
Ao incluir o conteúdo gerado pelo usuário em sua estratégia de marketing, você poderá aumentar a sua credibilidade, humanizar a sua comunicação e até ampliar o seu conhecimento de marca. Essa é uma ferramenta bastante poderosa que nem todas as empresas estão utilizando e pode colocar sua marca na frente dos concorrentes.
Além disso, trata-se de um material bastante versátil, podendo assumir diversas formas dependendo das características da sua empresa e campanha. Quer saber mais? Confira este artigo completo com todas as informações que você precisa saber!
O termo conteúdo gerado pelo usuário, chamado também de UGC (user-generated content, na tradução original em inglês), se refere a usar produções criadas pelo público como parte do consumo de conteúdo de mensagens promocionais.
Tradicionalmente, o marketing faz uso de suas próprias criações para promover seus produtos. Em geral, são empregados times de especialistas em várias áreas de criatividade para planejar e executar esse tipo de material. O UGC vai pela contramão desse movimento, dando ao público a oportunidade de divulgar a empresa para você.
Trabalhar com conteúdo gerado pelo usuário pode ser altamente benéfico para marcas de diversos segmentos. Ao contar com material criado pelo seu público, você pode aumentar a sua credibilidade, além de contar com um reforço mais autêntico para as suas estratégias.
Abaixo, confira uma lista dos tipos mais comuns de conteúdo gerado pelo usuário:
Por mais confiança que você tenha em suas mensagens de marketing, é indiscutível que as pessoas confiam mais umas nas outras do que em seus anúncios. E isso é comprovado pelas pesquisas: um estudo mostrou que as lojas que usam UGC em seu conteúdo promocional viram um aumento de 4 vezes na taxa de cliques e um custo por clique 50% mais barato.
Ainda quer mais argumentos? Veja a seguir as principais razões para usar uma estratégia de conteúdo gerado pelo usuário em sua marca!
Pessoas gostam de ver pessoas. Uma estratégia de marketing baseada em conteúdo gerado pelo usuário possibilita humanizar a comunicação da sua empresa, evitando mensagens impessoais e distantes. Isso será decisivo para melhorar o relacionamento da sua marca com o seu público-alvo.
Quando as pessoas veem um anúncio cuidadosamente criado para impressionar, é possível que fiquem em dúvida sobre a real performance do produto. O trabalho com conteúdo gerado pelo usuário é uma forma de aumentar a credibilidade do seu marketing ao mostrar gente de verdade tendo contato com a sua solução.
Se a sua marca não é vista, ela não é lembrada nem considerada na hora da compra. Você não precisa e nem deve depender apenas do seu material promocional para isso, já que o conteúdo gerado pelo usuário também pode ajudar a aumentar o seu brand awareness.
Dedicar parte da sua estratégia ao conteúdo gerado pelo usuário também representa uma economia de recursos para o criador de conteúdo digital. Você e sua equipe não precisarão dedicar tempo e esforços à criação de material promocional para todas as lacunas de seus canais de mídia, podendo preencher um bom número desses espaços com UGC.
Parte da versatilidade do UGC para a sua estratégia de marketing se deve à grande variedade de canais em que você pode aproveitar esse material. Isso possibilita contar com os benefícios dessa ferramenta independentemente de onde a sua marca tem presença no ambiente digital e até mesmo fora dele.
Veja quais são os principais canais em que é possível usar o conteúdo gerado pelo usuário atrelado à sua empresa.
Quem acessa o site da sua empresa pode ser impactado positivamente pelo conteúdo gerado pelo usuário. Esse tipo de prova social servirá para ampliar a credibilidade da sua marca nesse contato inicial do público em diversas formas.
Isso pode ser feito, por exemplo, a partir de uma seção dedicada a avaliações e depoimentos de clientes, fotos postadas com a sua hashtag extraídas de redes sociais e outras possibilidades.
O conteúdo gerado pelo usuário nasce e tem tudo para se desenvolver bastante nas redes sociais. Afinal, é lá que as pessoas fazem suas publicações e podem marcar as empresas ou usar hashtags específicas ao se referir a seus produtos.
Resta à marca ser capaz de realizar um bom monitoramento do conteúdo publicado pelos usuários nas redes sociais que sejam relevantes para ela. A partir daí, cria-se um relacionamento de colaboração que exige confiança e comprometimento.
Outra forma de usar o conteúdo gerado pelo usuário é na forma de anúncios pagos no ambiente digital. Esse tipo de prova social será determinante para que a sua publicidade não seja ignorada como mais uma propaganda distante.
Trata-se de um ótimo caminho, pois permite aproveitar todas as formas do UGC. Por exemplo, você pode usar vídeos feitos por clientes para montar um anúncio para o YouTube.
Apesar de o conteúdo gerado pelo usuário ter as suas raízes no meio online, isso não significa que ele precise ficar restrito à internet. Esse tipo de ferramenta pode ser aproveitado em ações de marketing no mundo offline, como em anúncios impressos, ações em ponto de venda, entre outros.
Nesse sentido, tenha um critério de seleção que priorize registros autênticos de seus clientes e, claro, busque a autorização deles para reproduzir o conteúdo em suas campanhas publicitárias.
Tendo em vista todo o potencial do conteúdo gerado pelo usuário, você provavelmente já deve ter interesse em integrá-lo à sua estratégia, certo? Afinal, por mais benefícios que ele tenha, somente é possível ter um efeito positivo se a sua abordagem for correta. Como qualquer outra ferramenta de marketing, o sucesso do UGC depende de como você o utiliza.
