Investir em publicidade online deixou de ser uma tendência. Atualmente, é uma obrigação para as empresas que desejam se destacar no mercado e ampliar a cartela de clientes. Tanto que alguns formatos de anúncios na web já são considerados convencionais, como mídias de display, vídeo no YouTube, pesquisas pagas, links patrocinados, entre outros.
Dessa forma, buscar alternativas de publicidade online que fogem dos modelos mais comuns é uma maneira de se destacar frente à concorrência e chamar a atenção do seu público de interesse. Isso porque inovar no marketing acaba por tornar a sua marca mais atrativa, em meio a tantas propagandas similares.
Agora que você já sabe a importância de diversificar os formatos de anúncios online, que tal conhecer algumas alternativas disponíveis no mercado? Então, leia os próximos tópicos!
O investimento em mídia paga traz uma série de benefícios para as suas campanhas online. Não se trata apenas de uma forma de lutar contra um alcance orgânico que está em queda ou somente focar em aumentar seus números de engajamento. Esse trabalho é realizado com o uso da mais alta tecnologia para entregar valor à sua empresa.
Quer saber mais? Veja abaixo quais são as principais vantagens de trabalhar com anúncios em seus canais digitais.
Ao fazer envios e publicações orgânicas em seus canais digitais, você sempre atingirá a mesma audiência que já tem. No caso das redes sociais, há pouquíssimo controle nesse aspecto.
No entanto, veicular anúncios nesses meios possibilita segmentar as suas campanhas. Ou seja, você pode direcionar determinada mídia paga para certos perfis de público, com mensagens personalizadas que aumentam a identificação das pessoas com a sua marca.
Outro benefício que reforça a importância de usar anúncios pagos no ambiente digital é poder acessar dados ricos sobre as preferências do seu público.
Por exemplo, você pode observar quais tipos de abordagem geram melhores resultados, se determinados segmentos da sua audiência tem interesse em produtos específicos ou até mesmo se a sua linha de conteúdo está adequada.
Ter um maior controle sobre a audiência impactada pelos seus anúncios digitais também possibilita atrair um público muito mais qualificado para os seus canais de conversão.
O impacto direto disso é uma maior taxa de sucesso em seus objetivos, como vendas, assinaturas e outros. Afinal, é muito melhor concentrar os seus esforços em atrair os consumidores certos em vez de um público genérico.
Mais uma vantagem de ter um controle preciso da visibilidade do seu conteúdo por meio de anúncios digitais é fortalecer a imagem da sua marca. Não basta que ela seja mais vista, já que o mais importante é aparecer nos contextos certos para o seu público.
A maioria das plataformas de anúncios digitais oferece múltiplos formatos para você escolher como exibir a sua marca. Optar pelas melhores alternativas ajudará consideravelmente no seu branding.
Também é fundamental que a sua marca seja mais vista pelo público. Fixar-se na memória das pessoas pode ser decisivo para virar uma escolha para elas com base em anúncios segmentados e bem planejados.
Trabalhar apenas com alcance orgânico nos canais digitais tende a não ser benéfico no longo prazo. E se a sua marca perder cada vez mais visibilidade, corre o risco de se tornar irrelevante em seu mercado.
Tendo em vista a importância dos anúncios online para o sucesso das iniciativas da sua marca, resta aproveitar os benefícios oferecidos por seus vários formatos. Toda essa diversidade também oferece alguns desafios, como o de escolher as melhores opções que se encaixam nas necessidades e características das suas campanhas.
A seguir, confira uma lista com os principais formatos de anúncios que você pode escolher para impulsionar as suas campanhas no ambiente digital.
Com a variedade de soluções tecnológicas, investir em modelos de comunicação interativos tem se mostrado como uma solução eficaz na hora de trabalhar imagem e promover vendas. Exemplo disso são os anúncios rich medias, que oferecem recursos avançados de vídeos, áudios e outros elementos para estimular a interação das pessoas com um conteúdo.
Ao utilizar um modelo rich media, os anúncios podem expandir, flutuar e se comportar de diferentes formas nas telas de computadores, tablets e smartphones. Dessa forma, o consumidor tem uma experiência inovadora no momento de se relacionar com aquela propaganda — o que a torna extremamente atrativa.
Além disso, as empresas ainda contam com modelos eficazes de avaliação dos resultados: métricas agregadas que tratam do comportamento do público, como número de expansão, saídas múltiplas e conclusões de vídeos. Isso permite uma avaliação mais completa de cada campanha.
