As novas tecnologias fornecem às empresas diversas ferramentas para otimizar os seus conteúdos de mídia. Isso favorece um maior alcance da marca e a conquista de novos clientes. Nesse sentido, o SEO para imagens é uma das soluções que ajudam no aumento de tráfego de uma página.
Este artigo abordará a sua importância e dará dicas de como melhorar seus resultados usando essa estratégia. Confira, a seguir!
Até um tempo atrás, ao pesquisar por um assunto no Google e acessar aba “Imagem”, o usuário não precisaria visitar o site para ter acesso àquela figura. No entanto, o buscador modificou esse recurso e, agora, o visitante precisa acessar a URL em questão para fazer a visualização.
Isso ofereceu um maior tráfego aos sites, mas exigiu que um trabalho de otimização (SEO) fosse realizado pelos administradores, objetivando a visualização pelo usuário. Nesse sentido, a otimização para motores de busca consiste em criar estratégias para que uma página consiga ganhar relevância, aparecendo já nas primeiras opções da página de pesquisa.
Um trabalho de SEO pode ajudar o site a ampliar seu público por meio dos mecanismos de pesquisas do Google. Além disso, essa técnica pode trazer outros benefícios. Veja:
Agora que você já conhece o conceito e as vantagens de se desenvolver um trabalho de SEO para imagens no Google, daremos algumas dicas de como desenvolvê-lo. Veja!
O nome do arquivo da imagem é um fator determinante para o ranqueamento do seu site. O trabalho todo começa quando o upload do arquivo é realizado no computador. Isso acontece porque, nos conteúdos digitais, os robôs, por meio dos algoritmos, “leem” os textos e compreendem a relevância do material.
Então, para que o mesmo aconteça com as imagens, é preciso comunicar o conteúdo delas por meio do nome escolhido. É importante que o nome da imagem descreva exatamente o que contém nela.
As legendas também são importantes para as estratégias de SEO para imagens, pois costumam ser lidas, já que se tratam de um resumo do conteúdo do texto. Portanto, elas são uma grande oportunidade para promover engajamento entre os leitores.
Além disso, o Google também se vale das legendas para coletar informações a respeito das imagens, comunicando ao robô o que contém na página.
Existe um atributo nas imagens da internet que se chama Alt. Esse recurso funciona para descrever o conteúdo das imagens. Assim, ele pode auxiliar tanto as pessoas com deficiência visual, que utilizam leitores acessíveis, quanto as pessoas que não conseguem carregar a página.
Desse modo, o Google também usa esse fator para entender a importância da imagem para o usuário no momento da busca. Por esse motivo, é necessário descrever exatamente o que consta na foto, usando, de preferência, a palavra-chave mais relevante.
A tecnologia nos oferece várias ferramentas que facilitam aproximação e comunicação da empresa com o público. O SEO para imagens cumpre um papel importante, trazendo tráfego orgânico para um site, por meio da busca de imagens.
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