Conheça a seguir o passo a passo com cada uma das etapas de uma estratégia focada em conteúdo gerado pelo usuário.
Antes de começar, você precisa definir muito bem o que será feito e quais são os seus objetivos. Usar o conteúdo gerado pelo usuário em uma campanha requer um planejamento detalhado, senão a sua marca passa a impressão de estar fazendo tudo no improviso.
O UGC pode trazer diferentes benefícios para a sua campanha digital, então, é fundamental definir quais são as suas metas em relação a ele. Por exemplo, é possível que você queira aumentar o engajamento em suas redes sociais em determinada porcentagem.
Para que seja possível aproveitar o conteúdo gerado pelo usuário, você precisa entender quem é essa pessoa. Um conhecimento aprofundado sobre as motivações e necessidades do seu público-alvo é essencial para qualquer tipo de campanha de comunicação, especialmente quando se trata de UGC.
Esse entendimento será fundamental para que você possa usar os argumentos certos para convencer essas pessoas a gerarem conteúdo para você. Também é algo importante para encontrar as melhores formas de como divulgar esse material em seus canais de marketing.
Como o conteúdo gerado pelo usuário pode ser aproveitado em diferentes canais, uma etapa importante do processo envolve definir quais serão eles. Será que o seu site não está precisando de um espaço para avaliações do público? Ou o conteúdo das suas redes sociais precisa de um toque mais humanizado?
Seja como for, é importante detalhar esse ponto antes de começar. Isso permitirá que você estruture planos específicos para cada iniciativa e, assim, consiga contar com ações organizadas em várias frentes.
É aqui que se situa boa parte do trabalho. Para que a sua marca sempre tenha conteúdo gerado pelo usuário disponível para veiculação, é fundamental que você e sua equipe tenham o hábito de fazer varreduras por material.
Evite fazer isso manualmente. Existem ferramentas capazes de agregar publicações feitas com determinadas hashtags, marcações nas redes sociais e outros tipos de criação feita pelas pessoas.
De nada adiantará contar com o conteúdo gerado pelo usuário em sua estratégia de comunicação se a sua marca não interagir com o seu público. O meio digital permite que exista uma via de mão dupla nessa relação, então, não deixe os seus potenciais clientes no vácuo.
Isso é particularmente importante ao lidar com as redes sociais. Poste comentários em publicações que marcam o seu perfil, marque as pessoas no post que você fizer e compartilhe histórias que mereçam destaque. Isso fará com que cada vez mais gente queira aparecer em seu feed.
A melhor forma de se inspirar para elaborar a sua própria estratégia é conhecendo alguns cases de marcas influentes do Brasil e do mundo. Muitas delas já contam com o conteúdo gerado pelo usuário em suas campanhas, mostrando diversas abordagens de como essa ferramenta pode ser benéfica para as suas campanhas.
Abaixo, você confere alguns exemplos de marcas que utilizam o UGC em suas estratégias de marketing.
Uma das ações mais famosas dos últimos anos da Coca-Cola teve como foco o conteúdo gerado pelo usuário. Ao lançar latinhas de refrigerante com nomes de pessoas, a marca incentivava as pessoas a compartilharem fotos e vídeos com elas.
Afinal, todo mundo queria encontrar e compartilhar uma latinha com o próprio nome nas redes sociais. O reflexo disso foi uma procura ainda maior pela marca, segundo dados de mercado do Reino Unido.
Quem adquire uma câmera fotográfica focada em esportes radicais e locais extremos é o público-alvo ideal para o conteúdo gerado pelo usuário. Afinal, basta retratar a criatividade desses clientes para deixar nítidas as capacidades dos equipamentos utilizados.
Foi pensando nisso que a GoPro coloca o foco em UGC nas suas campanhas de marketing há muitos anos. O seu perfil no Instagram, por exemplo, é uma grande galeria das melhores criações feitas por seus clientes.
Outro exemplo de como apostar na criatividade de seus clientes é a maneira como a Adobe utiliza o conteúdo gerado pelo usuário como branded content. A presença digital da desenvolvedora do Photoshop e vários outros softwares é totalmente focada nas criações feitas por seu público usando suas ferramentas.
Para dar ainda mais força às suas iniciativas, a Adobe utiliza hashtags específicas para organizar o feed e diferenciar seu conteúdo. Dessa forma, o público se vê representado e potenciais clientes enxergam todo o poder dos softwares da empresa.
A famosa rede de cafeterias usa o conteúdo gerado pelo usuário para reforçar o seu próprio branding. O famoso logo verde, que estampa os seus copos de café, são o principal foco do UGC compartilhado pela marca.
As pessoas são mais do que dispostas a fotografar os famosos copos e compartilhá-los em suas redes sociais. O apelo é ainda maior quando são edições limitadas ou quando há algum desenho diferente. Quem ganha é o Starbucks, que consegue manter a sua marca sempre em foco.
O conteúdo gerado pelo usuário é uma ferramenta bastante útil para as empresas humanizarem o seu marketing e alcançarem resultados superiores com suas iniciativas. Para isso, é necessário entender as motivações do seu público e aproveitar o tipo de material certo para cada iniciativa. Aproveite as informações do artigo para estruturar a sua estratégia focada em UGC e comece a desfrutar dos benefícios.
Restou alguma dúvida sobre como trabalhar com conteúdo gerado pelo usuário em sua marca? Então, deixe a sua pergunta nos comentários, que responderemos!