Com a popularização da internet e dos smartphones, o marketing mobile ganhou força e se mostra como uma das principais tendências para quem deseja trabalhar uma comunicação eficiente para marcas, produtos e serviços. Empresas como o Google, inclusive, têm investido em soluções específicas para os celulares.
Isso envolve modelos de anúncios que utilizam formatos de vídeos com reprodução automática (que “salta aos olhos” das pessoas), propagandas fixas nas telas dos smartphones, entre outras estratégias que tornam a publicidade mobile mais eficiente, gerando resultados interessantes.
Com isso, espera-se que a publicidade online para smartphones se torne mais relevante e se integre de maneira mais natural ao conteúdo, o que aumenta o número de visualizações e o engajamento.
Propagandas nas mídias sociais não são exatamente uma novidade, afinal, já nos acostumamos a ver diferentes anúncios ao acessar as nossas contas no Facebook, Instagram, Twitter e outras plataformas. Porém, essas redes seguem fazendo grande sucesso, e a publicidade nelas ainda não foi explorada em todo seu potencial.
Ao contrário do que temos nas TVs, que contam com horários nobres em determinados momentos do dia, as mídias sociais têm grande volume de acessos em momentos diferentes no dia, o que as tornam atrativas na hora de divulgar marcas, produtos ou serviços. E a maneira de explorar essas plataformas é bastante diversa.
Textos, fotos, vídeos e áudios podem ser usados no anúncio. Cada plataforma conta com ferramentas específicas para trabalhar a propaganda, além de grande nível de segmentação — direcionando a comunicação para o perfil de público que você pretende atingir.
Conhecidos como Advergame, esses anúncios se referem à exposição de uma marca dentro de um jogo. Atualmente, os games têm extrapolado os computadores e tradicionais consoles — como Playstation e Xbox — para também se destacarem nas telas de tablets e smartphones, além de utilizar as mídias sociais como plataformas de execução dos jogos.
Com isso, as empresas têm uma oportunidade de veicular sua marca, produtos e serviços a elementos que apareçam dentro desses games. Assim, o ambiente virtual se torna mais um mecanismo de veiculação, criando uma conexão entre o ambiente real e o virtual.
Além disso, é uma forma de criar um novo tipo de vínculo com o público. Afinal, as empresas levam as suas marcas para um ambiente em que os gamers estão totalmente imersos, criando uma nova forma de interatividade e relacionamento com esse público.
Esse modelo foi desenvolvido pela SimpleAds com o objetivo de criar uma experiência imersiva entre o usuário da página e a mensagem do anunciante. Essa publicidade é pensada para criar alto impacto em quem recebe a mensagem, sobretudo devido ao potencial interativo gerado por esse formato de propaganda.
Para isso, o anúncio é elaborado aproveitando o scroll da página para que seja estabelecido o vínculo interativo entre o usuário e as funcionalidades da publicidade utilizando o formato eXcroll.
A publicidade se utiliza do contexto em que o usuário está inserido. Ou seja, alia o conteúdo que está sendo consumido por aquela pessoa para trabalhar a propaganda de uma marca, produto ou serviço. O anúncio é apresentado entre os parágrafos de um texto ou artigo.
Os anúncios em In-Article Ads são elaborados usando formatos display ou vídeo, além de serem inseridos no momento certo, levando em consideração o contexto do artigo em que serão veiculados.
Esse modelo de propaganda é fixo no rodapé de uma página, mas pode ser expandido até se tornar fullscreen. Dessa forma, as pessoas têm acesso a uma determinada informação, que pode ser ampliada a partir de um clique e que fornecerá na tela expansível um conteúdo mais aprofundado.
Esse sistema é possível ao mesclar um superbanner com um vídeo. Assim, a campanha será composta por uma mensagem gráfica aliada a um elemento audiovisual.
Com esse formato publicitário, a página passa a contar com um vídeo ou display flutuante, que é exibido automaticamente na lateral da página. Além disso, vem acompanhado de uma imagem com uma call to action, ou chamada para ação, que leva o usuário a outra atividade.
Assim, essa propaganda pode ser tanto fechada pelo usuário — que segue em sua navegação normal — quanto redirecioná-lo para outro ambiente, caso ele se interesse pelo anúncio.
Aproveite esta lista que preparamos com os diferentes formatos de anúncios existentes para construir campanhas mais abrangentes e que possam gerar resultados ainda melhores para os seus clientes. Então, seja criativo e escolha as melhores opções para atingir os seus objetivos de comunicação e marketing!
Gostou deste artigo com os formatos de anúncios inovadores para as suas campanhas online? Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar ainda mais!